Fisioterapia & Saúde

PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. POR Dr. MEUDO FILHO

200 6

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que engloba as condições dolorosas crônicas e agudas decorrentes das articulações temporomandibulares, dos músculos mastigatórios e das estruturas associadas. É caracterizada por pelo menos três dos seguintes sinais: artromialgia facial, ruídos articulares durante a realização das funções da mandíbula, distúrbios nos movimentos mandibulares, fraqueza ou hiperatividade da musculatura. A etiologia da DTM é complexa e multifatorial decorrente de fatores neuromusculares, psicológicos e anátomo-oclusais. Foi feito um estudo de caso, individualizado de intervenção e longitudinal na forma de um ensaio clínico. Por ser a DTM multifatorial, a paciente submeteu-se a tratamento com equipe multidisciplinar composta de dentista, fisioterapeuta e psicólogo, considerando uma visão global do paciente. Na conduta fisioterapêutica, foram utilizadas técnicas de terapia manual, liberação miofacial associada às mobilizações articulares e exercícios cinesioterapêuticos com o intuito de ganho de amplitude de movimento de um indivíduo que apresentava quadro de disfunção temporomandibular, dor e travamento de mandíbula com restrição de amplitude para os movimentos de abertura, lateralidade e protrusão. Foram realizados 10 atendimentos e mensurados os resultados através de goniometria a fim de se analisar a eficácia da terapia manual no ganho de amplitude articular, havendo melhora da amplitude para todos os movimentos restritos. Observou-se que durante o decorrer das semanas de tratamento, houve ganhado progressivo na amplitude de todos os movimentos da ATM.  O estudo demonstrou a eficácia das técnicas da terapia manual no ganho de amplitude de movimento, restabelecendo a funcionalidade da articulação temporomandibular, apresentando resultados satisfatórios para todos os movimentos que estiveram comprometidos em função do quadro clínico em questão.Terapia Manual na disfunções temporo mandibular

6 Comentários

  • Ewertom disse:

    Devemos ter muito cuidado com as conclusões que “achamos” ter em nossas pesquisas.

    No início do “resumo” o colega relatou que o voluntário do estudo de caso submeteu-se a intervenção de 3 profissionais distintos, mas no decorrer relatou apenas a intervenção do Fisioterapeuta e suas conclusões foram escritas baseadas como se tivesse havido única e exclusivamente a intervenção com Terapia Manual ou Fisioterapia Manipulativa.

    Pelo descrito é perceptível que houve melhora dos sintomas, porém deve-se ter muito cuidado ao afirmar que um estudo de caso é capaz de demostrar a eficácia de uma modalidade terapêutica e ainda mais quando previamente relatou-se o uso de 4 ou mais modalidades: técnicas de terapia manual (vago) + liberação miofascial + Mobilização Articular (técnica de terapia manual) + Exercícios Cinesioterapêuticos (vago).

    Devemos sim buscar bases que mostrem evidência de nosso arsenal terapêutico, mas devemos ser criteriosos na qualidade da pesquisa que realizamos.

  • Terezinha Cerqueira disse:

    Dr. Meudo evidenciou o que ele tem competência para falar. Sou portadora dessa disfunção e atesto que as técnicas manuais e os exercícios cinesioterapêuticos são excelentes para o bem estar do paciente.

  • Meudo Filho disse:

    Caro colega Ewerton,

    Muito bom receber seu comentário no post sobre Disfunção Temporomandibular enviado por mim, e aceito pelo moderador deste blog, o colega Jorge Brandão. Isso nos incentiva a continuar estudando e desenvolvendo trabalhos na área, em vista do crescente interesse não apenas pelos pacientes, mas também por colegas de profissão.
    Sobre o texto publicado, vem a ser uma sintese do resumo, parte do artigo cientifico “TERAPIA MANUAL NO GANHO DE AMPLITUDE ARTICULAR EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR”, apresentado por mim junto à Faculdade Integrada do Ceará (FIC), para conclusão do curso de Especialização Latu Sensu Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares em 2007.
    Por ser aceito neste veiculo de comunicação, um blog, com caracteristica de envio de mensagens e noticias rápidas, verdadeiras e de interesse mútuo, é que o resumo foi compilado, para atender as necessidades especificas deste espaço.
    Obviamente no trabalho são descritas com detalhe as manobras, técnicas e procedimentos adotados, bem como o quadro clinico inicial e final, mensurado a cada atendimento. Adianto, a titulo de curiosidade, que as manobras adotadas são parte do arsenal proposto pelos Profs. Mariano Rocabado(Chile) e Jeffrey Okeson(EUA), os quais teem livros publicados na area, e que temos curso de formação. No trabalho, tais manobras são apresentadas também através de fotos.
    Sobre os criterios da pesquisa, a mesma foi submetida à Comite de Etica, e aprovada na época para execução, por estar de acordo com a regulamentação especifica.
    Disponho antecipadamente o trabalho, que se encontra na Biblioteca da FIC, mas também via internet, caso alguem tenha interesse na leitura deste e de outros trabalhos relacionados, poderemos trocar ideias e informações via e-mail.
    Saudações,

    Meudo Filho
    Fisioterapeuta
    meudofilho@yahoo.com.br

  • Ewertom disse:

    Cara Terezinha,

    Ninguém disse que as técnicas não são eficazes, até porque seu eu afirmasse isso eu estaria ido contra 75% da minha formação acadêmica e profissional (Sou especialista em Osteopatia, Osteopata CO e tenho formação e diversas técnicas de Fisioterapia Mnaipulativa)e também não afirmei que ele não tinha capacidade para escrever sobre algo. Gentileza reler minha postagem e observar que a mesma detem-se a metodologia e não a competência profissional ou eficácia disso ou daquilo outro…

    Meudo,

    Gentileza me enviar o artigo no e-mail: ecgpe@hotmail.com.

    Atenciosamente, Ewertom.

  • wellington holanda disse:

    Caro Dr.Meudo,

    Tive um problema de paralisia facial no lado esquerdo, jah procurei alguns especialistas e não consigo resultados, sei que o senhor trabalha com DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR que não é o meu caso, mas acredio que poderia me indicar um bom profissional nessa área, ou até dá uma olhada no meu caso, não consigo sorrir, e isso tem me feito sofrer bastante, como podemos conversar melhor.

  • yudi disse:

    Bom dia alguem poderia me recomendar uma fisioterapeuta para DTM …tenho 22 anos e estou mutio preocupa,pues a minha dentita fez un tratamento ortodontico e desde então sinto um estalo só de um lado dá mandíbula ,agora ela me falo quê eu tenho que procurar uma fisioterapeuta para DTM , mais eu me pregunto ,sera que ela não sabia que eu ia ter problemas na ATM,estou muito preovupada e desesperada falan que DTM e muito complexo..eu sou fui para arrumar os dentes e ela saiu que tinha quê usar um aparelho ortodontico …eu preferia ter deixado os meus dentes tortos e não tinha DTM …alguem me ayuda porfavor estou desesperada pensando no pior …

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *