Fisioterapia & Saúde

Câncer de bexiga tem histórico de tabagismo em 65% dos homens

244 1

Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com o Hospital das Clínicas (HC)  da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), ambos ligados à Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 65% dos homens e 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo. Nos últimos 12 meses, foram operados cerca de 800 pacientes com este tipo de câncer nas duas instituições e o maior vilão apontado é o cigarro.Apesar da incidência menor, o câncer de bexiga é mais mortal que o de próstata. O levantamento também mostrou outro dado alarmante: cerca de 40% dos pacientes tratados por neoplasia maligna da bexiga apresentam tumores com invasão da camada muscular, sendo necessária a retirada completa do órgão. A proporção vai na contramão das estatísticas apresentadas pela literatura, que apontam a presença de tumores invasivos em 15% dos casos. No Icesp e no HC, este índice é maior devido aos atendimentos de alta complexidade.

“A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolver um tumor no sistema genito-urinário”, alerta o chefe dos departamentos de Urologia do Icesp e do HC, Marcos Dall’Oglio.

O câncer na bexiga é o segundo colocado entre os tipos de tumores que atingem os sistemas genital e urinário. O primeiro é a próstata. Apesar da incidência menor, o câncer de bexiga é quase seis vezes mais mortal que o de próstata. A estimativa de mortalidade das doenças é de 3,5% e 18%, respectivamente.

Prevenção
Segundo o especialista, diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento de tumores no órgão, mas o mais importante é o tabagismo. Entretanto, pessoas com infecções urinárias recorrentes, as que usam sonda e os deficientes devem ficar atentos, pois também fazem parte do grupo de risco.

O principal sintoma manifestado por esse tipo de câncer é a presença de sangue na urina. Também é importante ficar atento às infecções urinárias frequentes, à ardência ao urinar, ao aumento da frequência urinária e à sensação de esvaziamento incompleto — sintomas também presentes em doenças benígnas como infecções, litíase ou crescimento da próstata.

 Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde e da Assessoria de Comunicação Social do Instituto do Câncer Octavi Frias de Oliveira

1 comentário

  • Said Gadelha Guerra disse:

    05/06/2010. Ás 13h24.QUANTO DE IMPOSTO DENTRO DOS 500 MILHÕES JÁ ARRECADADOS PARA OS FINS PERTINENTES? 500 BILHÕES DE IMPOSTOS JÁ ARRECADADOS! SEM SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E SEM PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO AO SETOR PRODUTIVO, AO HOMEM DO CAMPO. 500 BILHÕES DE IMPOSTOS JÁ ARRECADADOS São MUITO DINHEIRO E EXCESSO DE DEMOCRACIA VICIADA. PAÍS PERDULÁRIO E TORPE A NOSSA CIDADANIA E DIGNIDADE HUMANA. 500 BILHÕES É TORPEZA COM NOSSA MISÉRIA, FOME E SEDE DE JUSTIÇA. LULA-DILMA 500 BILHÕES DE IMPOSTOS ARRECADADOS COMO SE EXPLICA TANTO GASTO SEM RETORNO SUSTENTÁVEL A CIDADANIA COM DIGNIDADE HUMANA. É NECESSÁRIO URGENTEMENTE ABRIR A CAIXA PRETA DESTA REPÚBLICA DE PROBOS, ILIBADOS ALIADOS AMIGOS CIRCUNSTANCIAIS DA GOVERNABILIDADE DESNECESSÁRIA, DE UM GOVERNO IRREPRENSÍVEL QUE NADA VIU, NEM SOUBE SOBRE MENSALÃO. IRREPREENSÍVEL PELO EXCESSO DE MEDIDAS PROVISÓRIO. IRREPREENSIVEL PELO ESVAZIAMENTO INTENCIONAL IDEOLÓGICO DO CONGRESSO NACIONAL (513 na câmara federal e 81 senadores e um presidente da republica que humilha e rasga nossa cf. de 1988, em afirmar, QUANTIFICANDO COM QUALIDADE o NÚMERO DE PICARETAS, os quais SÃO E ESTÃO PROTEGIDOS PELA LEGALIDADE e a NECESSIDADE DO MANDATO E O USO INDEVIDO DA IMUNIDADE PARLAMENTAR E FORO PRIVILEGIADO, TENTANDO O FALASTRÃO, JUNTAMENTE COM AS CENTRAIS POLÍTICAS DE TRABALHADORES, DESTARTE CONSPIRAR EM DESFAVOR AO SISTEMA BICAMERAL REPÚBLICANO, O CONGRESSO NACIONAL. 500 BILHÕES DE IMPOSTOS JÁ ARRECADADOS É A TORPEZA QUE RECEBEMOS DO IGNÓBIL SISTEMA DE SÚCIA AMOTINADOS EM SIGLAS POLÍTICAS PARTIDÁRIAS E CENTRAIS POLÍTICAS DE TRABALHADORES. LULA, O DEMOCRATA COM SUA POSTURA, ESTIMULAM SUA CANDIDATA A SEGUIR O MESMO MIMETISMO, COM 500 BILHÕES DE IMPOSTOS, FALOU DOS PICARETAS EUFÊMICOS E MIMÉTICOS POR EXCELÊNCIA. O BRASIL PODE MAIS… O BRASIL PODE MAIS, E SERRA 45 FAZ IMPERATIVAMENTE RESPEITAR O DIREITO A SAÚDE, EDUCAÇÃO, REFORMA AGRÁRIA, ESTRADAS PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO, QUE REPUTO SER O MAIOR PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E RESPEITO AO CIDADÃO E A DIGNIDADE HUMANA.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *