Tirar ou não tirar a cutícula? Se você fizer uma enquete nos principais salões de beleza do país, as manicures são unânimes: as brasileiras preferem remover a cutícula com alicate. Porém, o que muitas esquecem é que essa pele é uma barreira natural, que deixa a unha longe de vírus, fungos e bactérias. Retirar essa proteção pode resultar em lesões que geram infecções, a chamada paroníquia — que pode ser por um corte ou pela remoção da cutícula em excesso.

A inflamação pode causar sangramento, vermelhidão e dor na região afetada. Casos mais graves pedem acompanhamento médico e a suspensão imediata do uso de esmaltes, cosméticos e o contato com substâncias químicas, como produtos de limpeza.
Para solucionar essas questões, a Mavala, expert em cuidados com unhas, mãos, pés e olhos, possui um extenso portifólio para o tratamento adequado da cutícula. Os produtos da marca suíça promovem uma profunda hidratação, reduzindo a pele ao redor das unhas e possibilitando a aposentadoria definitiva do alicate. Confira as dicas da marca:

1) Quanto mais você tira, mais ela cresce
Esse é um ciclo vicioso. Quanto mais você retirar a cutícula de forma profunda, com alicate, mais ela tende a crescer. O ideal é apenas empurrar o excesso de pele com o auxílio de um produto específico para amolecer a cutícula.
Mavala Cuticle Remover: Amolece as cutículas em excesso em uma única aplicação e permite que elas sejam empurradas cuidadosamente para remoção da pele morta, resultando um contorno limpo e unhas bem cuidadas.
Produto unissex.
Modo de usar: Uma vez por semana, aplique em todo o contorno da cutícula, deixe agir por 1 minuto e empurre cuidadosamente com um palito de unha previamente envolto no algodão, para remoção apenas da pele morta. Após a aplicação, lave os dedos com água e sabão, seque bem as unhas e prossiga com sua manicure.
2) Hidratação extra
Assim como você hidrata a pele do rosto e do corpo diariamente, as cutículas também precisam desse cuidado. A prática evita peles levantadas ou enrijecidas, que acabam sendo puxadas e causam ferimentos.
Mavala Cuticle Cream: Mantém a flexibilidade das cutículas e reduz a quantidade de pele ao redor da unha, permitindo que ela seja removida da placa da unha e empurrada facilmente para trás.
Principais ingredientes: Lanolina e vaselina, uma mistura oleosa e hidratante.
Diferencial: Versão em creme para tratamento diário e melhor absorção em cutículas muito secas e danificadas.
Modo de usar: Aplique o Cuticle Cream ao redor das unhas, especialmente na base, e massageie com movimentos circulares até absorver. Para conseguir um “contorno” ao redor da unha, empurre cuidadosamente para trás a cutícula com o minipalito. Dica: Para potencializar o uso, aplique o produto antes de dormir e deixe agir ao longo da noite.
3) Aposente o alicate
Considerado um instrumento cirúrgico, o alicate deveria ser tratado como tal. O descuido com a limpeza e a falta de esterilização, principalmente nos salões de beleza, pode ocasionar a transmissão das hepatites B e C.
Mavala Hoofstick: Este é um bastão específico para a remoção das cutículas.
Diferencial: Sua extremidade de silicone permite a remoção correta de tecidos e cutículas mortas mantidos na placa da unha. Já o lado curvado possibilita limpar cuidadosamente a borda livre da unha. A ponta flexível garante que a matriz da unha não seja danificada.
Modo de usar: Depois de empurrar as cutículas com um palito envolto em algodão, umedeça a ponta de silicone do Hoofstick e modele o contorno da cutícula, eliminando os tecidos mortos, liberando qualquer cutícula presa à unha.

About the Author

Nalu

Ex-jornalista e ex-educadora física, sou uma consumista assumida!

View All Articles