Técnica trazida da Suíça usa uma bola especial de fácil manuseio para a prática de exercícios de Pilates. Substância granulada em seu interior é o segredo para proporcionar estabilidade e maior resistência ao corpo. A Ballast Ball parece a mesma bola utilizada no Pilates comum, mas a diferença é que pesa entre dois e três quilos, trabalhando melhor o fortalecimento dos músculos.

De acordo com o especialista em Pilates, André Luis Ferreira, apesar de ser diferente, a nova técnica pode ser usada por alunos em quaisquer níveis de condicionamento físico e de idades variadas. “O objetivo é deixar o corpo bem torneado.
O Ballast Ball trabalha o corpo como um todo, aumentando o tônus, a força e o volume muscular. Além disso, essa aula também tem grande demanda aeróbica”, esclarece. Para quem não sabe, o professor explica que os exercícios aeróbicos são responsáveis por movimentar o metabolismo e enxugar a gordurinha extra do nosso corpo. “Dependendo do nível de condicionamento e da sobrecarga utilizada, a pessoa chega a perder cerca de 300 a 400 calorias em uma aula de Pilates com a Ballast Ball”, destaca.

 Os exercícios de Pilates com a Ballast Ball exigem compromisso tanto do professor como do aluno para que ele possa melhorar o alinhamento corporal, hábitos posturais e diminuir gorduras localizadas. Ferreira afirma que entre os principais benefícios da técnica está o fortalecimento do corpo, especialmente do abdome. “Ela alivia dores crônicas na coluna, aumentando a flexibilidade. Também diminui a tensão e a fadiga diária, já que relaxa e combate o estresse”, revela. As aulas, geralmente realizadas de duas a três vezes por semana, além de fortalecerem os músculos, ajudam a dar equilíbrio e coordenação corporal, além de corrigir a postura errada que mantemos no dia-a-dia. A técnica pode ser adotada por homens e mulheres de todas as idades.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles