Mindfulness (“Atenção Plena” em português) é definido como a consciência que emerge quando entramos em contato com a nossa experiência atual, momento a momento, de forma intencional e sem julgar, com abertura e gentileza. É um estado mental a ser cultivado.

Mindfulness também é um termo que pode designar:

1)    um estado mental;

2)    um traço psicológico;

3)    um conceito ou constructo psicológico;

4)    um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”),

5)    programas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness” no contexto da saúde, educação e corporações.

Ao entrarmos em contato com a nossa experiência atual nos desengajamos das respostas automáticas, possibilitando que tenhamos um contato mais rico e funcional na relação com os outros, com o meio e com as nossas emoções, pensamentos e sensações, mesmo em situações difíceis

Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” (“Mindfulness-based Interventions“).

“Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. (Jon Kabat-Zinn)

Prestar atenção ao que acontece à nossa volta, em vez de agir no piloto automático, pode reduzir tensões, liberar a criatividade e estimular o desempenho acadêmico.

Mindfulness é o processo de perceber ativamente as experiências da vida diária de forma intencional, não julgadora e com abertura, curiosidade e aceitação ao momento presente, transformando dificuldades em possibilidades de aprendizado e crescimento pessoal.

Todas as quintas feiras, as 20:00hs no http://www.claraluz.pro.br

 

 

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles