Lançado pelo selo Alias, a publicação digital reúne 25 trabalhos entre prosa, fotografia, ilustração e poesia

(Foto: Raquel Beatriz)

A Cidade e os Desejos” reúne trabalho de 25 mulheres que lançam um olhar feminino sobre a cartografia das cidades. Publicado pelo Selo Alias, em Fortaleza, o livro digital seleção das produções ocorreu a partir de chamada pública com a participação de 300 trabalhos inscritos, que foram avaliados por uma comissão. O resultado pode ser conferido no link e é composto por 15 prosas, 3 ilustrações, 2 fotografias e 5 poesias.

O tema da obra foi inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, de ítalo Calvino. É o que conta Jéssica Lima, uma das editoras do selo Alias e também ilustradora e professora de português. “Refletindo sobre o livro do Calvino, as cidades tinham sempre nome de mulher, mas sob o ponto de vista masculino. Quisemos fazer essa provocação. A mulher escrever sobre ela mesma, por que não?”.

Conduzido por um grupo de oito mulheres, o Selo Alias nasceu em setembro do ano passado com a proposta de facilitar a publicação de mulheres no mercado editorial. Nesse período o Alias já publicou zines, ebooks e tem vários projetos em andamento até o final do ano. “Que as pessoas vejam que todos podem escrever e criar. Escritor não é uma coisa divina. Todo mundo tem capacidade de criar coisas incríveis”, destaca Jessica, explicando que o selo é voltado para mulheres gênero e transgênero.

Kah Dantas, 27, foi uma das escritoras selecionadas e participa do livro com o texto “Ponte Aérea”. Segundo ela, uma crônica sobre um amor construído em duas cidades: Fortaleza e São Paulo. “Tem bastante parte autobiográfica. A narrativa é absolutamente construída sob o ponto de vista da mulher”, revela sobre a concepção do texto.

A prosa de Kah traz percepções românticas e afetivas das duas cidades. A escritora explica que o olhar feminino sobre as cidades vai além do espaço geográfico, compreendendo as experiências vinculada aos espaços. “Fiquei feliz de ter contribuído com minha crônica, de ter compartilhado essa sensação de sentir para além do corpo físico. Porque nos espaços é também onde a gente sente, vive e experimenta as coisas”.

Kah Dantas é cearense, mestre em Literatura Comparada e Professora de inglês e português. Escrevendo desde criança, a autora tem contos premiados em concursos literários nacionais e vai relançar pelo selo Alias o romance “Boca de Cachorro Louco”. A obra é um relato autobiográfico sobre um relacionamento abusivo vivido pela autora.

“O livro se direciona a pessoas que passam por esse tipo de problema, que não são poucas. Sempre participo de palestras e eventos para falar de relacionamentos abusivos. Tenho contato com mulheres que passam por isso”. A ideia é que a obra contribua para o esclarecimento e conscientização do tema, ajudando a romper um ciclo de violência, para que as mulheres retomem a vida longe dos abusadores, espera a escritora.

Participam do livro “A Cidade e os Desejos”: Juliana Berlim, Bruna Escaleira, Liziane Menezes, Renata Frota, Maria Amélia Mano, Raisa Christina, Tayná Fiúza, Alana Lua, Amanda Machado, Luciana Brandão, Aline Shinzato, Mariana Salomão Carrara, Thaís DSR, Tuyra Maria, Natália Albertoni, Kah Dantas, Cecí Shiki, Victoria Pina, Alice Name-Bomtempo, Naiana Gomes, Dhiôw e Marissa Noana, Taís Bravo, Fádhia Salomão, Lívia Prado e Viviane Nogueira.

O lançamento do impresso “Boca de Cachorro Louco” deve ocorrer durante o Festival Vida & Arte, que acontece de 21 a 24 de junho próximo, no Centro de Eventos do Ceará.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles