Fisioterapia & Saúde

Fisioterapia Dermato-Funcional: uma especialidade em evolução.

1760 4
Dra. Karla Bessa

Dra. Karla Bessa

Fisioterapia Dermato-Funcional: uma especialidade em evolução.

A Fisioterapia Dermato-Funcional, antigamente denominada Fisioterapia “Estética”, termo este que ainda encontramos no nosso cotidiano, intitulado muitas vezes pelos próprios colegas que exercem tal especialidade. Deveríamos incutir e esclarecer à população sobre o termo Dermato-Funcional, que trata da perfeita funcionalidade da pele. Ou seja, fazer a nossa especialidade ser reconhecida cada vez mais perante a sociedade. A Fisioterapia Dermato-Funcional por meio da sua constante evolução agora é especialidade reconhecida. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a especialidade através da resolução 362, de 20/05/2009, publicada no Diário Oficial da União em 16/06/2009. Já é considerada uma grande vitória para a nossa classe.

É bem verdade o aumenta do número de profissionais atuando nesta área e muitos deles nem sequer possuem titulação para exercer tal especialidade. Devemos sempre estar atentos à investigação do profissional o qual se busca atendimento. Procurar saber se este realmente está capacitado em nível de titulação de especialista, para atuar junto às patologias dermato-funcionais que acometem a população. Na Medicina, o profissional habilitado para intervir nos distúrbios cardíacos é o cardiologista, assim como para tratar os distúrbios osteomusculares, tem-se o traumatologista/ortopedista, e assim por diante. Profissionais estes que somente atuam após haver percorrido uma longa caminhada na especialização e obtém um título de especialista. Por que não vemos isso ainda na Fisioterapia? O recém formado de Fisioterapia possui apenas título de graduação e sente-se capaz para atender em qualquer especialidade sem sequer haver passado por uma especialização/pós-graduação na área a qual pretende atuar. Creio que falta uma legalização para exercer o trabalho nas especialidades da Fisioterapia. Portanto, você que procura um fisioterapeuta para tratar de disfunções dermato-funcionais, ou qualquer outra patologia que acomete o seu corpo, fique atento e questione se este profissional está habilitado para cuidar da sua saúde. Questione sobre os equipamentos que estão surgindo aleatoriamente no mercado. Na dermato-funcional temos que estar sempre atentos aos avanços que surgem constantemente, evitando prestar serviços que prometem resultados milagrosos e muitas vezes não consegue alcançar a satisfação do paciente. Devemos tratar àqueles que nos procuram com dignidade, respeito e responsabilidade objetivando sempre os melhores resultados.

Autora: Dra Karla Bessa

4 Comentários

  • Dr. Adbeel Lemos disse:

    Dra. Karla Bessa, uma grande profissional em constante evolução.

  • Ednei Monteiro disse:

    Dra. Karla Bessa,precisamos de profissionais como você,para inovar cada vez mais o trabalho da Fisioterapia Dermato-Funcional.

  • Rafael Prado disse:

    Muito importante sua observação quanto as especializações. Apenas com profissionais bem preparados e especialistas é que teremos cada vez mais a confiança e o respeito da população.

  • Lilian Lourenço disse:

    Dra. Karla Bessa, Parabéns pelo comentário, a nossa categoria precisa de profissionais como você…Inovadora. Felicidades!!!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *