Faz alguns anos que Ana Cañas vem se aproximando da obra do cearense Antônio Carlos Belchior (1946-2017) – discos, letras e filosofia – com muito interesse. O encontro deságua em um projeto que marca a sinergia entre uma artista que muito tem a dizer e um público que entende a necessidade de fazer a cadeia produtiva artística seguir em tempos de pandemia.

Na próxima quinta-feira, 9, às 21 horas, a artista indicada ao Grammy (pelo álbum Todxas, lançado em 2018) estreia o show Ana Cañas canta Belchior em transmissão ao vivo no YouTube. Antes do aclamado Todxs, Cañas lançou Amor e Caos (2007), Hein? (2009), Volta (2012) e Tô na Vida (2015).

Antes de anunciar o novo show, Cañas chegou a cancelar uma live marcada para o Dia dos Namorados por falta de patrocínio. Com a ajuda dos fãs, abriu uma vaquinha virtual para viabilizar o show e pagar profissionais da cadeia artística parados desde o início do isolamento social. Até este dia 7, mais de R$ 25 mil já foram arrecadados.

Colabore aqui com a vaquinha virtual do show Ana Cañas Canta Belchior

A lista de profissionais desassistidos inclui músicos, técnicos de som e vídeo, produtora, empresária e maquiadora, além do direitos autorais que precisam ser pagos. “O que sobrar, pretendo doar uma parte aos projetos sociais que estou envolvida pessoalmente, distribuindo cestas básicas e lanches às pessoas em situação de rua”, revela.

Em entrevista ao Blog Fora da Ordem, Cañas fala sobre a importância de cantar Belchior “diante desse cenário caótico”, celebra a iniciativa dos próprios fãs em financiar o projeto e protesta contra as dificuldades que artistas independentes enfrentam para encontrar patrocínio na crise.

Fora da Ordem: A música do Belchior traz memórias afetivas para você?

Ana Cañas: Diversas, inúmeras. Acho que suas reflexões atravessam o tempo e nos atravessam. Belchior era muito culto, falava cinco línguas, amava poesia. Ainda assim, suas letras são acessíveis e versam sobre a vida cotidiana com muita simplicidade. É tocante demais, genial.

FDO: De que forma essa proximidade com a música do Belchior motivou um show só com repertório dele?

Ana Cañas: Sinto que não há nada mais atual e contemporâneo do que suas reflexões, diante desse cenário caótico que vivemos (pandemia + governo). Fora isso, sua poesia me emociona de uma forma idiossincrática, avassaladora. Chega a ser difícil explicar em palavras… É uma coisa de alma, de pele mesmo.

FDO: Há quanto tempo este projeto vem sendo gestado?

Ana Cañas: Na verdade, essa ideia surgiu após os fãs se disponibilizarem a levantar uma campanha para arrecadar doações para uma live. Fiquei muito emocionada e quis fazer algo especial e diferente de tudo que já tinha feito para estar à altura desse carinho imenso. Eu amo o Belchior profundamente. Nelsinho Motta me escreveu dizendo que ele é, ainda hoje, subestimado. Mais um motivo para cantá-lo e homenageá-lo, pois pra mim ele é do mesmo quilate dos maiores da nossa história.

FDO: Você chegou a cancelar uma live por falta de patrocínio. Por que você acredita ter recebido tantas respostas negativas dos patrocinadores?

Ana Cañas: É difícil precisar os motivos, mas acredito que tenha a ver com visibilidade, números de seguidores e posicionamento político também (a favor da democracia). Soubemos que Fafá de Belém, Elza Soares e Ângela Rorô também passaram por dificuldades. Tenho certeza que a falta de responsabilidade social por parte das empresas que podem, nesse momento, patrocinar artistas tão relevantes para a música brasileira (como Elza, Fafá e Ângela Rorô) reflete o abismo social e a falta de conhecimento sobre a importância desses legados. Não são somente views e likes que importam ou constroem a história.

FDO: A pandemia tem sido cenário para experimentos para muitos artistas. Como tem sido esse período para você?

Ana Cañas: É muito difícil. Estamos sem trabalho e nenhuma perspectiva de voltarmos. Estamos nos reinventando, pensando novas formas de exercer o ofício e sobreviver dele. Este show que acontece no próximo dia 9 é uma alternativa, com a colaboração afetiva e financiamento coletivo.

FDO: É também uma oportunidade de dar renda às equipes que acabaram ficando sem trabalho?

Ana Cañas: Com certeza, uma oportunidade incrível de ajudar uma cadeia produtiva que está totalmente desassistida nesse momento, como roadies, técnicos, produtores, empresários, etc. A nossa live remunerará 15 profissionais (muitos deles, com famílias para sustentar).

FDO: E como tem sido seu o trabalho com pessoas em situação de rua?

Ana Cañas: Muito interessante e enriquecedor. É necessário conhecer todas as realidades sociais, o desenvolvimento da empatia vem de ações e práticas nesse lugar. Pessoas em situação de rua são como todas as outras, como nós mesmos – só que passam, num devido momento, por essa vulnerabilidade. O estado precisa assistí-las de forma muito mais eficaz pois o que vemos é abandono e imenso descaso.

Serviço

Ana Cañas canta Belchior
09 de julho (quinta-feira) às 21h
YouTube
Vaquinha

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles