Ortopedia em evolução Pesquisa da USP-RP identifica forma simples de tratamento para a Dor Anterior no Joelho

RENATO VITAL
Gazeta de Ribeirão
renato.pinho@gazetaderibeirao.com.br

Apesar de ser responsável por 25% dos diagnósticos da área de ortopedia, as causas reais da Dor Anterior no Joelho (DAJ) ainda são um mistério para especialistas. Para investigar a doença e buscar novas alternativas de tratamento, pesquisadores do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) fizeram testes em 30 pacientes. Mulheres de 18 a 28 anos subiram e desceram alguns degraus enquanto o computador media força, peso e equilíbrio.

O fisioterapeuta responsável pela pesquisa, Marcelo Camargo Saad, explica que a DAJ aparece mais em mulheres e que as atitudes dos pacientes podem piorar o quadro. “Percebemos que para evitar a dor, muitos se apoiam mais em uma perna do que outra”, disse. Segundo ele, os testes foram feitos em uma escada pois é uma das atividades mais incômodas para quem sofre de DAJ. “Muitas mulheres jovens, ativas, deixam de fazer exercícios como caminhada e corrida por causa da dor.”

Com eletrodos ligados na perna dos pacientes, foi possível constatar que ao subir a escada o equilíbrio de quem tem DAJ é pior, mas a pessoa aplica mais peso e usa mais o músculo do joelho. “Por isso sugerimos que o tratamento priorize essa atividade. Para descer a dor é maior e fortalece menos o músculo”, disse Saad, que explica que a ideia é fortalecer o músculo do joelho antes de fazer a atividade de descida. “Assim a pessoa já terá ganhado mais equilíbrio e o músculo não vai sofrer tanto”, contou o fisioterapeuta.

NO TODO. A orientadora da pesquisa, Débora Bevilaqua Grossi, explica que atualmente a DAJ é diagnosticada quando não se encontram motivos para a dor. “Não é problema estrutural, nem muscular. É um problema que envolve a patela e o fêmur. Conforme mais o joelho é dobrado , mais a patela, osso da frente do joelho, é comprimida”, disse. Segundo ela, para chegar nas causas reais da DAJ é preciso estudar o aparelho motor como um todo, não somente o joelho. “Sabemos que problemas no quadril, de equilíbrio, estão relacionadas com a DAJ”, contou Grossi.

A FRASE

“Muitas mulheres jovens, ativas, deixam de fazer exercícios como caminhada e corrida por causa da Dor Anterior do Joelho”

Marcelo Camargo Saad
Fisioterapeuta

Tratamento deve ser contínuo

A Dor Anterior no Joelho (DAJ) é mais comum em mulheres jovens, entre 18 e 28 anos e mesmo sem ter as causas reais conhecidas, existe tratamento para o problema. Segundo o fisioterapeuta da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Camargo Saad, enquanto algumas pessoas sentem a dor em certos momentos, outras passam por crises e sentem dor constantemente. “Atualmente, o tratamento consiste em fortalecer o músculo do joelho. As dores são amenizadas, mas os pacientes precisam fazer exercícios de manutenção, caso contrário a dor volta”, disse.

A orientadora da pesquisa sobre DAJ, Débora Bevilaqua Grossi, explica que o próximo passo do estudo é encontrar a melhor forma de tratar a doença. “Vamos ver quais atividades ativam mais o músculo do joelho, quais ajudam a melhorar o equilíbrio, entre outras coisas. Isso será feito no laboratório de cinemática, onde o computador mostra ossos e músculos em 3D”, contou Débora. (RV)

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles