Essa é segunda entrevista exclusiva para Blog Fisioterapia & Saúde. Semana Passada publicamos entrevista com Prof. Dr.Bernard Bricot (França). E estamos em contato com vários profissionais nacionais e internacionais.

Blog Fisioterapia e Saúde: Mestra  Carolyn, gostaria que nos fizesse um resumo do seu trabalho?

Carolyn Kisner: O objetivo principal do meu trabalho é a Estabilizaçãooclusivo I da Coluna Espinhal, sempre me atualizando em conhecimentos e habilidades, e Abordagem Integrada de Intervenções de Exercícios Terapêuticos para Condições Ortopédicas nas Extremidades Superiores e Inferiores.

Blog Fisioterapia e Saúde: O que os seus alunos aprendem sobre a Estabilização da Coluna?

Carolyn Kisner: A minha preocupação principal é mostrar aos alunos que trabalhar com coluna é extremamente perigoso. Um fisioterapeuta mal informado pode aleijar uma pessoa que está com problema de coluna. Já fui procurada por esse tipo de paciente. Em segundo, procuro resumir a evidência descrevendo anatomia funcional, mecanismos de estabilização, e resultados clínicos de exercícios de estabilização na região lombar
Procuro apresentar métodos para examinar a ativação dos músculos do tronco, força de estabilização dos abdominais e extensores. Apresentar princípios de intervenção da ativação dos músculos eretores e abdominais, treino de estabilização, fortalecimento muscular e treino de funcionalidade. Sempre abordar intervenção compreensiva para exercícios terapêuticos para pacientes com dor na região lombar. Introduzir estabilização cervical usando os princípios de ativação dos músculos que sustentam o tronco. E testes para tratamento de pacientes com cefaléias cervicogênicas, instabilidade clínica cervical, e má postura (cabeça protusa) e síndromes dolorosas associadas.

oclusivo III Blog Fisioterapia e Saúde: A senhora se referiu às intervenções de exercícios terapêuticos para condições ortopédicas nas extremidades. O que é importante para os alunos nessa abordagem?

Carolyn Kisner: Utilizar o conhecimento de anatomia e cinesiologia como fundamento para a examinação e tratamento da cintura escapular, região do quadril e joelho
Precisam aprender a descreverem a conexão biomecânica entre postura e desordens de extremidades, além de compreender como desordens se desenvolvem de eventos de micro e macrotraumas no desfiladeiro torácico, cintura escapular e região do quadril e joelho. E, depois de um gole d’água, simpaticamente, acrescenta: Eles têm que saber desenhar um programa de exercícios terapêuticos para intervenção com patologias selecionadas de cintura escapular, incluindo síndrome do desfiladeiro torácico, desordens de mobilidades neurais e síndromes de ombro doloroso (doença do manguito rotador, síndromes de pinçamento, instabilidades do ombro e ombro congelado). Desenhar um programa de exercícios terapêuticos para intervenção com patologias selecionadas de quadril e joelho, com ênfase no controle neuromuscular para atividades de suporte de peso.

Blog Fisioterapia e Saúde: Quando a senhora pretende visitar Fortaleza?

Carolyn Kisner: O Benigno me fala muito das belezas de Fortaleza, e você não imagina a vontade que ele me criou de conhecer essa cidade. Os meus cursos aqui no Brasil são realizados em São Paulo, pela Oclusivo, mas  me prometeram levar (a mim e o meu esposo – pescador (rs)  para lá no próximo ano. Por isso, espero que o pessoal de lá venha visitar-me agora no curso de março, assim terei muitas pessoas conhecidas quando for a Fortaleza para me carregarem para conhecer os principais lugares.

Para saber informações sobre a passagem da fisioterapeuta Carolyn Kisner pelo Brasil 19 a 21 de março/2010, em São Paulo: http://www.oclusivo.com.br/_portal/?inc=vercur&id=149

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles