Futebol do Povo

No Fortaleza, a defesa é o melhor ataque

1160 10

pio

Apesar do sufoco que tomou nos 20 minutos finais de partida e de ter deixado de controlar o jogo durante todo o segundo tempo, o sistema defensivo do Fortaleza voltou a funcionar na vitória sobre o Salgueiro por 1×0, neste domingo. O gol foi marcado pelo meio-campista Pio – volante de origem que com Marcelo Chamusca ganhou ainda mais liberdade – seu oitavo na temporada, artilheiro da equipe em 2015.

Lima e Adalberto, mais uma vez, estiverem seguros. Protegidos por Correa e Auremir, ambos mostraram atuações destacadas. O ataque do time deixou a desejar em Pernambuco, mas nisso não há surpresa, até porque Lúcio Maranhão estava suspenso, Cassiano foi embora e Uilliam se machucou no começo da partida, mais um motivo para a diretoria do Fortaleza ter que se movimentar o quanto antes na busca de reposição.

Maranhão é, hoje, a melhor alternativa ofensiva do tricolor e não por acaso fez a jogada do gol anotado por Pio. Sozinho, entretanto, não tem como carregar a equipe nas partidas decisivas que certamente virão. Nem seria justo cobrar dele tal missão.

Enquanto isso a defesa vai se tornando fundamental. E quando escrevo defesa, me refiro ao sentido de conjunto e colaboração dos atletas, não apenas da linha de zaga. Por mais que mudem atletas, a consistência defensiva permanece equilibrada e permite ao time fazer os gols que precisa. Agora são apenas quatro tentos sofridos nas cincos rodadas iniciais da Série C, desempenho que só perde para o outro invicto do grupo, o ASA, que tomou três gols, mas tem nove pontos ganhos, quatro a menos do que o Fortaleza, líder isolado, com 13 pontos e dono do melhor ataque, com 10 gols marcados.

O detalhe: dos 10 gols do Fortaleza na competição, apenas três foram marcados por atacantes: um de Lúcio Maranhão e dois de Maranhão. No mais, um gol foi contra, dois de zagueiro – Adalberto e Lima – e quatro de Pio.

Recomendado para você

10 Comentários

  • Julio Rocha disse:

    Que bom que o Pio voltou a sua forma. O cara fez quase a metade dos gols do melhor ataque da série C.

  • LeaoRumoaSerieB disse:

    Nao gostei do final do jogo ! Podemos ter ganho, mas foi mais por ruindade do atacante do Salgueiro do q por meritos da defesa. O mesmo atacante do Salgueiro teve umas 3 chances de gol e perdeu todas. Defesa boa, nao deixa nem chutar e nem “perigar”, a nao ser q o time adversario tenha um ataque “poderoso”, o q nao é o caso do Salgueiro. Nao vi nada no Salgueiro pra eles merecerem perigar tanto assim, só ruindade do sistema de marcacao do Leao, q parecia estar com preguiça. Ainda bem q fizemos um gol e vencemos. No minimo, um jogo “feio assim” e com vitoria, é o q precisamos no 1o. jogo do mata-mata, MAS o ideal é um jogo bom, sem correr tantos riscos e com vitoria é o q precisamos no 1o. jogo do mata-mta! Já estou preocupado com o mata-mata, pois nao tem com o time piorar tanto assim e nao chegarmos entre os 4 primeiros do grupo, mesmo sem Wanderson e o Cassiano. Pior mesmo, seria perder Adalberto, Correa, Pio, Daniel Sobralense e Everton. Só assim pro time piorar muito.

  • Amaury disse:

    O time iniciou bem mas o Salgueiro teve três claras oportunidadde gol, uma salva por Erivélton que vendo a sombra do Berna esteve bastante inseguro. Lamentável a contusão de Uilliam, que coisa.

  • Robson disse:

    O tipo de vitória que pode enganar os menos atentos.

    Ninguém pode esperar subir de divisão jogador só um tempo. O ataque do Fortaleza inexistiu no segundo tempo.

    Horrível. Tomar sufoco de time limitado como esse Salgueiro é um péssimo sinal.

    Talvez por preguiça, talvez por falta de condição física, só um time jogou na etapa final, o outro marcou com os olhos.

    Precisamos melhorar.

    Saudações Tricolores.

  • João Ximenes disse:

    Sinceridade ?
    Não sei como aquele time do Salgueiro não havia perdido ainda no campeonato.
    FORTALEZA jogou a conta do chá e só não meteu uns 3(no primeiro tempo), por conta das deficiências que todos nós sabemos(sem atacante e sem Wanderson até então nosso lado forte).
    FORTALEZA dominou as ações no primeiro tempo com uma facilidade impressionante. Parecia até o dono da casa. No segundo, era de se esperar uma reação do adversário, pois estava atrás do placar jogando em casa, e a pressão torna-se natural numa partida de futebol.
    Não sofremos a virada porque CHAMUSCA é ruin de perder jogo.
    CHAMUSCA desta vez não podia fazer muita coisa pra evitar uma pressão natural, visto que não tinha ninguém no banco pra empurrar o time pra frente.
    Entraram AZULÃO no UILLIAN machucado; HESS no PIO(exausto) e MÁRCIO DIOGO(que é quem mais se aproxima de um atacante) no MARANHÃO(com meio palmo de língua pra fora). NÃO ERA POSSÍVEL OUTRAS ALTERAÇÕES, e, pra alguns, pode até parecer que CHAMUSCA recuou o time, mas pelas circunstâncias e características dos jogadores, não dava pra atacar, quando a pressão tava a mil por hora.
    Se tivesse acontecido um retrocesso(virada de placar que corremos riscos), não tenho dúvidas que aqui mesmo no BLOG, apareceriam os que gostam de sentar a pua, pra dizer que a culpa era do CHAMUSCA que “recuou” o time, os que acham que uma situação de jogo dessas: CHAMA-SE RETRANCA.
    Importante é que vencemos e estamos na LIDERANÇA mais que isolada agora, o que nos dá mais tranquilidade pra trabalhar bem na semana.

    Mas, que infelicidade do UILLIAN !
    EU dizia que esse seria o jogo da sua AFIRMAÇÃO no elenco, e o garoto se machuca logo de início(aquela bola merecia ter entrado pelo menos). Esse jogo tinha tudo pra ser O JOGO DA VIDA DELE, pois pela falta de jogadores da posição, só tinha ele pra entrar. QUE INFELICIDADE.

    VITÓRIA, LIDERANÇA, TRANQUILIDADE PRA TRABALHAR !
    Melhor que isso, SÓ SE CHEGAREM OS REFORÇOS NECESSÁRIOS para a continuação da peleja.
    Que a diretoria caia na real e se sensibilize com a situação, principalmente agora que no meio desse sai sai de jogadores, perdemos mais um(Uillian) batalhando dentro de campo, e que era 1 dos nossos 2 atacantes do plantel que estavam em condição de jogo.

    Xô Czona(que ninguém merece).

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

    • LeaoRumoaSerieB disse:

      Caro Joao,

      Tenho q discordar, tem q mereça sim, ficar na Czona e nunca mais sair => o time das Vovozetes !!! Espero q cai e só volte depois de 2030 !!! 🙂

  • Leandro Gonçalves disse:

    Meu irmão é tricolor,eu alvinegro…Fui secar um pouco o jogo… Em vão… O Salgueiro é rídiculo…
    O Leão,mais ainda,levando uma pressãozinha imoral do time do sertão…Fiquem com as barbas de molho…Uma hora a bomba estoura…E a gente já sabe em qual hora….kkkkkkkkkk

    Como tá decadente o futebol cearense…Um se achando o rei da cocada,na terceira há 6 anos,e outro caindo pelas tabelas rumo ao calabouço… A única coisa que dar visibilidade é o castelão lotado em partidas eventuais… Esses timinhos nunca sairão do anonimato,à não ser pros iludidos locais,que acham que torcida grande faz um clube ser realmente grande…

  • Lunga Júnior disse:

    Espero que no mata-mata desta vez façam o serviço direito.
    Ou então tome clássico rei em profusão em 2016 … haja cadeira quebrada.
    Relaxemos todos a terceirona será o must ano que vem.
    Esporte Interativo vai turbinar a marmota é $$$ muuuita.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *