Fisioterapia & Saúde

Intervenção do Pilates na Dor no Ombro

837 3

OmbroO manguito rotador (MR) é o principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro, além de atuar na estabilização e força do mesmo. Esse grupo de músculos escapuloumerais é composto pelo supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular; os quais se unem em um único tendão para então se inserir nos tubérculos do úmero. A Síndrome do Manguito Rotador (SMR) se refere a qualquer enfermidade inerente a este grupo muscular. Fatores intrínsecos ou principalmente os extrínsecos, como os traumas, ao MR podem conduzir à lesões com diferentes graus, que vai desde um simples edema até a uma ruptura (um ou vários músculos do MR) – parcial ou total.  Se caracterizam por fases, de acordo com a gravidade:

Fase 1: edema e hemorragia
Fase 2: fibrose e tendinite
Fase 3: ruptura do tendão

A intervenção do PILATES tem sido muito indicado por especialistas da área da saúde também como parte do tratamento. O método promove a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular. E se houver outras patologias associadas, como instabilidades e retrações, o PILATES também os terão como alvo para evitar lesões secundárias e não prejudicar a recuperação da patologia já instalada. Assim, através da absorção do impacto pelo músculo fortalecido, que iria diretamente à articulação, e pela mobilidade estimulada, o quadro do aluno será estabilizado, melhorando a qualidade de vida. Também é indispensável tratar outras patologias, tais como instabilidades, retrações e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária do manguito. Entretanto, dependendo da lesão, da manifestação e evolução, a cirurgia poderá ser indicada.

pilates ombro

Veja matéria na íntegra: http://www.revistapilates.com.br/2010/03/26/sindrome-do-manguito-rotador-e-a-intervencao-do-pilates/

3 Comentários

  • Francisco disse:

    Oi gente, nossa, eu faço academia pesada desde 2008 e desde entao doi, hoje em 2011, meu ombro nao só doi, ele estoraaaaa de dor, ele queima, ele parece que fala que precisa ser estralado ou colocado no lugar, agora eu to aqui, pq ele nao para de dor, eu acho q é a cavidade glenoide com o umero e parece q estao gastos…o que sera? oq os praticantes de academia quando vao ao medico e recebem o diagnostico sai falando oq? eu ja ouvi um q chama acromio tipo II..nao intendo…esse nao é o meu, o meu ainda nao deu tempo pra fazer..obrigado!

  • elder francisco disse:

    sinto muita dor no ombro direito, uma dor que incomoda por dia. só sinto alivio com uma sequencia de anagenésicos. apos um tempo retorna tudo de nova

  • elisangela disse:

    no final do dia ,sinto uma dor muito grande no ombro direito,queima muito

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *