Fisioterapia & Saúde

V Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath

177 7

Publicado por Marcos Vinhal Campos

 Estão abertas as inscrições para curso que aborda o tratamento de pacientes com paralisia cerebral. Estão abertas as inscrições para o V Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (Nenem) do Departamento de Fisioterapia da UFSCar. A atividade será realizada no segundo semestre e é aberta a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e médicos atuantes em Neuropediatria. O objetivo do curso é oferecer aos alunos conteúdo teórico-prático para aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras disfunções neurológicas, com base no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Esse conceito é um tipo especializado de fisioterapia constituído, principalmente, a partir do trabalho do neuropediatra Karel Bobath e de sua esposa. Seu princípio é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No conceito Bobath, o objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. O método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas. O curso contará com laboratórios de movimento, demonstrações realizadas pelas instrutoras, filmes e slides, assim como atendimento diário pelos participantes a crianças com disfunção neurológica. As aulas serão divididas em quatro módulos ao longo de 2010, começando no dia 19 de julho. A seleção é realizada por ordem de inscrição. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail daniele.bobath@gmail.com e estarão abertas até o preenchimento das 23 vagas. Mais informações podem ser obtidas no site www.ftneuroped.ufscar.br ou pelos telefones (16) 3351-8435 e 9994-1170. Contato para essa pauta: Beatriz Bueno (16) 3351-8478 Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

Fonte: www.revistavigor.com.br

7 Comentários

  • lyudmila cardoso disse:

    oi equipe,desde ja expresso os meus mais sinceros cumprimentos sou angolana fisioterapeuta e gostaria mto de aprender a tecnica de bobath por isso envio um email pra vcs pra saber qdo sera a proxima turma para que possa deslocar me ao brazil a fim de fazer o curso aguargo anciosamente pela vossa resposta.

    Atenciosamente

    lyudmila cardoso

  • Amanda disse:

    Olá, gostaria de receber informações sobre a proxima turma em 2011.
    obrigada

  • Aline disse:

    Olá, gostaria de saber se haverao novas turmas para este ano, soufisioterapeuta e estou muito interessada em fazer este curso.

    att.

  • Thais disse:

    Boa Noite
    gostaria de saber quandi haverá o curso, para podermos ir nos programando.

  • Daiane Purificação disse:

    Olá! Gostaria de saber se terá uma nova turma de Bobath aqui em Fortaleza. De quanto estará o curso? E qual o período do curso?

  • Karla disse:

    Olá, gostaria de saber se vsi abrir nova turma para o curso de bobath esse ano e qual será a data?
    Aguardo resposta.

  • Laura Caroline disse:

    Gostaria de saberquando ira ter o curso de bobalhão em fortaleza ou Natal?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *