Fisioterapia & Saúde

NOTA SOBRAFISA: SOBRE ACUPUNTURA E DECISÃO JUDICIAL

273 2

SOBRE ACUPUNTURA E DECISÃO JUDICIAL

A SOBRAFISA posicionando-se sobre repercussão de Decisão Judicial de primeira instância sobre a prática da Acupuntura presta esclarecimentos aos seus Associados, inclusive comentando:

“ Em matéria de interpretação de Leis Federais e em matéria de cunho Constitucional, os órgãos competentes para a última palavra são: Supremo Tribunal de Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal – STF, razão pela qual a atual situação dos profissionais que exercem a Acupuntura, não há de sofrer qualquer alteração enquanto não esgotadas todas as instâncias recursais e judiciais que serão prontamente utilizadas pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, para fazer valer o legítimo direito de seus profissionais” diz em nota de Esclarecimento o Dr. Roberto Mattar Cepeda- Presidente do COFFITO no site da Instituição, sobre as informações amplamente difundidas pelos Médicos Acupunturistas.

Esses Médicos pretendem a exclusividade do Atendimento da Acupuntura, tirando da população o direito de escolher com que Profissional da área da Saude quer ser atendido. Essas Associações Médicas numa eficaz ação junto a mídia, de forma leviana, faz acreditar que somente Médicos poderão praticar a Acupuntura, em formal desconhecimento das demais Decisões Judiciais que garantem a todos os Profissionais de Saúde com Especialização e a qualquer Cidadão com Formação em Acupuntura a boa prática desse Conhecimento , inclusive em desrespeito ao que diz a Constituição Federal em seu Art. 5º no inciso XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

Portanto, precipitada e falaciosa são essas notícias.

Conselho Gestor da SOBRAFISA

2 Comentários

  • Pereira disse:

    A prática da acupuntura é milenar, os conhecimentos podem ser adquiridos por qualquer profissional de saúde ou pessoa que conheça e estude medicina oriental.
    Desde quando só os médicos brasileiros sabem de medicina oriental, o conselho deles há pouco tempo reconheceu a acupuntura como prática, o da fisioterapia por ex reconhece desde 1975!!!!!
    Uma vergonha, um desrepeito pelos profissionais, mas na verdade quem sai perdendo a população brasileira, que já tem uma saúde precária e agora estará tb limitada a ter atendimento de acupuntura só com médicos, só no Brasil mesmo. Em vez de fazer leis que ajudem a população, fica-se medindo força para ver quem pega a maior fatia do bolo……
    Espero realmente, que essa decisão não continue, pois há varios profissionais sérios que praticam a acupuntura e não são médicos e com certeza não devem perder esse direito.
    Mas um vez o CRMs se mostram inseguros, incapazes de tomar as próprias decisões sem prejudicar os outros profissionais (Vide Ato Médico), se eles estão com problemas de regulamentação, de prática, com convênios, que se virem, mas não venham querer culpar outros profissionais, por favor, se a medicina no Brasil vai de mal a pior, a culpa não é dos profissionais não médicos!!!!
    E tirar direitos adquiridos de outras profissionais e tentar fazer a cabeça da população que só médico pode praticar a acupuntura reflete despreparo, desconhecimento total sobre o que é a medicina oriental, além de ser anti ético.
    Será que só os médicos acupunturista darão conta de atender a população, há vários médicos que nem acreditam na prática ainda, reiem da cara dos pacientes qd esses procuram esse tipo de terapia…
    É na verdade, acho que todos os outros profissionais deveriam fazer greve por um dia, deixa os médicos fazerem tudo sozinho…..reabilitar fisicamente, fazer a acupuntura, prescrever dietas específicas, exercícios específicos, formular remédios, curar as feridas dos pacientes, seguir todos as semanas pacientes com transtornos psiquiátricos, etc……

  • sacchs disse:

    Só agora? Até poucos anos atrás a acupuntura era placebo, místico, bruxaria, charlatanismo, quem aderia era louco, ignorante etc. Agora após de tanta luta dos profissionais não médicos que sempre acreditaram em terapias alternativas ou complementares acupuntura , homeopatia e outros, sem drogas e efeitos colaterais da alopatia Medicina Ocidental. A luta que vem desde anos 60 quando o método começou a tornar conhecido no Brasil e a população ser conscientizada , sobre os benefícios desses tratamentos para a prevenção e recuperação da saúde, enquanto que muitos só queriam estudar medicina para receitar drogas, antibióticos e outras substancias químicas que afeta a saúde aos poucos, e pode levar a morte mais cedo do que se pensa, tanto é que agora está proibido o uso indiscriminado para não acabar matando em vez de curar, alem de muitas cirurgias desnecessária que coloca o paciente em risco de vida ou invalidez. Embora haja necessidade em casos específicos assim como o uso de certas drogas medicamentosas. Então, profissionais médicos com todo o respeito, cuidem da saúde secundária (doença), terciária (cirurgias), receitar medicamentos exames, internações etc..
    Não foi para isso que foi estudar medicina? medicar? cirurgias? Tratar doenças? Mas agora querem tirar o mérito de quem lutou para prevenir e melhorar a saúde como um todo, no sentido físico, mental e psicossocial e não em partes? Tratar a saúde é ver o indivíduo de forma holística, (global) não em pedaços. A prevenção é mais importante e vem primeiro é a (saúde primária) antes que a doença ou sintomas se agrave ou instale. Por ex: com a acupuntura não se trata uma cirrose ou diabetes, mas pode impedir o agravo objetivo é dar mais qualidade de vida ao indivíduo..
    A MTC que existe há mais de 5000 anos é a ciência milenar a forma de tratar sem agressão ao ser humano e ao meio ambiente pois não precisa de poluir o ambiente para fazer drogas e tudo mais. Pois o seu método é o mais simples que existe, estimula o próprio organismo a auto se regenerar, de forma natural (equilíbrio energético) que existe em todo ser vivo até nas plantas.
    Quanto sensacionalismo! Cura, doença, diagnósticos! Isso é alopatia, medicina ocidental, esse mérito é do médico.
    È fácil enganar os quem não entende do método! A sociedade não sabe que o método da acupuntura foi descoberto usando estimulos em pontos do corpo com a ponta dos dedos, pontas de lascas de ossos de animais e pedra qualquer coisa que estimulasse a pele para reequilibrar as energias do corpo, só muito tempo depois se passou a usar agulhas como hoje e que e possível tratar também sem agulhas> Basta saber estimular um ponto correspondente a um meridiano em desequilíbrio.
    Quanta ganância! Pra quê querer tudo em prol do eu? Deveriam estar trabalhando como equipe multidisciplinar, unidos em complementar o outro em prol da sociedade do ser humano, ser consciente a vida de cada ser que está em suas mão. Nada impede que se o médico quer também tratar também com o método, ótimo assim mais profissionais, mas não queira impedir quem não é médico exercer como profissional consciente seja técnico em acupuntura, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico etc. Com certeza tem lugar para todos. E ninguém até hoje, nenhum desses complicou a vida de alguém aplicando a acupuntura. Mas, a medicina por drogas e cirurgias, quantos? Classe médica cuide da ética de que vocês juraram. Já se esqueceram? Ou é tudo falsidade!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *