foto profissional 2O ambulatório de Epilepsia Refratária com Dieta Cetogênica já se encontram em funcionamento no Centro Saúde Escola Meireles. A médica  neuropediatra Dra. Cristine Aguiar, responsável por esse serviço informa que essa conquista é fruto da parceria com o Hospital das Clinicas de São Paulo. A dieta é introduzida de forma gradual e portanto dispensa a internação hospitalar no inicio do tratamento.

 Segundo Dra. Cristine Aguiar: “ No Brasil esse tratamento existe a anos, no hospital das clínicas de São Paulo, os pacientes do nosso estado necessitavam permanecer no mínimo um mês em São Paulo para serem orientados e ensinados a dieta.”

“Estamos introduzindo essa opção de tratamento em Fortaleza. A equipe é formada por nutricionista, assisternte social, psicólogo e Neuropediatra.”

A Dieta Cetogênica é uma dieta especial que induz o organismo a produzir uma modificação química resultando em cetose crônica. É uma dieta tratamento indicada para pacientes com Epilepsia Refratária.

Consiste em dieta com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos e proteínas, levando o organismo a um estado de Cetose.

Possui melhores resultados na infância e adolescência, por reverter o cérebro a formas mais primitivas de metabolismo. Existe necessidade de suplementação com polivitaminicos e o estado de cetose é conferido diariamente.

O interesse por este tratamento está aumentando nos dias atuais, devido os benefícios que a dieta proporciona tanto na diminuição das crises como na qualidade de vida.

Contatos:

O Centro Saúde Escola está situado na rua Antonio Justa 3113, ao lado da Escola de Saúde Pública.
Telefones 31011430 e 31011440
O posto funciona de 7:00-17hs.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles