Não são somente de vídeos engraçados e dancinhas que fazem parte da rede social TikTok. Nela, também é possível aprender a fazer penteados incríveis de forma descomplicada. Pesquisa do Tudo Pra Cabelo, hub de conteúdo da Unilever, acaba de revelar o que os brasileiros mais procuram no aplicativo quando o assunto é cabelo. Baseado em análise de hashtags, o estudo mostra que as brasileiras querem praticidade. Por sinal, vídeos com tutoriais para cabelos fáceis são os mais populares da plataforma, com a hashtag relacionada ao assunto atingindo 289 milhões de visualizações. Em segundo lugar, vem penteados para cabelos cacheados, com 103,4 milhões de hashtags e, na terceira posição, tranças, com 93,6 milhões de visualizações.

A alta popularidade dos penteados fáceis provavelmente se encaixa pelo fato das pessoas procurarem por soluções rápidas que lhes farão bem para a autoestima.”Boa parte das pessoas não tem tempo, ou mesmo habilidade para fazer penteados mais elaborados, por isso os penteados fáceis acabam sendo tão buscados no TikTok. A rede social tem como um de seus pontos fortes os vídeos mais curtos, então o usuário sabe que ali vai achar um conteúdo que vai atender as suas expectativas”, afirma Carolina Maggi, editora sênior do Tudo Pra Cabelo.

Cabelo Solto – Entre os penteados fáceis, tutoriais ensinando a fazer diversos estilos de solto aparecem no topo das visualizações, com a hashtag sendo postada 4,5 milhões de vezes. Além da praticidade e de seguir a tendência atual por madeixas mais naturais, sua popularidade provavelmente tem a ver com a sua versatilidade já que fica bem em diferentes comprimentos e tipos de cabelos.

Logo após o cabelo solto, a pesquisa aponta a preferência por penteados para cacheados, que vem na segunda colocação. Na onda de valorizar as características naturais do cabelo, o cacheado se desponta por ser um cabelo dominante no Brasil, juntamente com os crespos.

As tranças, por sua vez, são penteados versáteis e que podem ser usados de diversas formas. No topo da pesquisa, o estilo embutido aparece com 3,4 milhões de visualizações. Nos vídelos, os TikTokers dão dicas importantes em como fazer a versão embutida de diversas formas, no melhor estilo da plataforma, com música de pano de fundo ou a chamada ‘voz do Google’ – também conhecida como texto falado.  Depois do estilo embutido, a trança lateral aparece como a segunda mais popular na rede social, com 1,8 milhão de visualizações. Na rede, tudo é ensinado de forma simples e sem complicações.

Metodologia: após uma seleção de estilos e penteados feita pela equipe do site, os resultados foram obtidos apartir da análise do número de visualizações das respectivas hashtags até 17/02/22 no TikTok.

About the Author

Nalu

Ex-jornalista e ex-educadora física, sou uma consumista assumida!

View All Articles