Futebol do Povo

Ricardo Berna já se vê na Série B pelo Fortaleza e torce para o Ceará não cair

791 9

berna

Ricardo Berna esteve no Futebol do POVO desta quinta-feira. Foi uma grande entrevista. O jogador esteve conosco por 40 minutos e falou sobre muitos assuntos. É um cara extremamente educado, consciente da condição e problemas que os atletas profissionais enfrentam no Brasil e preparado. Está muito acima da média do futebol. Assim que o vídeo na íntegra do programa estiver disponível, anexo aqui.

Entre tantos assuntos, elogiou muito seu atual técnico, Marcelo Chamusca, pelo trabalho intenso, treinos específicos e informações passadas dos adversários. Salientou que encontrou um elenco de amigos, mas que não deixam a competitividade interna de lado.

Sobre a estrutura do Fortaleza, considera pronta para o time subir e apesar de ter contrato apenas até o fim da temporada,  já se vê, confiante, atuando pelo clube na Série B e torce para o Ceará não cair porque aguarda os duelos em 2016. Por falar em Ceará, Berna trabalhou com o técnico Marcelo Cabo, contratado recentemente pelo alvinegro e só teve palavras positivas. Disse especialmente que se o grupo compreender os métodos do estudioso técnico não será rebaixado.

O goleiro, que já está treinando com a máscara de proteção até a cirurgia no nariz estar consolidada totalmente – cinco semanas – espera voltar aos gramados em breve, na rodada do outro fim de semana.

Com um raro comportamento, seguiu com a postura de não responder aos absurdos ataques do presidente do Macaé, Mirinho, que o ofendeu publicamente quando ele deixou o Rio de Janeiro para jogar no Fortaleza, mas revelou que antes de procurar outro clube, foi informado pelo citado dirigente que o Macaé não ia conseguir cumprir o acerto salarial mensal. Assim, se colocou à disposição no mercado, recusando uma proposta de um clube da Série A depois de ter acertado com o tricolor.

Aos 36 anos, Berna tinha tomado a decisão de parar de jogar depois da decepção que teve no Náutico em 2013. Foi afastado, não recebeu salários e precisou pela primeira vez na carreira entrar na justiça trabalhista. Ao retomar estudos já pensando no futuro longe do futebol – é formado em educação física e está se aperfeiçoando em coaching e método CIS – Inteligência Emocional – curiosamente descobriu motivação para continuar atuando até os 43 anos – tem 36 atualmente.

Nascido em São Paulo, com 14 anos recebeu uma proposta para jogar no Japão depois que um olheiro o viu atuando na várzea, na região de Interlagos, na capital paulista. E foi para o outro lado do mundo, sozinho, para surpresa da família. Não aguentou o contrato de três anos para fazer o colegial e jogar no Vegalta Sendai, que se estruturava para disputar a então recente JLeague. Aprendeu a língua japonesa, mas quando voltou para as férias em São Paulo após um ano, teve dois sonhos com aviões caindo e resolveu não retornar ao Japão. A partir daí foi direto para o Guarani de Campinas e depois  América-MG, União São João, Portuguesa e Fluminense, conquistando no Rio quatro títulos: um estadual, a Copa do Brasil e dois da Série A.

Recomendado para você

9 Comentários

  • Emilio disse:

    Grande Goleiro e cidadão de bem. Só podia estar jogando no Tricolor de Aço mesmo.

  • João Ximenes disse:

    Ví o programa 99(aliás, assisto todo dia que é bem no horário que chego em casa), e gostei muito da serenidade do BERNA. É um atleta que percebe-se logo, é preparado.
    Fiquei a desejar quando do assunto dele com o Náútico, que me pareceu é similar ao que vive o DEOLA com o LEÃO DE AÇO. Se tivesse se aprofundado um pouco mais, teria sido bem mais interessante, pra gente sentir mais ou menos, o que passa na cabeça do DEOLA esse tempo todo “encostado”, sabendo que isso vai perdurar até o fim da temporada.
    Um atleta que se desiludiu com o futebol; decidiu parar e ao mesmo tempo, teve a capacidade de dá um novo rumo na vida e ESTUDAR; pra depois, após se sentir mais preparado, voltar a pratica o esporte, pode servir de lição pra muitos atletas.
    Já tinha a CONFIANÇA nesse jogador(ATLETA) embaixo da meta TRICOLOR, e depois dessa sua grande capacidade e frieza nas entrevistas, passei a admirar também o homem BERNA.

    GRAZIANE, já que tá de bobeira aqui(não viajou), que tal convidar o CORREA(considerado por muitos o melhor do estado) pra mesa nesse programa 100.
    O CARA MERECE !!!!!

  • João Ximenes disse:

    Só um EM TEMPO:

    “RICARDO BERNA já se vê na Série B pelo Fortaleza e torce para o Ceará não cair” .

    Que ele esteja falando pela boca de um anjo quanto ao LEÃO DE AÇO na Bzona(que é mais ou menos), apesar do que, quanto a outra parte, pelo andar da carruagem, BERNA vai precisar ser um MILAGREIRO como faz embaixo dos três paus.

    PÔ BERNA… tú tava indo tão bem Sandoval Quaresma !!!!!

    BRINCADEIRA !
    Com os DOIS(Leão e eles LÁ) no mesmo campeonato, pode ser que vá fazer mais sentido essa DISCUSSÃO nos BLOG’S, pois pra mim só faz sentido comparar os dois em campeonatos que estejam disputando entre sí.
    Além do que… SERÃO 6 PONTOS GARANTIDOS NA TABELA DA Bzona(que é mais ou menos) GARANTIDOS.

    Valeu.

  • Kirally Braga disse:

    Caro Fernando Graziani, adoro o programa, porém não é sempre que posso assistir por conta da minha aula, antes acompanhava os programos no canal de vcs no youtube, mas agora não estão postando o vídeo lá com tanta frequência. O último que tem lá ainda é o do dia 30/07. Pode me explicar por qual motivo isso está acontecendo?

    É um problema, Kirally. Vou passar a solicitação para a área responsável. Obrigado
    FG

  • Chico Caucaia disse:

    Veja bem, não é somente a torcida do terceiro time do estado que já se considera na serie B, os jogadores e diretoria do Fortaleza tambem…… vamos aguardar carta….

  • Papa penta disse:

    Porra Berna,torce pro Ceará não cair??? Tu num temque torcer pro lado do canal não,não precisa dar entrevista dizendo nem que torce pra descer nem pra subir,se preocupa com meu leão e torce pro fec subir,deixa aquela bosta la.
    Perdeu a chance de ficar calado.

  • Felipe disse:

    Enquanto isso, qual será o próximo time do interior Piauí que o Fortaleza vai enfrentar? kkkkkkk

  • Marcio disse:

    Olha a soberba aí… Espera pelo menos chegar o mata-mata stella, não fiquem confiantes antes da hora se não não tem graça ver a decepção de vocês.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =