Em março de 2008, o norte-americano Jason Koger entrou em contato com um cabo de energia que havia caído dos postes enquanto andava com seu quadriciclo.

Ele acordou depois de três dias em coma, quando descobriu que suas mãos precisaram ser amputadas para salvá-lo.

Cinco anos depois, Jason Koger, 34, voltou a realizar muitos dos movimentos que o acidente lhe tirou –e outros que só próteses ultrassofisticadas, controladas também por um aplicativo para iPhone, podem realizar.

O par de mãos biônicas desenvolvido pela inglesa Touch Bionics permite o movimento independente de cada dedo da mão, além da rotação do polegar.

Isso dá a Koger uma aderência que ele nunca experienciou em outras próteses, em que os polegares fazem apenas um simples movimento de pinça e os outros quatro dedos se movem simultaneamente.

Com o aplicativo para iPhone, Koger pode ainda selecionar uma das 24 formas já programadas de pegar um objeto –algumas são difíceis de dominar sem a ajuda do software– ou até mesmo customizar novos padrões.

Ele pode agora, por exemplo, pegar uma caneta com mais facilidade ou segurar uma bala na ponta dos dedos. “É, sem dúvidas, interessante realizar essas pequenas tarefas, em vez de pedir para alguém fazer para mim”, disse Koger em entrevista à CNN.

Mas a maior vantagem da nova prótese, segundo Koger, é poder segurar, depois de meia década, as mãos dos filhos outra vez.

Fonte e vejam o vídeo: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/04/1263138-protese-controlada-por-iphone-permite-a-pai-segurar-mao-dos-filhos-outra-vez.shtml

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles