10 de março é o Dia Mundial do Rim. Um dia é pouco para informar e mobilizar a população sobre os cuidados e os perigos  da doença renal e as consequências negativas no coração. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Cearense de Cardiologia, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Liga de Nefrologia dos Estudantes de Medicina da UFC e Associação dos Transplantados Renais, fará cinco dias de mobilização, que começa nesta sexta-feira, 11, com a palestra ¨Doença renal crônica: como identificá-la e combatê-la. Será feita pela médica Ana Lúcia de Sá Leitão e a enfermeira Francisca Praciano Rodrigues a partir das 8 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600. Duas unidades da rede estadual de saúde participam das atividades: O Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes e o Centro de Saúde do Meireles.    

Ainda na Sesa, das 8 às 12 horas de sexta-feira, 11, haverá uma manhã de serviços, incluindo rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabete, medição de pressão arterial, glicemia e rastreamento da doença renal crônica através da realização de questionário e coleta de urina. No sábado, 12, as atividades ocorrerão na Praça do Ferreira, das 8 às 12 horas. Lá serão oferecidos mais serviços, como orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas, além de distribuição de material educativo.

A programação que marca o Dia Mundial do Rim envolve reforço na preparação dos profissionais da atenção básica. Na manhã do dia 15, no Centro de Saúde Virgílio Távora, Avenida Monsenhor Hélio Campos, s/n, no bairro Cristo Redentor,os Agentes Comunitários de Saúde serão treinados para o preenchimento  e aplicação do questionário de  rastreamento da doença renal. No  Interior, os profissionais do Programa Saúde da Família também ficarão atualizados e mais sensibilizados sobre a importância de cuidar dos rins, de prevenir doença renal, hipertensão, diabete – ver programação abaixo.           

As pessoas com risco alto de desenvolver doença renal são as que sofrem de hipertensão, diabete, obesidade e quem já tem histórico da doença na família. Os idosos também fazem parte do grupo de maior risco. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil há  atualmente 33 milhões de hipertensos, 7,7 milhões de diabéticos, 16 milhões de obesos e 17 milhões de idosos. A estimativa é de que no Brasil 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica. O que os rins têm a ver com o coração? ¨ A doença renal crônica leva ao aumento da doença cardiovascular, causa mais comum de morte em pacientes com doença renal crônica¨, informa a médica Ana Lúcia de Sá Leitão, da Secretaria da Saúde do Estado.

O melhor é prevenir a doença renal crônica e reduzir a velocidade de progressão para evitar a diálise e a mortalidade de pacientes, destaca. ¨É preocupante saber que a mortalidade de um paciente com 30 anos de idade que depende da hemodiálise é semelhante a de uma pessoa com 80 anos de idade sem doença renal crônica¨, afirma. A médica Ana Lúcia de Sá Leitão observa que a identificação da doença renal é simples. Deve ser feita através de exames, como sumário de urina para a pesquisa de proteínas e a dosagem de creatinina no sangue.

 

A PROGRAMAÇÃO

CAPITAL

11 de março – 8:00 às 12:00
Atividade na Secretaria da Saúde do Estado
Palestra: Doença Renal Crônica: Como identifica-la e combate-la.
Local: Auditório Waldir Arco Verde Bloco C
Palestrante: Francisca Praciano Rodrigues Sampaio – Enfermeira
Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos – Médica
Rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabetes, medição de pressão arterial, glicemia e para os hipertensos e dibéticos rastreamento da doença renal crônica por meio da realização de um questionário e encaminhamento para coleta de urina e creatinina no laboratório Pan Meireles.
12 de março – 8 às 12:00
Atividade na Praça do Ferreira
Rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabetes, medição de pressão arterial, glicemia e rastreamento da doença renal crônica por meio da realização de um questionário e coleta de urina.
Atividade educacional com nutricionistas, educadores físicos e médicos e entrega de material educativo.
15 de março – 8 às 12h
Centro de Saúde Virgílio Távora                           
Treinar os Agentes Comunitários de Saúde sobre como preencher e aplicar o questionário “Previna” de rastreamento da doença renal.
22 de março – 8 às 12h
Centro de Saúde Virgílio Távora
Rastreamento dos indivíduos de alto e muito alto risco para diabetes, aplicação do “Previna” para rastreamento da doença renal, coleta de creatinina e sumário de urina para os pacientes hipertensos e diabéticos.

 

A PROGRAMAÇÃO

 INTERIOR

Pentecostes – durante o mês de março
– Realização de Palestras educativas nas UBS pelos profissionais do NASF e do PSF – Solicitação dos exames (sumário de urina e creatinina) para os pacientes hipertensos e diabéticos – Divulgação na mídia
São Luís do Curu – 14 a 18 de março
Atividades educativas nas UBS

16 de março:
Dia D
Palestra sobre Insuficiência Renal – Dr Bruno Vieira – Médico
Palestra sobre Alimentação Saudável – Anúzia Saunders – Enfermeira
Palestra sobre Atividade Física – Nivaldo Matos – Educador Físico
14 a 18 de março:
Nas UBS:
Rastreamento de portadores de doença renal
Realização de sumário de urina e dosagem de creatinina

Tejuçuoca – 14 a 18 de março
– os ACS abordarão, por ocasião das visitas domiciliares, a problemática da HAS, DM, obesidade, dislipidemias e doença renal – Sensibilização dos profissionais do PSF sobre a importância de prevenção da doença renal – Atividades Educativas nas salas de espera das UBS – Aferição de pressão arterial e glicemia na população maior de 20 anos que procurar a unidade de saúde nesse período – Divulgação na mídia
Paraipaba – Durante o mês de março

– Caminhada: Local: Praia da Lagoinha – Palestra de Conscientização da População sobre a doença renal e seus fatores de risco – Aferição de PA e realização de glicemia capilar no PSF Central e Camboas

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles