Espetáculo “Retalho”

O Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT) realizado pelo Theatro José de Alencar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresentará os espetáculos “Tempo Zero” e Re-talho”.

Dois espetáculos do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar, serão apresentados no 25° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 1 a 8 de setembro. “Tempo Zero” e “Re-talho” são criações coletivas de fim de curso das turmas Manhã e Noite 2017/2018, conduzidas durante um ano pelas professoras Juliana Veras e Neidinha Castelo Branco, respectivamente. Os alunos, 68 no total, atuam na dramaturgia, produção, sonoplastia, figurinos, maquiagem e interpretação dos espetáculos. As montagens abordam a evolução e corrupção do ser humano e a linha entre a vida e a morte da juventude periférica das grandes cidades.

Segundo a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, a parceria entre o TJA e o FNT é desde o nascimento do Festival. “Nos últimos três anos resolvemos estar ainda mais próximos por meio do CPBT, que nesta edição terá uma residência, desenvolvendo algumas atividades, e a mostra com dois espetáculos”, afirma. “Também como resultado dessa parceria, teremos um espetáculo do FNT no Theatro José de Alencar. Estamos cumprindo o nosso papel de principal palco das artes cênicas do Ceará e nada melhor do que trazer para Fortaleza, para quem não pode subir a serra, um pouco do clima do Festival. E nada melhor do que um espetáculo festivo, como é o “Looping: Bahia Overdub”, no TJA na véspera do feriado, dia 6 de setembro”, continua.

O espetáculo “Re-talho” conta a história de Cida, Bárbara e Antônio, uma família que precisam lutar diariamente para manter a dignidade, a esperança e a vida. “Como fortalecer esse vínculo tão necessário quando se está tentando sobreviver num mundo que nos exige cada vez mais horas de trabalho e a posse de mais e mais bens para conseguirmos nos sentir incluídos?”, questiona. A peça, dirigida por Neidinha Castelo Branco, será apresentada pela turma do CPBT/Noite no dia 3 de setembro, às 20h30, na Escola Zélia de Matos Brito.

Espetáculo “Tempo Zero”

“Tempo Zero”, da turma CPBT/Manhã, dirigida por Juliana Veras, nasceu da vontade de entender as raízes dos conflitos da época atua. Busca na individualidade e na ancestralidade as formas de compreender os caminhos que levaram o homem à corrupção. Em cena, os atores atravessam um corpo cru e primitivo até um corpo enrijecido e automatizado. O homem que vem a ser, caminha por um ciclo de vivências coletivas: instintos, afetos e potências. A apresentação no FNT será no dia 4, no mesmo horário e local.

 

Sobre o CPBT

Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Theatro José de Alencar,  o CPBT é considerado o curso de iniciação teatrl mais importante em teatro de Fortaleza e o Ceará e acontece em parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará desde 1991, nas instalações do CENA – Centro de Artes Cênicas Padaria Espiritual – Anexo do TJA. Ao longo de 26 anos acolheu mais de 9.000 alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais e revelou talentos de renome nacional e locais como grandes atores e atrizes cearenses. Os interessados em ingressar no Curso devem aguardar pelas matrículas dos turnos manhã, tarde e noite, a se realizarem a partir de janeiro de 2019.

O 25º FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e Theatro José de Alencar. Consultoria executiva: Quitanda das Artes. Agradecimentos: Enel.

 

Programação do CPBT/TJA n 25º FNT: 

Dia 03/09 (Segunda-feira)
20h30 – Espetáculo “Re-talho”
Local: Escola Zélia de Matos Brito
Classificação: 12 anos

Dia 04/09 (Terça-feira)
20h30 – Espetáculo “Tempo Zero”
Local: Escola Zélia de Matos Brito
Classificação: 12 anos

SERVIÇO
O quê: FNT 25 ANOS – 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
Quando: até 08 de setembro de 2018
Onde: Guaramiranga, Ceará.
Mais informações: (85) 3321-1405, fnt@agua.art.br. fnt.agua.art.br.
Gratuito

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Fotos: divulgação