pio

Apesar do sufoco que tomou nos 20 minutos finais de partida e de ter deixado de controlar o jogo durante todo o segundo tempo, o sistema defensivo do Fortaleza voltou a funcionar na vitória sobre o Salgueiro por 1×0, neste domingo. O gol foi marcado pelo meio-campista Pio – volante de origem que com Marcelo Chamusca ganhou ainda mais liberdade – seu oitavo na temporada, artilheiro da equipe em 2015.

Lima e Adalberto, mais uma vez, estiverem seguros. Protegidos por Correa e Auremir, ambos mostraram atuações destacadas. O ataque do time deixou a desejar em Pernambuco, mas nisso não há surpresa, até porque Lúcio Maranhão estava suspenso, Cassiano foi embora e Uilliam se machucou no começo da partida, mais um motivo para a diretoria do Fortaleza ter que se movimentar o quanto antes na busca de reposição.

Maranhão é, hoje, a melhor alternativa ofensiva do tricolor e não por acaso fez a jogada do gol anotado por Pio. Sozinho, entretanto, não tem como carregar a equipe nas partidas decisivas que certamente virão. Nem seria justo cobrar dele tal missão.

Enquanto isso a defesa vai se tornando fundamental. E quando escrevo defesa, me refiro ao sentido de conjunto e colaboração dos atletas, não apenas da linha de zaga. Por mais que mudem atletas, a consistência defensiva permanece equilibrada e permite ao time fazer os gols que precisa. Agora são apenas quatro tentos sofridos nas cincos rodadas iniciais da Série C, desempenho que só perde para o outro invicto do grupo, o ASA, que tomou três gols, mas tem nove pontos ganhos, quatro a menos do que o Fortaleza, líder isolado, com 13 pontos e dono do melhor ataque, com 10 gols marcados.

O detalhe: dos 10 gols do Fortaleza na competição, apenas três foram marcados por atacantes: um de Lúcio Maranhão e dois de Maranhão. No mais, um gol foi contra, dois de zagueiro – Adalberto e Lima – e quatro de Pio.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles