Publicado por Marcos Vinhal Campos

em 2 de julho, 2010

Dois professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organizaram e lançaram, recentemente, o livro “Movimento Articular: Aspectos Morfológicos e Funcionais – Volume 2, Membro inferior”, publicado pela editora Manole.

A obra, direcionada a estudantes, professores e profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, descreve as estruturas ósseas, articulares e musculares que formam os complexos do quadril, do joelho, do tornozelo e do pé.

No livro, são inseridas informações completas sobre a estrutura e funcionamento dos membros inferiores, acompanhadas de ilustrações coloridas e detalhadas sobre o sistema musculoesquelético e o movimento humano dos complexos articulares.

Um dos destaques do livro é o capítulo que aborda a marcha humana, descrita por meio de seus aspectos cinesiológicos e biomecânicos. Os capítulos foram revisados segundo a terminologia anatômica internacional pela docente do Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar Maria José Salete Viotto.
                                

Organizadores

* Paula Hentschel Lobo da Costa – Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana.

* Fábio Viadanna Serrão – Docente do Departamento de Fisioterapia.

O livro conta também com textos escritos pelos professores Claudia Silveira Lima, Eneida Yuri Suda, Fabio Viadanna Serrão, Isabel de Camargo Neves Sacco, Marcelo Tavella Navega, Maria José Salete Viotto, Paula Hentschel Lobo da Costa.
                                                    

Mais informações sobre o livro “Movimento Articular: Aspectos Morfológicos e Funcionais – Volume 2, Membro inferior” podem ser obtidas no endereço eletrônico da editora Manole, em www.manole.com.br.
                                                                                  

 *****

Contato

Enzo Alexandre Kuratomi (16) 3351 8994
pautas@comunicacao.ufscar.br

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.
Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles