Aprofundar nos estudos das técnicas aplicadas na fisioterapia deve ser esse o caminho para oferecer de fato a sociedade, melhor condições de saúde, dessa forma parabenizamos a UNIFOR pelo trabalho de pesquisa que vem realizando em relação aos pacientes com fibromialgia, nesse estudo está sendo usado a microfisioterapia, segundo a reportagem abaixo, queremos aproveitar para destacar o aspecto da multidisciplinaridade nessa pesquisa  e também  a seriedade e competência da coordenadora de pesquisa Dra Eluciene Carvalho, no decorrer de sua trajetória profissional apresenta inúmeras contribuições para o desenvolvimento da fisioterapia.

O estudo vem sendo realizado por uma equipe composta por professores e alunos da Universidade

FOTO: Microfisioterapia é a técnica desenvolvida no Nami e que ajuda a detectar a origem do problema, para acabar com as dores no corpo dos 22 pacientes atendidos

Quando o nosso corpo se depara com um grande estresse emocional ou uma agressão traumática, ele absorve todos esses traumas e, por isso, pode gerar a fibromialgia, doença que atrapalha o funcionamento das células e causa dores no corpo. Pensando nas pessoas que sofrem com essa doença, a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), está desenvolvendo uma pesquisa em que usa a microfisioterapia no tratamento da fibromialgia.

A microfisioterapia é uma técnica manual, diagnóstica e terapêutica que busca encontrar e eliminar as causas primárias das patologias, baseando-se principalmente no estudo do desenvolvimento de todas as células do nosso organismo.

A Unifor está atendendo 22 pacientes, desde janeiro de 2009, que foram diagnosticados com fibromialgia. Sendo que 20 são mulheres, uma adolescente de 13 anos e um homem. Eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos e psicólogos.

Das 22 pessoas em tratamento, dez já receberam alta. O fisioterapeuta especializado em microfisioterapia, Adriano Pinto Pereira, exaltou os resultados. “Tivemos um número expressivo de altas. Tudo isso graças à ótima equipe que temos trabalhando conosco aqui no Nami. Além das ótimas condições de trabalho oferecidas pela Unifor”, disse o especialista.

Ele explicou que o tratamento, realizado no Nami, ajuda a detectar a origem do problema, para acabar com as dores no corpo dos pacientes. “O desafio é encontrar o trauma gerador da doença, pois a causa é sempre diferente em cada pessoa”, afirmou Pereira.

Segundo a coordenadora da pesquisa e professora da Unifor, Eluciene Carvalho, os pacientes ficaram impressionados ao constatar a melhora que tiveram. “Eles voltaram a ter autoestima e vontade de viver. Com a ajuda do tratamento, eles estão conseguindo aproveitar a vida”.

A doméstica Maria das Graças Martins encontrou um novo sentido para a vida após o seu tratamento. “As dores que a fibromialgia causavam me faziam querer morrer. Hoje, eu renasci, pois estou curada”.

Após identificar as dificuldades da vida e elaborar um modo de enfrentá-las, a caixa de agência bancária Jocelia Ramalho afirma que está 85% curada. “Consegui esse ótimo resultado ao colocar o meu tratamento em prática. Hoje, posso fazer tudo que as dores da doença, infelizmente, impediam-me”.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles