Elogiei o Flamengo na derrota para o Sampaio, na primeira rodada da Copa do Nordeste. O time se mostrou veloz, ofensivo, perdeu gols demais e deu sinal que poderia complicar o Ceará. Resultado final: 5×0, com uma atuação desastrosa do sistema defensivo do time de Athirson.

Mas, curiosa e paradoxalmente, quem foi o melhor em campo? Everson. De novo, um monstro, com cinco defesas fundamentais. O goleiro do Ceará, especialmente no primeiro tempo, fechou o gol. O alvinegro cedeu espaços demais e, por mais que o placar engane, passou longe de atuar bem defensivamente. É um problema que não pode ser escondido pelo resultado, sob pena de prejuízo grande lá na frente.

No ataque, o mérito do Ceará foi entender a marcação alta da defesa do Flamengo-PI. A tática europeia pode até dar certo, mas com jogadores de qualidade e o que se viu foi um festival raro de falhas absurdas e até constrangedoras. Até a torcida alvinegra não se sentiu à vontade para comemorar tamanha a ingenuidade do adversário.

Alex Amado, Fernandinho, Cametá e Bill se destacaram, mas com as ressalvas necessárias pelo parâmetro do rival. Os laterais simplesmente atuaram sem marcação. Uma coisa impressionante. Com Biteco machucado, entrou Emanuel Biancucchi e não foi mal, mostrou categoria em lances importantes, deve ficar no time.

A equipe de Lisca agora tem dois jogos seguidos contra o Sampaio de Chamusca. Serão duelos interessantes demais, aposto nisso. Não supervalorizar o 5×0 e comemorar na medida certa, olhando os erros defensivos e ajustes necessários no meio-campo, são essenciais para o Ceará. O senso critico é vital nesses casos.

 

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles