Futebol do Povo

Fortaleza ainda não garantiu “vantagem” do mando do segundo jogo no mata-mata. Mas será realmente uma vantagem?

1493 44

Líder do grupo A da Série C com 32 pontos, o Fortaleza ainda não tem garantido um lugar entre os dois primeiros colocados da chave, situação que lhe daria a chance de decidir em casa a vaga para a Série B em 2016.

Para garantir sem depende de ninguém a segunda partida do mata-mata no Castelão, que é o objetivo da diretoria e da comissão técnica, o tricolor não pode ser derrotado nos dois confrontos que restam, contra Botafogo-PB, fora de casa, e diante do Águia, como mandante.

Caso o Fortaleza permaneça com 32 pontos, ele pode ser ultrapassado tanto por Vila Nova (atualmente com 30 pontos), como por ASA (atualmente com 29 pontos) até o fim da primeira fase. O Vila recebe o Salgueiro neste fim de semana, enquanto o ASA visita o Icasa. Na rodada final Vila e ASA se enfrentam.

As chances de ficar em primeiro ou segundo, entretanto, são enormes. Fazer o segundo jogo em casa, entretanto, está longe de ser uma vantagem certa e não apenas o Fortaleza é prova disso, como outras tantas equipes. No caso do tricolor, pela característica do time, ofensivo e sempre propondo as ações, entendo que seria até melhor fazer a primeira partida no Castelão.

O regulamento da Série C é esdrúxulo porque já prevê uma primeira fase enorme para que o acesso seja decidido em apenas dois jogos e piora ainda mais quando não concede aos melhores times dos grupos ao menos a vantagem de atuar por dois resultados iguais.

Recomendado para você

44 Comentários

  • Felipe Alencar disse:

    Realmente, vantagem seria a carniça ou jogar pelo empate ou poder escolher onde quer decidir a vaga, se no Castelão ou na casa do adversário.

  • LeaoRumoaSerieB disse:

    Vantagem seria jogar por 2 resultados iguais ! Essa “vantagem” de fazer o 2o. jogo em casa, nao é vantagem nenhuma por causa desse criterio de Copa do Brasil pra quem faz gol fora de casa.

    Beira o ridiculo esse criterio! Eu inclusive acho q o 1o. colocado de cada grupo deveria se classificar direto pra Serie B, já iria direto pra semi-final da competicao.

    Os outros 6 times, 3 de cada grupo, poderiam fazer um hexagonal pra decidir os 2 outros semi-finalistas e consequentemente times q subiriam pra Serie B, ou os 2o. colocados ficariam em stand-by nas quartas, aguardando o vencedor dos cruzamentos entre os 3o. e 4o. colocados de cada grupo q jogariam essas quartas contra os 2o. colocados e assim saberiamos quais seriam os outros 2 semi-finalistas…

    Tem varias formas de se fazer, só nao poderia ser esse criterio ridiculo q está sendo usado e prejudicando sempre o Leao e dando grandes chances de times q quase nao se classificavam subirem!

    • Leandro Gonçalves disse:

      Ir direto pra SÉRIE B? Kkkkk tu não acha melhor ir pra SÉRIE A logo direto,não?
      Tudo é SÉRIE C meu caro…Essa situação só evidenciaria mais ainda o regulamento tosco que é o atual regulamento da SÉRIE C…
      Está provado que o modelo ideal,que estimula e presenteia as melhores equipes é o sistema de pontos corridos,está discutido …Esse argumento seu é reflexo de angústias recentes na SÉRIE C ,nada mais normal…

  • CARLOS LIMA disse:

    em 2012 e 2014 enfrentaram os “desconhecidos” Oeste e Macaé, com a suposta vantagem de jogar o segundo jogo em casa. que na verdade não é vantagem. porque o critério é o mesmo da Copa do Brasil, ou seja o gol fora de casa é decisivo. então se empata no primeiro jogo por 0x0
    qualquer empate com gols no jogo da volta, elimina o time da casa. a euforia da torcida nos anos de 2012 e 2014 era tão grande, que os mais “humildes’ torcedores, nem se preocuparam com o Oeste e o Macaé..o pensamento era mais a frente..era qual seria o adversário deles na FINAL da Série C,, a preocupação era quem poderia evitar o titulo de campeão Brasileiro da Série C do time deles.. Oeste e Macaé eram favas contadas.

    • Lunga Neto disse:

      Pelo visto tem neguinho já acostumando com a terceirona fatal, no começo dói mas depois o caba acostuma.O Macaé é aquele mesmo que detonou o timeco mais perdido que papagaio caído de mudança. Até dezembro o chôro é livre.

  • Francisco disse:

    Que comentário medíocre, decidir fora?? Volta pra tua terra, sem credibilidade que escreve!!!

    Verdade!!! Eu não tenho credibilidade nenhuma e ainda assim você dá audiência ao blog!!! Que masoquismo impressionante. E também não presto porque sou de São Paulo. É um baixo nível tremendo, preconceito evidente, raiva e ódio destilados motivados por falta de educação, falta de inteligência, bairrismo e o mais alto nível de ignorância. E isso porque há quem jure que o preconceito é dos sudestinos contra os nordestinos, só que não faz diferença. O ódio, o preconceito e a ignorância estão por toda parte, independente do estado em que a pessoa tenha nascido. O preconceito está muito presente no Nordeste também. Muito. É triste. Deplorável. Um belo retrato de como a humanidade não deu certo. Em lugar algum. Dá pena.
    FG

  • Carlos disse:

    Graziani,

    Concordo com você que seria melhor jogar a primeira partida em casa. Evitaria qualquer espécie de oba-oba e, se o time conseguisse um bom resultado, não jogaria com uma festa pronta no segundo jogo, deixando ainda toda responsabilidade de buscar o resultado para o adversário. Caso não conseguisse um bom resultado, um empate, por exemplo, não teria a pressão da torcida e jogaria mais “solto”.

    O histórico mostra que, de 2012 até hoje, 7 times subiram jogando a primeira em casa, contra 5 que jogaram a primeira partida fora.

    Pois é, Carlos. É tudo teoria, mas a prática indica que na Série C a coisa é muito diferente do corriqueiro…abraço
    FG

    • EDSON LIMA disse:

      Gostaria de lembrar uma coisa: na final da Série B de 2002, o Fortaleza fez o primeiro jogo em casa contra o Criciúma e venceu bem, foi 2×0. Vinícius e Finazzi eram nossos atacantes.
      Na volta, foi aquela pressão em Criciúma, árbitro tendencioso, quebraram o Juninho com 10 minutos de jogo (o melhor jogador do meio de campo do FEC) e perdemos o título. Fomos vices, mas quem viu o jogo sabe a sacanagem que foi contra o Fortaleza, assim como o Ceará foi injustiçado contra o Grêmio em 1994, verdade seja dita.
      Então, tudo é muito relativo. Precisa jogar bem lá e fazer gols lá pra decidir com calma aqui.
      Acredito na competência, concentração, capacidade de ação e reação, foco e muita entrega em campo.
      Vai dar tudo certo. Time bom ganha até na areia da praia.
      Bora Leão!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Em decisões do tipo,o primeiro jogo sempre determina as condições do segundo…Se for bem no PRIMEIRO,jogar o segundo em casa,com o apoio da torcida,é uma vantagem. Mas se deixar tudo pro segundo jogo meus amigos,resulta em 6 anos de SÉRIE C…
    Sinceramente,como torcedor alvinegro,acredito que os coloridos dessa vez não vão deixar passar…Chamusca já aprendeu a lição: não se deve adiar uma guerra! E creio,pelos jogos que a gente acompanha e tem notícias pela mídia,que o FEC vai tentar resolver a parada logo no PRIMEIRO jogo,independente do local do jogo…
    Os alvinegros desejam aquela sorte dos últimos 6 anos…rsrs

  • Flávio disse:

    A gente não tem que ter medo de mata-mata ou viva-viva. Nós temos mesmo é que jogar o futebol que vimos jogando até agora. Antes disso, estudar nosso adversário para não ser surpreendido. E tomara que o Chamusca não queira inventar escalação como no ano passado, em que tirou o maior guerreiro e combatedor em campo, que era o Guto, para pôr um atacante medíocre no meio de campo, imperdoável. Aí deu no que deu. Será que ele aprendeu?

  • CARLOS LIMA disse:

    sempre tive o pensamento do Graziani, que é melhor jogar o primeiro jogo em casa
    e o segundo e decisivo jogo fora de casa. penso assim desde 1994 quando da campanha do Ceará na Copa do Brasil, quando o treinador Dimas ganhava sempre o primeiro jogo no Castelão as vezes por 1×0. e no jogo da volta se fechava na defesa e segurava o resultado ou fazia um gol fora de casa e mesmo perdendo eliminava o resultado, como aconteceu no jogo contra o Internacional ( 1×0, 1×2). ou como contra o Linhares (0x0 , 0x1) ou como contra o Palmeiras (0x0, 1×1). contra o Gremio (0x0, 0x1) poderia ter sido (1×1) não fosse o Godoy que não marcou um penalti claro no Sérgio Alves. sem querer agradar ao Graziani eu digo, que lhe acompanho desde 2010 no Jornal Opovo e na Tv opovo e na jangadeiro e o considero se não o melhor comentarista do nosso estado, com certeza o mais sereno e imparcial.. não ligue para o comentário anterior do Francisco. a grande maioria dos que participam desse blog e que acompanham o seu trabalho, sabem da sua competência.

    • EDSON LIMA disse:

      Concordo contigo, CARLOS LIMA.
      O espaço é democrático, é aberto a todos, mas isso não dá direito a agressões gratuitas contra o jornalista. Isto, inclusive, É CRIME.
      E antes que venham a falar em “liberdade de expressão”, digo que LIBERDADE não é o direito de fazer o que quer, mas o direito de escolher entre o certo e o errado.
      Todo direito tem limite. Torcedores aqui divergem, pensam diferente, brincam com o outro, secam o adversário, mas até esse limite é aceitável.
      Aqui não existem inimigos, só torcedores.
      Repudio a agressão gratuita e o desrespeito, e me solidarizo com o jornalista GRAZIANI.
      Carlos, assino em baixo suas palavras.
      EDSON

  • Robson disse:

    Não é uma diferença substancial, se não tiver competência, não importa a ordem dos mandos, nada vai ajudar.

    Fortaleza EC tem é que se impor, aqui e fora e esquecer essa regra estúpida e absurda que parece que é proibido jogar pra vencer fora de casa.

    Mas a proporção de comentários mostra bem que só há um torcedor mais ansioso do que o tricolor com esse mata-mata: o alvinegro.

    Saudações Tricolores.

    • CARLOS LIMA disse:

      Robson, da mesma forma que os mais interessados no assunto “Ceará na Série B” se permanece ou não, são dos torcedores do seu time, e principalmente você é o Ximenes
      que até fez previsões dos resultados e os cálculos necessários para saber se o Ceará continua na Série B.

      • Robson disse:

        Interesse ?

        Meu único interesse no seu time é que ele me proporciona boas gargalhadas. Nada mais engraçado que ler os comentários otimistas antes dos jogos e ver a decepção depois.

        Pode ter certeza que seu time estivesse numa zona de rebaixamento, correndo seriamente o risco de jogar uma série que, dizia-se, jamais jogaria, eu não estaria preocupado com um mata mata do rival que só começa daqui a um mês.

        Você, como sempre, nos brindando com devaneios e tolices de toda forma.

        Saudações Tricolores.

        • Felipe Alencar disse:

          Boas gargalhadas: conquista dos estaduais de 2011-2014; Campeão da Copa do Nordeste 2015 e Vice da Copa do Nordeste 2014; Integrante da Série A em 2010 e 2011; Semifinalista da Copa do Brasil de 2011…

          É, realmente, o CSC proporciona muitas alegrias. Assim como também o FEC, que leva gol nos últimos minutos em casa de Oeste, Sampaio Corrêa e Macaé e ainda implora por mais um golzinho ao CRB para não ser rebaixado à Série D. kkkkkkkkkkkkkkkkk Esse time é uma piada.

          Saudações Alvinegras, sofredor de terceira!

          • CARLOS LIMA disse:

            parabéns, pela resposta..pode ter certeza que o Robson não vai responder a sua réplica..se tivesse um buraco para se esconder ele faria isso..porque simplesmente ele não teria resposta para os dados verdadeiros que você colocou..

        • CARLOS LIMA disse:

          Robson, eu garanto que os torcedores do Ceará faz tempo que tem motivos maiores para dar gargalhdas do seu time do que o contrário. ou você estava em MARTE ou JUPITER de 2011 até 2015 ???? nesse período o Ceará foi semi finalista da Copa do Brasil (2011). foi vice campeão da Copa do Nordeste (2014) campeão INVICTO da Copa do Nordeste (2015), TETRA campeão (2011-2014).
          enquanto o teu time..em 2011 (CRB) o jogo da “vergonha” lembra ou não ??? jogadores do seu time “pedindo” aos gritos na borda do campo e dentro do campo (Carlinhos Bala ) ajuda aos jogadores do CRB, o seu time foi eliminado no mata-mata e antes do mata-mata. (Aguia de Marabá-2010 ) (Oeste-2012)
          Sampaio (2013 ), Macaé (2014) agora me responda seu Robson quem tem mais motivos para dar gargalhadas,,os torcedores do seu time ou os torcedores do Ceará. (obs: acho pouco provavel que você responda, vai preferir fazer de contra que não leu..também vai dizer o que ??? tão óbvia a resposta .ou não è ???

  • Chico Caucaia disse:

    Marcelo Chamusca, é o melhor treinador do mundo, todos estão aplaudindo, vamos aguardar o amanha…..

  • Chico Caucaia disse:

    Uma coisa é jogar serie C, com nivel baixo de qualidade, um verdadeiro suburbão da capital, tem time de suburbio melhor que alguns da serie C, imagine a qualidade deste jogadores…

  • Maxwell disse:

    Um time vencedor deve se impor onde for, dentro ou fora tanto faz. A vantagem de jogar o segundo jogo em casa e o fator renda, estádio lotado para arrecadar melhor. Quanto aos jogadores tanto faz.

  • João Ximenes disse:

    Uma VANTAGEM é uma VANTAGEM quando quem a tem, consegue transforma-la em VANTAGEM de fato !

    Esse negócio de primeiro jogo acolá ou cá, no meu entender NÃO ALTERA EM NADA quando se quer conquistar um objetivo.
    Não adianta jogar primeira lá, pra quando chegar aqui, peidar na rabichola(duas vezes já).
    Nesses últimos anos sofremos muito com essa história de decidir em casa: Oeste e Macaé, e até antes de conseguir chegar no MATA MATA(Sampaio Correa).
    Problema é que FUTEBOL se faz com: equilíbrio, fase, dia, COMPETÊNCIA.
    LEÃO DE AÇO este ano, sinto, tá mais consciente do que quer, e sabedor que pode conseguir.
    CHAMUSCA tem um objetivo – cantado em verso e prosa por ele mesmo que é subir o time -, mas esquece que não depende somente dele.

    Já ouvi treinador dizer que fez PACTO com jogadores pra ser campeão de uma fase inteira(19 jogos) quando “fôra” LANTERNA(fôna) quase toda a fase anterior; diretor/presidente falar que NÃO CAI de jeito nenhum porque “é grande”; jogador falar “não merecemos está onde estamos”; torcedor choramingar não querendo encarar os fatos, e anda dizendo que são melhores que muitas equipes que estão a sua frente; em fim… ESQUECEM que do outro lado(outros times) estão profissionais que também usam um bordão manjado no futebol: “quem trabalha Deus ajuda”, como só eles estivessem trabalhando.

    Pra que CHAMUSCA consiga o objetivo no final, ele precisa insistir em colocar na cabeça de cada jogador o que REPRESENTA um ACESSO na carreira de cada um deles.
    E no nosso caso(LEÃO DE AÇO), são poucos os jogadores que já conseguiram sentir o sabor de uma CONQUISTA importante como é um ACESSO(conseguiram o Cearense este ano),
    Ainda assim, precisa contar com: o não vacilo individual na hora “H”(goleiro Ricardo ano passado); da falta de sorte(tipo aquele chute do Sampaio Correa faltando 1 minuto pro final), onde ainda iríamos chegar pra decisão; e o MAIS IMPORTANTE de todo e qualquer argumento que se possa usar numa hora dessa… ter COMPETÊNCIA suficiente pra conseguir as vitórias(resultados) necessárias.

    Jogar primeiro lá ou cá, é só mais um dos muitos detalhes e ARAPUCAS que o futebol proporciona, mas que pra se acabar com mais esse, quase TABU(principalmente no nosso caso), nada melhor que: TERMINAR EM PRIMEIRO DO GRUPO, e DECIDIR em casa – até porque tá escrito no REGULAMENTO desde quando começou a competição -, que é pra ESPANTAR de uma vez por todas mais esta BARREIRA que tanto incomoda os TRICOLORES e deixam outros acolá com um sabor de vitória, muitas vezes mais importante que suas próprias em campo.
    Vitórias que estão a mingua este ano(ó a queda).

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

    • CARLOS LIMA disse:

      mas você fica dando um de “pai Dina`” e “secando” o Ceará.. no fundo torcendo para que o Ceará não permaneça na Série B.. me engana que eu gosto, que você não deseja isso, e que se preocupa unicamente com o seu time.

      • Felipe Alencar disse:

        Esse João Ximenes fala, fala e não diz nada. É cada comentário que mais parece um livro. No fundo, é só mais um torcedor varal, só sabe secar o adversário.

  • João Paulo disse:

    Se eu não tivesse lido essa demonstração de intolerância gratuita eu não acreditaria, ainda bem que a ciência já identificou as causas, algumas delas citadas pelo blogueiro, que aliás é mais cearense e nordestino do que muitos nativos, por tirar de letra as adversidades impostas pelo território hostil.
    Defendendo o ponto de vista do blogueiro, basta rememorar quantas vezes o Fortaleza foi eliminado dentro de casa. Apenas 100% das vezes.

  • João Ximenes disse:

    CARLOS LIMA,
    Fiz CALCULO nenhum pra nada meu caro.

    Ao contrário de você e mais uns 3 torcedores, que não conseguem escrever 2 linhas se quer, sem falar no LEÃO DE AÇO…

    EU: TENHO NADA A VER COM VOCÊS.

    Apenas retruquei uma brincadeira de um torcedor – não lembro quem -, mas nunca, em momento algum, fui ou serei de tá soltando piadas ou palavras de baixo escalão, que não faz meu gênero.
    TORÇO na minha e TORÇO pro FORTALEZA ESPORTE CLUBE.

    Agora, sem uma zoação de leve vez por outra, o futebol não sobrevive.

    Como TORCEDOR, espero que vocês visitem a Czona(que tem torcedor que merece) também, pois isso é só um ESPORTE.
    E como tal, qualquer uma equipe que esteja na disputa, tá sujeita a passear pelas DIVISÕES que as competições oferecem.

    CLARO QUE NINGUÉM QUER !
    Mas quando não dá pra evitar… BOA VISITAÇÃO !

  • João Ximenes disse:

    Só complementando pois me lembrei agora:

    Fiz mais ou menos como você, que num POST recente dizia quais os TIMES você achava, iriam passar, até AFIRMANDO, serem melhores que eles(times), na tentativa de ESCAPAR.
    Quando fiz o que você chama de PREVISÕES, fui foi generoso colocando uns “pontins” pra vocês. E olha que acertei algumas vezes, e ainda vou acertar alguns até o final.

    E AS SUAS ? TAMBÉM PODEMOS CHAMAR DE PREVISÕES ?

  • Marcio disse:

    Não tem essa de vantagem não, pois o Fortaleza perdeu pro Sport e pro coritiba decidindo fora.

  • Fernando Pontes disse:

    Carlos Lima deixe de ser hipócrita! é óbvio que nós tricolores estamos fazendo as contas e torcendo sim que vocês caiam para série C, como você também junto com toda torcida do ceará ao contrário, não estão fazendo as contas, mas sim SECANDO o Tricolor para que mais uma vez não consiga o acesso! isso é normal meu caro, pois no futebol rivalidade significa dizer que os torcedores em geral, querem mesmo que os rivais se explodam, a nós só nos resta esperar quem vai mangar de quem quando as competições terminarem! Até lá, não me venha com essa onda de bom moço, se achando, ou seja, afirmando que só nós fazemos as contas para a queda do teu time, assuma que vocês nunca estiveram tão preocupados com a grande possibilidade de que isso venha a acontecer!

    • CARLOS LIMA disse:

      Fernando Pontes, a diferença é que nos ultimos 4 anos a unica alegria que os torcedores do seu time tinha, era de torcer contra o Ceará. porque não ganhavam nem a Copa Fares Lopes. se não vejamos, em 2011 (Semi -final da Copa do Brasil- Ceará x Coritiba) em 2014 (Final da Copa do Nordeste- Ceará x Sport) em 2014 (quartas de final da Copa do Brasil- Ceará x Botafogo ) em 2015 (Final da Copa do Nordeste Ceará x Bahia ) sem falar na final do Estadual (2011, 2013)

  • EDSON LIMA disse:

    Gostaria de lembrar uma coisa: na final da Série B de 2002, o Fortaleza fez o primeiro jogo em casa contra o Criciúma e venceu bem, foi 2×0. Vinícius e Finazzi eram nossos atacantes.
    Na volta, foi aquela pressão em Criciúma, árbitro tendencioso, quebraram o Juninho com 10 minutos de jogo (o melhor jogador do meio de campo do FEC) e perdemos o título. Fomos vices, mas quem viu o jogo sabe a sacanagem que foi contra o Fortaleza, assim como o Ceará foi injustiçado contra o Grêmio em 1994, verdade seja dita.
    Então, tudo é muito relativo. Precisa jogar bem lá e fazer gols lá pra decidir com calma aqui.
    Acredito na competência, concentração, capacidade de ação e reação, foco e muita entrega em campo.
    Vai dar tudo certo. Time bom ganha até na areia da praia.
    Bora Leão!

  • EDSON LIMA disse:

    AH, só mais uma coisa: Santinha meteu chiba: 2×1.

  • João Ximenes disse:

    CARLOS LIMA,

    E já ACERTEI mais um:

    Santa Cruz 2 X 1 Vocês.

    Só reforçando o que você disse, naquela história da “C”:

    Olhe a data que fiz o que você chama de PREVISÕES, que você vai constatar que também foram feitas bem antes do que você acha o time ideal(dos jogadores que chegaram).

    Vamos ser CONSCIENTES E COERENTES uma veizinha ?!

    Um abraço.

    • CARLOS LIMA disse:

      contra 11 jogadores um árbitro e um bandeirinha dentro de campo favorecendo o time da casa, nem o BARCELONA ganha de outro adversário. e pode olhar que eu coloquei esse jogo contra o Santa Cruz..que o Ceará provavelmente perderia o jogo. só não imaginava que seriamos “garfados”..

  • João Ximenes disse:

    A gente sabe que no FUTEBOL, temos é de vencer os jogos.

    Arbitragem erra aqui, favorece ali(ou vice verso).
    Quem ainda não foi FAVORECIDO.

    Se bem que ainda acho: o gol “anulado” contra o Santa Cruz, pra mim, não houve erro do bandeirinha.
    O atacante se jogou na bola quando tava com a perna entre o goleiro e o zagueiro que, se não toca na bola o zagueiro teria evitado o gol com certeza.
    É um lance muito difícil, mas a linha da área taí pra ajudar a tirar a dúvida.
    BANDEIRINHA tem visão de lince.
    O primeiro(do penalte) aconteceu o impedimento com certeza, e era o outro bandeirinha e não o mesmo.

    Sai na urina !!!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =