Futebol do Povo

Ceará 0x0 Botafogo: resultado foi ruim, mas há esperança para a equipe

932 11

cearaComo já tinha escrito nesta semana aqui no blog, a minha análise da partida desta terça-feira, no Castelão, não será baseada no resultado. O empate sem gols entre Ceará e Botafogo foi bem ruim para o alvinegro do ponto de vista da classificação – são seis pontos em 33 disputados – mas entre situações negativas que se repetiram em campo na estreia de Geninho, há pontos positivos que tento explicar abaixo.

Logo de cara a equipe se mostrou protagonista da partida, deixando a insegurança de oito rodadas sem vencer de lado o confronto do lanterna contra o líder. Entendeu que atuando em casa precisava tomar conta do confronto e assim o fez, com intensidade. Ricardinho e Wescley se movimentaram bastante, trocando de lado na faixa central e ofensiva, confundindo a marcação do Botafogo. Fabinho também exerceu uma função tática parecida, mas num setor mais adiantado do campo, ficando Rafael Costa como referência. Não raro Roniery e Victor Luis, os laterais, subiam ao mesmo tempo e assim o Ceará conseguiu ocupar o campo adversário. Faltavam, entretanto, finalizações de qualidade porque as chances surgiram. O domínio durou até os 30 minutos do primeiro tempo, quando o Botafogo entendeu o jogo do Ceará e equilibrou as ações.

No segundo tempo o time de Geninho procurou compactação, com os jogadores mais próximos trocando passes. Foram poucos lançamentos certos e nenhuma virada de jogo, por exemplo. Individualmente nenhum atleta se destacou, mas a equipe sim e terminou a partida com 18 finalizações, cinco a mais do que o Botafogo e viu Jefferson fazer grandes defesas, algumas sensacionais e fundamentais para o resultado. Defensivamente o time sofreu cedendo contra-ataques muito perigosos. Num deles, Roger Gaúcho provocou a ira do goleiro Thiago ao perder uma bola na intermediária. O gol só não saiu porque Vitor Luis afastou em cima da linha.

Para um recomeço, a melhora tática ofensiva foi evidente, mas as falhas defensivas de posicionamento ainda são marcantes. Tecnicamente é um elenco bem enfraquecido se comparado ao que o clube tinha antes da Série B começar. Os quatro coletivos comandados por Geninho deram alguns resultados imediatos, mas o trabalho é longo e as metas não são tranquilas. Para não ser rebaixado o Ceará tem ainda 27 partidas, 81 pontos e precisa de 50% de aproveitamento, ou seja, entre 40 e 41 pontos além dos seis que já tem. Contra o Criciúma, na sexta-feira, novamente no Castelão, mais uma chance para diminuir essa conta.

 

Recomendado para você

11 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Frustração e esperança :duas palavras que definem o jogo de hoje…
    Estamos longe do ideal,mas se tivessemos jogado com essa intensidade contra Santa Cruz,Crb e Sampaio Correia,estaríamos numa posição bem melhor…
    Pra mim hoje ficou claro que a situação atual não pode ser atribuída a falta de garra ou algo do tipo,mas falta qualidade em pontos chaves…Tocamos bem a bola,conseguimos imprimir um ritmo e fomos melhor que o Botafogo no primeiro tempo…O problema maior é na conclusão final das jogadas…Roniery não tem condições…Roger Gaúcho,muita correria,e só..E Rodrigo Silva,não incrementa em nada…
    Mais dois atacantes,um lateral de qualidade e mais um homem de criação porque o Ricardinho caiu muito de produção…Aí,sim,sairemos da zona maldita e poderemos sonhar com o acesso…

  • Robson disse:

    E a carreata do empate, sai quando ?

    Kkkk kkkk….

    Cuida vovó…zona, o Mogi ganhou na rodada e agora tem o mesmo número de pontos do time do terreno emprestado.

    Ô sofrência.

    Saudações Tricolores.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Para os torcedores do leão :2010,2011,2012,2013 2014,2015!!! Estão em que divisão?!! Nada no futebol cearense vai superar essa façanha! SER HEXA! KKKKK…

  • sofredordovozao disse:

    Como já era de se esperar o time reagiu !!! Melhor partida do ano !!! Melhor do q qq partida da Copa do NE !!! Time do Botafogo ficou até desnorteado pelo nosso toque de bola e nossa intensidade, apesar deles terem perdido 2 gols: uma bola na trave e outra q o nosso lateral tirou em cima da linha no fim do jogo. De qq forma, quem perdeu as maiores oportunidades foi o nosso time: uns 3 milagres do Jefferson e mais umas 2 grandes defesas. Podemos dizer que a nossa velha amiga sorte mostrou novamente a sua cara, senao a gente teria tomado aquele gol no finzinho do jogo e logo do Lulinha, seria com “requintes de crueldade”, nao teriamos empatado contra o melhor time da serie B e ainda teriamos ganho de brinde uma “lanterna”. A meta agora é golear o Criciuma no proximo jogo aqui.

  • Victor Sales disse:

    A imprensa daquele canal tá dizendo que o time reagiu, talvez seja para colocar em panos quentes ainda o que o Leitão jogou no microfone contra o barba azul.

    A verdade é que só vi correria, falta de qualidade na finalização e dois laterais sofríveis.

    Outra verdade, desse time aí só se aproveita o Ricardinho, único jogador realmente lúcido no meio.

    O restante dos jogadores é só boa vontade e esforço e sabemos que só isso não é suficiente.

  • Seca pacotinho disse:

    Fico com inveja da torcida do Ceará. No Fortaleza, não importa o quanto ganhe, todo mundo desmerece e diz que só importa no mata-mata (aquele mesmo formato em que fomos campeões cearenses). Já a torcida do Ceará está profissional em comemorar empate. comemorou o empate com o Santa Cruz, e agora com o Botafogo. Fico com inveja, queria ser assim, comemorar cada empate em casa como se fosse um título.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Falou um dos torcedores que vibrou como sendo um titulo mundial, o empate do Leão no primeiro jogo da copa do NE contra o Ceará…lembra,não BB??!!! Eu lembro….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Deola jr disse:

        Quem comemorou o empate na segunda partida da final do manjadinho? EMPATE 2 a 2?

        • Leandro Gonçalves disse:

          É claro que a gente sabe quem ficou com as migalhas,os restos ou seja,o batido manjadinho,depois de sofridos e humilhantes 5 anos…E mesmo assim somos os maiores campeões..Bobinho…Kkkkk kkkkk

          • Seca pacotinho disse:

            Pequenas diferenças: um empate nos mantinha na liderança do nordestão, e o outro nos dava um título estadual, nenhum deles nos mantinha na vice lanterna de nenhuma competição. Por outro lado, não vejo motivo pra nos estendermos na discussão, se vocês gostaram do empate do ceará, eu também gostei, então estamos todos concordando aqui. 😉

  • Robson disse:

    Ah, eu também gostei do empate do time do terreno emprestado, devolveu a velha e conhecida soberba dos torcedores alvinegros. Já há inclusive quem garanta uma vaga na série A 2016.

    E mais, tivesse o Botafogo imposto mais uma derrota ao time preferido TJD 90% dos alvinegros que aqui comentam estariam sumidos, desaparecidos, talvez na ilha de “Lost”.

    Espero que ele mantenha o retrospecto de empates em casa e derrotas fora.

    Saudações Tricolores.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − nove =