Fisioterapia & Saúde

Verdade e Mentiras sobre Pubalgia.

3110 59

Movimentos restritos

Dor na região da virilha pode se transformar em doença crônica se não for tratada corretamente

Começa com uma dor na região da virilha, nas coxas, às vezes fraca e não muito bem definida. Com o tempo, se não tratada, pode se tornar uma doença crônica. Por causa dessa característica, a pubalgia – uma inflamação na região do púbis – muitas vezes não é diagnosticada nem comentada. Mas a dor provocada pela doença restringe movimentos. O jogador Kaká, por exemplo, quase ficou fora da Copa do Mundo devido aos sintomas da pubalgia.

No início, ela pode ser confundida com uma simples dor muscular. Depois, pode ainda ocorrer o diagnóstico de hérnia inguinal (hérnias que ocorrem na região da virilha), infecção urinária e fratura. Isso acontece porque quando a lesão é leve não há grandes alterações visíveis em um exame de raio X. Em qualquer um dos casos, quanto antes o problema for detectado, melhor e mais rápida deverá ser a recuperação do paciente.

– Em mais de 90% dos casos, o tratamento é clínico. Normalmente, medicação e fisioterapia resolvem – diz Rogério Naim Sawaia, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Quando se trata de uma situação de mais gravidade, porém, pode ser necessário fazer uma cirurgia para correção da inflamação. De acordo com o médico, a pubalgia pode ocorrer, por exemplo, em mulheres grávidas, mas é mais frequente em homens e, especialmente, em atletas. Isso porque eles são submetidos a uma carga de treinamento e a um excesso de impacto na região.

– Há um desbalanço muscular. No caso do jogador de futebol, por exemplo, como ele chuta mais com uma das pernas, acaba fortalecendo mais esses músculos, o que provoca o desbalanço – explica Sawaia.

Verdade ou mentira?
É POSSÍVEL PREVENIR A PUBALGIA COM ALONGAMENTOS.
Verdade. Segundo especialistas, embora não haja garantia de que a lesão não aparecerá, acompanhamento profissional e preparo físico adequado, com bastante alongamento, ajudam na prevenção.
HÁ CURA PARA O PROBLEMA.
Verdade. Os médicos dizem que a pubalgia não é necessariamente um problema crônico. O paciente pode ter a lesão uma vez, fazer o tratamento adequado e não voltar a sentir dores.
APENAS HOMENS SÃO AFETADOS PELA PUBALGIA.
Mentira. Os homens, especialmente os atletas, formam a maioria dos pacientes, mas as mulheres, principalmente as gestantes, também podem ter pubalgia.
O TRATAMENTO É LONGO E COMPLICADO.
Mentira. Quando a pubalgia é diagnosticada no início, o tratamento pode ser rápido, feito em semanas, com medicação e fisioterapia. Em caso de lesões graves, é feita cirurgia, mas logo o paciente pode voltar a suas atividades.

Fonte: Zero Hora

59 Comentários

  • Max Nunes disse:

    jogo futebol e começei com dores no adutor esquerdo…fiz um TAK e foi diagnosticado a pubalgia….fiz um tratamento com muito alongamento e seçoes de ultrasonidos e electroterapia….
    voltei a treinar…ja naum sinto akelas dores horriveis que sentia….mais ainda sinto q naum estou a 100% ..
    como fikei muito tempo parado cerca de 3 meses tratando ..é normal estar com os adutores carregados ??

  • Gabriel Pereira disse:

    Olá… estou com os sintomas deste problema há 1 mês e resolvi pesquisar… Encontrei seu blog e outros e acredito estar com pubalgia, pois ao jogar futebol, sinto muita dor na virilha e região acima do órgão… muitas vezes ao espirrar tb sinto a dor…
    Só não encontrei uma coisa: qual médico especialista devo procurar? O fisioterapeuta?

  • Alexandre Fernandes disse:

    ola jogo futebol amador faço treinos fisicos pesados para conpetiçoes. estou a 25 dias sem fazer execicio por conta de dores nus dois lado do pubis e os dois lados da verilha, tomei ant-flamatorio as dores deu uma pequena aliviada, o que posso fazer para acelera melhoras estou desisperado ja faz três meses que sinto dores no local indicado sera que pode ser henia no local ou na barriga um abraço estou precisando de ajuda desde ja agradeço pelo espaço.

  • Luciane Girardi SaldanhaSilveira disse:

    Olá! sou fisioterapeuta,tenho um paciente com pubalgia e já vai para a trigésima sessão,realizou eletroterapia e agora começamos com exercicios(alongamentos,fortalecimentos(adutotres e abdominais),mas refere ainda desconforto na região adutora,é normal? quantas sessões são necessárias para se ter um bom resultado?Grata.Luciane

  • Silas disse:

    Boa tarde. Estou com dores nessa região da virilha, e também no testículo direito, principalmente quando faço exercicios físicos, futebol, foi constatado cálculo renal, mas será que pode ser pulbalgia? Fiz exames e não constatou nehuma hérnia. Desde já agradeço pela atenção.

  • Prezados, boa noite!

    Estou a um ano efetuando tratamento de fisio e pilates para fortalecimento muscular, porém, ainda sinto dores na região próximo a virilha, resultado de uma Pubalgia.
    Infelizmente em minha última consulta médica o profissional me indicou abandonar o Futsal, pois provavelmente não conseguiria recuperar.
    Não vou abandonar jamais, porém, em minha cidade (Joinville), não consegui identificar mais de um profissional que tenha especialização em quadril.
    Se alguém souber de uma clinica com profissional habilitado próximo a minha cidade, por favor queira indicar.
    abraço a todos.

  • Luiz Roberto de Souza disse:

    Estou com pubalgia e a fisioterapeuta está fazendo tratamento com tens,gelo e exercícios.Não seria mais conveniente usar o ultra som.

  • LUCIANO DE ASSIS disse:

    Olá. Sou jogador de futebol amador, tenho 36 anos, e jogo desde os meus 13 anos de idade. Já tive varias lesões, mas nenhuma como a pubalgia. Já fiz cerca de umas 40 sessões de fisioterapia, alem de medicamentos, e de uma temporada sem jogar; mas ainda sinto muitas dores após as partidas de futebol. Agora notei que estou com dores diariamente, mesmo sem fazer esforço físico. Já passei por dois médicos. Onde um me aconselha a cirurgia e o outro a fisioterapia. Quero saber se tenho outros tratamentos, pois não quero parar de jogar futebol. Já estou desesperado. Obrigado. Aguardo resposta

  • Ademilson disse:

    Tenho Pubalgia desde 2003, quando foi diagnosticado. Em 2006 fiz duas cirurgias no pubs porque já estava cansado de fisioterapia sem resultado. A primeira foi com Dr. Nunes de Campinas, médico renomado e experiente em Joellho. Depois da cirurgia mais fisio. Em uma das sessoes encontrei um jogador profissional que fez a mesma cirurgia com o Dr. wanderley, ex médico do Guarani. E lá foi eu numa consulta. Ele me disse que o médico anterior não havia feito o serviço direito e fiz novamente pois estava determinado a resolver o problema. Bom, mais fisio..quase um ano e nada as dores continuavam. Decidi então ir no “Oracle” da Traumatologia Dr. Joaquim Grava. Li toda sua tese de mestrado que se trata de pubalgia marquei a consulta e com exames na mão. Ele me recomendou a cirurgia com arrancamento ósseo devido a um cisto ósseo na regiao pélvica, que faz parte do procedimento. Justamente o que os outros médicos não fizeram e por isso não melhorou. Não fiz ainda porque é caro na rede particular e a UNIMED não paga nem médico nem hospital se houver médicos na rede que façam mesmo que seja “cagada” em vc.

  • Marcos Antonio disse:

    Por favor , preciso de uma orientação de um médico ou profissional de Fisio que entenda do meu problema:
    Há uns tres meses atrás fui diagnosticado que tenho uma severa Publagia: Fiz mais de 30 sessoes de fisio e melhorou bstante principalmente com alongamentos que hoje estou muito bem, ou seja o alongamento me da condições para fazer minhas corrdinhas, mas sabado agora resolvi jogal uma bolinha e quase morri de dor; Em minutos de jogo ia bem, mas depois de um lance em que fui chutar gritei de dor e me parece que a ferida abriu novamente.
    O devo fazer, a cirurgia resolve ou a melhor forma e ficr de molho e fazendo mais sessões de fisio? obrigado

  • Marcos Antonio disse:

    Por favor , preciso de uma orientação de um médico ou profissional de Fisio que entenda do meu problema:
    Há uns tres meses atrás fui diagnosticado que tenho uma severa Pubalgia: Fiz mais de 30 sessoes de fisio e melhorou bastante principalmente com os alongamentos que hoje estou muito bem, ou seja o alongamento me deu condições para fazer minhas corrdinhas , no qual pratico corrida de rua , mas sabado agora resolvi jogal uma bolinha e quase morri de dor; Em 30 minutos de jogo ia bem, mas depois de um lance em que chutei a bola em direção ao gol, meu Deus gritei de dor e me parece que a ferida abriu novamente.
    O que devo fazer, a cirurgia resolve mesmo? ou a melhor forma e ficar de molho e fazendo mais sessões de fisio? Pois me falaram que tem caso que a Cirurgia nao resolve, pelo contrario , alem de limitar a musculatura o porblema volta..obrigado

  • Otávio disse:

    Eu tenho 15 anos e com 13 sentia fortíssimas dores no púbis, fui em um médico e ele disse que era uma pubalgia normal, passou sessões de fisioterapia, mas nao adiantava, fui em outro médico e foi diagnosticado que eu tinha uma diferença de 3 cm de uma perna pra outra e isso tava causando a pubaldia, então ele passou sessões de RPG pra eu fazer, fiz e também nunca adiantou, isso simplesmente acabou com todas as minhas esperanças no futebol, e hoje jogo às vezes e ainda sinto dores!

  • Elvino disse:

    Boa tarde a todos.

    gostaria de um conselho de quem ja teve ou de preferencia de um médico que possa vir a me ajudar no meu caso.
    Tive todos os estágios dessa pubalgia e ja fiz medicação com diversos anti-inflamatórios, porem confesso que esperei de mais para parar com as atividades que no meu caso eram o futebol 3 a 4 vezes por semana.
    ja tomei Aceclofenaco, por 2 semanas e nada e agora estou tomando cetoprofeno 150mg 2 comprimidos ao dia, este ultimo esta me ajudando bastante porem o aceclofenaco tb me ajudou porem quando tomei ele pelo periodo de 2 semanas logo após 3 dias do final do tratamento tive dores novamente na região do púbis, agora passei para o cetoprofeno e as dores diminuíram e tomarei ele por uma semana para ver se após o período do tratamento não vou mais sentir dores…ja parei tb as atividades como o futebol a pelo menos 3 semana atrás…
    o que mais posso fazer para voltar a praticar o esporte que mais gosto, tenho 33 anos e muita vontade de correr ainda atras de uma bola…

  • Anselmo Moreira disse:

    Boa tarde,faço atletismo e contrai uma pubalgia á 1 mês e meio mas já vinha doendo á uns tempos atrás mas agravou com uma meia maratona, já ando num terapeuta á um mês e meio estou a sentir melhoras mas hoje fui fazer um treino leve de meia hora a ritmo lento,quando comecei doeu um pouco mas com o aquecimento foi passando mas depois do treino ficou a doer um pouco isto é normal ou ainda não estou curado? o meu origado

  • valdinei disse:

    Boa Noite
    descibri que tenho pulbogia estou fazendo fisioterapia a uma semana percebi uma pequena melhora. 10 dias e pouco fisio?
    Sera que devo tomar antiflamatorio pra ajudar.
    Posso fazer pilatis?
    Posso fazer o tratamento e jogar futvolei?

  • valdinei disse:

    ola estou a um mes fazendo fisioterapia e ainda sinto um pouco mas percebi uma melhora. queria saber quando posso voltar a jogar futvolei e o que devo fazer pra me vrecuperar

  • valdinei disse:

    tenho pubis inflamado sinto um desconforto na regiao da virilha o que devo fazer pra me recuperar rapido jogo futvolei e estou a um mes parado.

  • Cleber disse:

    Ola, venho sofrendo com dores que caracterizam a pubalgia ha 3 meses, tomei anti flamatorios, e estou de molho , e ñ ouve melhora, moro em curitiba e queria encontrar um especialista para resolver isso, pode me ajudar?

    • Jorge Brandão disse:

      Boa noite, o especialista pode ser um clinico de dor, ao mesmo tempo que iniciar tratamento com fisioterapeuta que trabalhe com liberações miofasciais e osteopatia, podem modificar esse quadro

  • ademir disse:

    tenho 36 anos jogando bola a 1 semana atras sou canhoto e fui chutat bola e sentir uma dor acima da virilha do lado esquerdo e de la pra ca estou uma dorzinha que nao some minha mae falou que e hernia eu acho que nao ate agora e estou começando a ficar preocupado que devo fazer ta foda coloquei gelo mais ddei uma paradinha

  • Estava procurando pelo assunto na Internet e achei esse blog
    e o artigo, ótimos por sinal….

  • Ronaldgep disse:

    online viagra prescription viagra thailand ggkeuot – milwaukee generac viagra

  • I am genuinely grateful to the holder of this web page who has shared this great
    post at here.

  • bit.ly disse:

    A fascinating discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you need to write more about this topic, it may not be a taboo matter but generally people don’t
    talk about these issues. To the next! Many thanks!!

  • bitly.com disse:

    I am not sure where you’re getting your info, but great topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for magnificent information I was looking for this information for my mission.

  • Hi! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I really enjoy reading your posts.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects?
    Thank you!

  • asmr of disse:

    Hi there every one, here every one is sharing these kinds of knowledge, thus it’s good to read
    this weblog, and I used to pay a quick visit this
    blog everyday.

  • j.mp disse:

    I am sure this piece of writing has touched all the internet visitors,
    its really really nice piece of writing on building up new blog.

  • If you are going for finest contents like me, simply pay a quick
    visit this web page every day for the reason that it offers feature contents, thanks

  • is asmr disse:

    Great info. Lucky me I found your site by chance (stumbleupon).

    I have bookmarked it for later!

  • bit.ly disse:

    If some one wishes expert view on the topic of running a blog after that
    i advise him/her to pay a visit this website, Keep up the fastidious job.
    scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • I think the admin of this site is in fact working hard
    in favor of his website, for the reason that here every data is quality based information. asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my
    blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Appreciate it! quest bars http://bit.ly/3C2tkMR quest
    bars

  • bit.ly disse:

    If you are going for finest contents like me, just visit this site daily as
    it gives quality contents, thanks cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • coub.com disse:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was
    curious what all is required to get setup? I’m assuming having a blog like
    yours would cost a pretty penny? I’m not very internet smart so I’m not 100% positive.
    Any tips or advice would be greatly appreciated.

    Cheers scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Howdy! I know this is sort of off-topic however I had to ask.

    Does building a well-established website such as yours require a lot of work?
    I’m brand new to writing a blog however I do write in my diary everyday.
    I’d like to start a blog so I will be able to share my experience and
    thoughts online. Please let me know if you have
    any recommendations or tips for brand new aspiring blog owners.
    Thankyou! ps4 games https://bit.ly/3nkdKIi ps4

  • www.iherb.com disse:

    Howdy! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me
    of my good old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good
    read. Many thanks for sharing! quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • sugar daddy disse:

    I discovered your site on google and I was blown away.

  • youtube is ver good social video share media.

  • instagram best like services and cheap

  • TempMail disse:

    We wish you the continuation of your very good success Temp Mail

  • curlshop disse:

    Great blog post.Really looking forward to read more. Awesome.

  • TempMail disse:

    We wish you the continuation of your very good success Temp Mail

  • TempMail disse:

    We wish you the continuation of your very good success Temp Mail

  • Hello! I could have sworn I’ve visited this blog before but after looking at many of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly delighted I discovered it and I’ll be book-marking it and checking back frequently!|

  • superslot disse:

    A big thank you for your blog article.Thanks Again. Really Great.

  • Going Here disse:

    A big thank you for your post.Really looking forward to read more. Much obliged.

  • sineklik disse:

    We wish you the continuation of your very good success sineklik

  • I always used to read piece of writing in news papers but now as I am a user of web so from now I am using net for content, thanks to web.|

  • of ps4 games disse:

    Good post but I was wondering if you could write a litte more on this topic?
    I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.
    Thanks!

  • Karie Moonen disse:

    I think the admin of this site is truly working hard for his site, as here every stuff is quality based data.|

  • Pretty portion of content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to claim that I get
    actually enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing in your feeds and even I achievement you get right of entry to consistently quickly.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *