Foram realizadas alterações para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição de 2010. O MEC (Ministério da Educação) publicou portarias sobre as provas e define que, entre as mudanças, os alunos terão de responder dez questões relacionadas à formação geral.

No texto do Diário Oficial, consta ainda que, os estudantes terão de responder duas questões discursivas e oitos perguntas de múltipla escolha. Quanto à formação específica de cada curso, há um detalhamento dos conteúdos por área de conhecimento, os graduandos terão de responder 30 questões, sendo três delas discursivas e as outras 27 serão de múltipla escolha.

“O Ministério da Educação realizou algumas alterações na prova do ENADE que acontecerá em novembro/2010. A prova abrange todos os graduandos da modalidade presencial e a distância em alguns cursos selecionados”, enfatiza a tutora do Portal Educação, educadora Emileide L. da Costa.

A prova só será realizada no dia 21 de novembro, já que a mesma foi remarcada, estava prevista para acontecer no dia sete de novembro. Entre os profissionais que devem fazer a prova, estão os da área de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Já os tecnológicos, são agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Enquadram-se na avaliação, estudantes do primeiro e do último ano de graduação e tecnólogos. As instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade 2010, no período de 2 a 31 de agosto, no site do Enade. A lista dos estudantes que deverão fazer o exame será divulgada em 20 de setembro. Os locais de prova devem ser publicados até 22 de outubro.

Estudantes de educação a distância poderão fazer o Enade no município em que a instituição de ensino superior esteja credenciada para EaD e tenha polo de apoio presencial que conste, até 16 de abril, do Siead/MEC (Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para a Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial).

www.portaleducacao.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles