Entre Aspas

Inscrições abertas para o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018

A arquitetura moderna pelas lentes de Chico Albuquerque

 

Lançado no último sábado (8) dentro da programação do Fotofestival SOLAR, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 chega repaginado, com novas categorias, novo valor e agora com abrangência nacional. O Edital é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que tem o objetivo de ampliar a reflexão e a experiência artística, a formação de público e o acesso a bens e serviços culturais, por meio da fotografia. As inscrições são online e feitas pelo site de editais da Secult, no período de 10 dezembro de 2018 a 11 de fevereiro de 2019. Podem se inscrever no Edital do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiras natas ou naturalizadas, residentes e domiciliadas em qualquer um dos municípios do território nacional e com atuação no campo da fotografia. O(a) candidato(a), antes da inscrição, deverá realizar ou atualizar o cadastro no Mapa Cultural do Ceará, com o perfil de Agente Individual (Pessoa Física).

Garantido pela lei do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 destinará um total de R$ 280.000,00 a projetos autorais de fotografia. O prêmio irá reconhecer e fomentar a fotografia brasileira, por meio da seleção de 5 autores dentre os trabalhos inscritos. Cada autor poderá inscrever apenas uma proposta de um trabalho autoral em uma das três categorias de premiação: Categoria I – Narrativas Brasileiras; Categoria II – Descobertas; Categoria III – Novas Visões.

O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, destaca a abrangência do  prêmio. “Avaliamos o prêmio e tomamos um caminho de que ele pudesse ganhar uma abrangência nacional. A própria figura do Chico Albuquerque é uma referência nacional, merece esse destaque. Além disso, o Ceará já tem uma vocação e um percurso reconhecido na fotografia. De como a fotografia cearense dialoga com a fotografia nacional para que possamos ter aí um movimento de dentro para fora, de fora para dentro, de chamar atenção do país para o Ceará e vice-versa. Sobre as novas categorias, importante ressaltar essa relação delas com a obra: “narrativas brasileiras”, é esse ressaltar que o Chico apresentou ao construir ensaios fotográficos que apontavam nossa narrativa; a categoria “descobertas”, é esse olhar de generosidades que ele tinha com os novos fotógrafos e, por fim, “novas visões”, é essa ousadia e novidade que o trabalho aponta”.

Novas categorias 

A Categoria I – Narrativas Brasileiras do Edital do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 é destinada a premiar o percurso consolidado de um(a) autor(a), reconhecendo a relevância da sua trajetória para a fotografia brasileira. Podem se inscrever autores(as) que tenham trabalhos voltados para a construção de narrativas fotográficas, no formato de ensaio autoral, que interpretem e valorizem a diversidade brasileira.

A Categoria II – Descobertas é destinada à premiação e revelação de autores(as) com ensaios fotográficos que apresentam novas contribuições para o campo da fotografia brasileira na atualidade.

Já a Categoria III – Outras Visões é para trabalhos que atravessam os limites do ato fotográfico e recorrem à transversalidade na criação visual, por meio de processos inovadores em diálogo e conexão com outras linguagens e as novas tecnologias.

Mais informações

O Prêmio é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Chico Albuquerque (1917-2000) que nasceu no Ceará e tornou-se pioneiro na fotografia publicitária no País e um dos artistas mais inovadores de sua geração. Ao longo de uma trajetória de 68 anos dedicados à fotografia, consagrou-se como retratista de personalidades que marcaram a história brasileira. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o ensaio “Mucuripe” (1952) que retrata o cotidiano de jangadeiros do litoral cearense, revelando a profunda relação desses homens com o mar.

O Prêmio Chico Albuquerque, com novas categorias e abrangência, visa estimular processos criativos para a experimentação e a inovação no campo da fotografia e sua transversalidade com outras linguagens artísticas e áreas do conhecimento e posicionar o Ceará como estado de referência no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento da fotografia brasileira.

Serviço:
O quê: Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018
Inscrições: De 10 de dezembro de 2018 a 11 de fevereiro de 2019, pelo site
Inscrições gratuitas

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: internet

 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *