Foto: Marina Cavalcante

Em 2019, a Vidança segue com o apoio do edital Escolas Livres da Cultura.

A Vidança Companhia de Danças do Ceará conta por mais um ano com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, através do Edital Escolas Livres de Formação Artística e Cultural. O incentivo é fundamental para garantir as formações que a escola oferece para moradores do bairro Vila Velha e da comunidade em geral.

A Vidança oferta atualmente formação em Ballet Clássico, Dança Dramática, Dança Contemporânea, Hip Hop, Capoeira, Dança Funcional, Artes Manuais, Corte e Costura, Violão e Flauta para mais de 250 crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são gratuitas e podem se inscrever pessoas a partir de 7 anos de idade.

Foto: Marina Cavalcante

Para a aluna Agatha Araujo, 13, a Companhia tem grande importância na vida das crianças atendidas. “A Vidança me ajudou a passar menos tempo na rua e a aprender mais coisas, como costurar, dançar e tocar”, relata. A jovem ressaltou ainda o papel da instituição na formação cidadã, ensinando sobre responsabilidade e respeito ao próximo.

Por falta de recursos, a Cia. Vidança precisou suspender as aulas de música até o ano de 2017, quando o edital foi publicado e a associação contemplada. A partir de então, foi possível contratar professores capacitados para dar formação musical em violão, flauta e percussão, oportunizando assim, uma educação artística interdisciplinar e em múltiplas linguagens.

O professor de flauta e violão Wagner Costa, 33, frisa a importância da música para o desempenho das capacidades cerebrais e para melhorar o comportamento das crianças. Através do ensino musical, ele busca “ensinar aos alunos sobre disciplina, sobre humildade, concentração, tudo o que é preciso para ser músico”. Wagner destacou também o impacto do ensino artístico na forma da criança agir em casa e na escola.

INSCRIÇÕES

Foto: Marina Cavalcante

Para realizar a inscrição, além de ter a idade mínima, é preciso vir até a sede da cia. Vidança e apresentar xerox da Certidão de Nascimento (para menores de 18 anos que não possuem RG), xerox do RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor da mãe, pai ou responsável. Também é necessário a cópia de um comprovante de residência atualizado, a declaração escolar (boletim e histórico escolar) e duas fotos 3×4. Para o curso de corte e costura é necessário ter acima de 14 anos.

Serviço
O quê: Formações gratuitas em Arte e Cultura na Vidança
Onde: Avenida L (esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício), número 402, Vila Velha
Mais informações: (85) 3262.7599 | (85) 99739.8494 | (85) 99985.3687

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Fotos: Marina Cavalcante