Jonnata Doll e Os Garotos Solventes (Foto: Marcelo-Mudou)

Volume Morto“, penúltima faixa do álbum Alienígena (2019), da banda Jonnata Doll e os Garotos Solventes, ganhou clipe inspirado nos jogos de Atari, dos anos 1980. O vídeo foi realizado “em um dia de tédio” durante a quarentena causada pelo coronavírus. Música tem participação de Clemente, vocalista da banda Inocentes que foi considerado porta-voz do punk na década de 80.

“O clipe foi composto em abril deste ano com o mínimo de recursos visuais possíveis. Baixamos imagens em baixa resolução do YouTube e ampliamos os quadros para distorcer ainda mais as imagens e exaltar ações dramáticas de jogos que sempre assistimos em planos abertos e fixos”, explica Loro Sujo, que dirigiu e editou o vídeo.

“O clima dos jogos com as citações à década de 80 da letra foram uma escolha óbvia e ainda mais divertida com a participação do nosso amigo Clemente Tadeu (que colaborou nos vocais)”, destaca.

A música

Para Jonnata Doll, “Volume Morto “é praticamente um manifesto”. Ele explica:

“Quando começaram aquelas manifestações pedindo o impeachment da Dilma, que se dizia popular. Era só uma parte do povo concentrada na classe média. Em São Paulo, era a classe média branca, de elite. Você via, só tinha gente branca. Famílias. Você não via as minorias, não via preto, não via gay. Era a parte conservadora da sociedade. A música fala sobre isso, vivendo em uma marcha desses tipos. Gente pedindo intervenção militar”.

Faixa a faixa | Jonnata Doll comenta ‘Alienígena‘, terceiro álbum com os Garotos Solventes

Podcast

Jonnata Doll esteve no podcast Fora da Ordem em outubro de 2019 e revelou os processos que inspiraram o disco, falou sobre a vida em São Paulo, onde mora há meia década, e opinou sobre políticas públicas para a cultura e a necessidade de mudar o discurso machista na música.

https://open.spotify.com/episode/3C87v76L8SjG6dKjjSUWGv?si=rLMhrMgbTzmFwvuQhZLbsw&t=0

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles