Por:  Dr. Wilson Maia

O interessante texto postado no blog do Dr. Jorge Brandão jogou luz no sentimento que de certa forma corrói a satisfação profissional plena, o desânimo. Em contraste com o referido texto encontramos a fisioterapia como uma das profissões que mais geram satisfação. O dia-a-dia do fisioterapeuta comporta esses dois sentimentos tão diferentes, pois a realização como profissional passa pelo lado pessoal, ao reabilitar um indivíduo devolvemos a esperança não só a ele, mas a nós também como seres humanos. Infelizmente, a satisfação não enche o bolso de ninguém, mas dá forças para sonharmos mais alto e querermos mais. Devemos saber equilibrar esses dois sentimentos para transformá-los em combustível e não em acomodação e desleixo.

Uma carreira bem sucedida é trilhada muitas vezes por um caminho tortuoso de altos e baixos, o qual separa os profissionais incompetentes dos competentes. Persistência e compromisso com o melhor devem ser características presentes em todos os fisioterapeutas. Então, nos realizamos profissionalmente e continuamos ganhando pouco, por quê? Na maioria das vezes é por falta de planejamento, competência profissional, falta de conhecimento específico (gestão) e espírito empreendedor. Não existe azar se você não der margem pra ele. Um atendimento bem feito fideliza o paciente e gera propaganda gratuita.

Trabalhar com planos de saúde pode ser justificável em alguns aspectos, mas é claro que existe público para consultas particulares e quem constrói esse público é o profissional que oferece os seus bons serviços. Não adianta reclamarmos do excesso de mão de obra desqualificada que inunda o mercado e como esse fato empobrece a nossa profissão. Nós, fisioterapeutas, somos os donos dos nossos serviços e responsáveis pela qualidade oferecida. O desânimo faz parte, assim como a satisfação, mas depende apenas de si qual dos dois vai estar presente no seu dia-a-dia.

Ainda há espaço para todos, felizmente ou infelizmente, depende o lado em que você se encontra.

Fonte: http://wilsonmaia.fisiot.com.br/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles