O corpo, durante toda a vida, é submetido a pressões, estresses, movimentos repetitivos e choques físicos. O resultado disso são dores articulares que causam bloqueios estruturais. Segundo o fisioterapeuta Afonso Salgado, Mestre pela Unesp, Doutorando pela UniCastelo – SP em engenharia Biomédica, o método francês de Equilíbrio Neuromuscular (ENM) age eliminando os bloqueios.

“O Equilíbrio Neuromuscular é feito com a ajuda de um aparelho mecânico – o equilibrador neuromuscular – sobre um determinado número de articulações, ativando seus receptores internos. Este estímulo vibratório informa aos segmentos articulares a direção correta dos movimentos, liberando os bloqueios e atuando de maneira importante na organização do sistema proprioceptivo e, consequentemente, na melhora do tônus muscular e postural”, explica Afonso Salgado. E será em Portugal, nas instalações da faculdade Piaget na cidade do Porto, que Afonso Salgado ministrará curso sobre o ENM (10 a 14 de junho) e lançará o livro “Saúde Integral – Fisioterapia Corpo e Mente”, onde dedica um capítulo sobre o ENM.

“Esta técnica se revela como uma aliada promissora aos tratamentos já existentes na fisioterapia por poder ser combinada com outras técnicas. Devido à pequena pressão e vibração que ressoa com o sistema nervoso, é uma técnica suave e sem contraindicações. Tanto que o interesse por ela é crescente. O curso que preparamos em Portugal já está com todas as vagas preenchidas”, conta Afonso Salgado.

Livro

Composto por 11 capítulos, 250 páginas e já na segunda edição, o livro “Saúde Integral – Fisioterapia Corpo e Mente” da editora Leal aborda: Os efeitos do estresse sobre corpo e mente; Alimentação e intoxicação – influência sobre corpo e mente; Sistema Nervoso Autônomo e Variabilidade cardíaca; Respiração e meditação; Terapia Manual e Osteopatia – influência sobre corpo e mente; Visceral; Tecnologia corpo e mente; Equilíbrio neuromuscular; Microfisioterapia e Mobilização do Sistema Nervoso.

Dr. Afonso Shiguemi Inoue Salgado, formado em fisioterapia pela UEL e ex-residente da Universidade de Medicina de Lyon, Centre Interdepartamentale Lyon e Hopital Delemont (Suíça), é pós-graduado pela Confederação Francesa de Fisioterapia Desportiva, Mestre em Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Campus  Botucatu pela UNESP-SP e Doutorando em Engenharia Biomédica – UniCastelo-SP. Autor de diversos livros – “Saúde Integral – Fisioterapia Corpo e Mente”, “Fisioterapia nas lesões de tornozelo”, “Técnicas proprioceptivas de tornozelo e joelho” e “Eletrofisioterapia”, Dr. Afonso fez estágios e especializações dentro e fora do Brasil nos principais centros de fisioterapia. Formou-se em Posturologia (França, Itália e Dinamarca), Terapia Manual (University of St. Augustine – USA, Utrecht – Holanda, Ecole St Maurice – França), Eletrofisioterapia, Cadeias Musculares de Leopold Busquet (ex-professor e Introdutor do método no Brasil), Medicina Ortopédica de Cyriax (Bélgica), Osteopatia e Osteoetiopatia (Bélgica), Mobilização do Sistema Nervoso (Suíça), Microfisioterapia (França), Uroginecologia (França), Introdutor do método no Brasil de Iso-stretching, representante no Brasil dos métodos de Equilíbrio Neuromuscular e Microfisioterapia, e Introdutor no Brasil do método Leitura Biológica. http://www.salgadosaude.com.br/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles