Imagem: Free-Photos por Pixabay

Não se trata de uma projeção certeira, mas de uma fotografia do momento. Com os quatro clubes do Nordeste que disputam a Série A fora da zona de rebaixamento e mais dois da Serie B entre os quatro melhores da competição, a primeira divisão sob o regulamento de pontos corridos tem potencial para ter seis clubes da região, ou seja, quase 1/3 dos participantes.

Com 31 pontos, o Bahia de Roger Machado está na oitava colocação. Ceará e Fortaleza somam 22 e estão respectivamente na 14a. e 15a. colocações; logo a seguir aparece o CSA, que ficou no Z-4 o campeonato todo, mas saiu nesta rodada após vencer o Ceará. Tem agora 19 pontos a equipe alagoana, na 16a. posição.

Na Série B, o Sport, comandado por Guto Ferreira, tem 38 pontos, está em terceiro lugar, atrás de Bragantino (Red Bull) e Atlético-GO. Na quarta colocação aparece o CRB, do técnico Marcelo Chamusca, com 36 pontos, graças a melhor campanha fora de casa no torneio.

As edições dos campeonatos de 2018 e 2019 são as que tiveram maior presença de clubes do Nordeste: quatro. Ano passado eram Ceará, Bahia, Sport e Vitória. Neste ano são Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza. Em 2004, 2005 e 2015 apenas um clube da região participou, respectivamente Vitória, Fortaleza e Sport.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles