Filtra Me“, faixa de Alienígena, mais recente trabalho da banda Jonnata Doll & Os Garotos Solventes, ganhou clipe. No vídeo, artista pratica sessão de shibari em “cativeiro”. Registro audiovisual é do diretor Thiago Mattar (“O Barato da Lacanga“).

Vídeo foi filmado antes da pandemia que tomou o mundo, nos primeiros meses deste ano. O clipe contou com a colaboração dos artistas Amauri Filho e Aileen Rosik, praticantes de shibari, que atuam no vídeo e também foram consultores. Durante a pandemia, o grupo já havia lançado o clipe de “Volume Morto”, inspirado em jogos de Atari.

Histórias de cinco décadas de rock em Fortaleza serão contadas em livro

“Filtra Me” entrou na trilha do espetáculo teatral “Res Pública 2023” e era apresentada ao vivo dentro na montagem. Espetáculo chegou a ser censurado por Roberto Alvim, então responsável pela Funarte.

Shibari

A técnica conhecida como shibari tem suas raízes no hojojutsu, arte marcial praticada pelos samurais no período Edo (1603-1868). Eles usavam cordas de fibra natural para capturar, transportar e torturar os prisioneiros. A prática foi resgatada no século XIX já como manifestação artística e erótica.

No podcast Fora da Ordem, Jonnata Doll revelou que machucou o braço durante a prática de shibari, na gravação do clipe.

https://open.spotify.com/episode/3C87v76L8SjG6dKjjSUWGv?go=1&utm_source=embed_v3&si=rLMhrMgbTzmFwvuQhZLbsw&t=0&nd=1&nd=1

Encomenda

Ainda no podcast, o artista contou que a música foi feita sob encomenda pra Céu:

“A gente tinha se encontrado uma vez no Parlapatões, que é um bar de teatro que fica na Praça Roosevelt, em São Paulo. A gente tava conversando, ela disse que queria fazer uma música sobre filtros”, conta. “Quando fui passar pra ela, ela tinha esquecido que tinha encomendado e o Lirinha (do Cordel do Fogo Encantado) já tinha feito”.

Faixa a faixa | Jonnata Doll comenta ‘Alienígena’, terceiro álbum com os Garotos Solventes

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles