Futebol do Povo

Ceará e Fortaleza: após 16 jogos na temporada, como avaliar os trabalhos realizados?

1332 34

O Alvinegro entrou em campo mais cedo no PV nesta quarta-feira e empatou sem gols com o Uniclinic, sua terceira partida na segunda fase do Campeonato Cearense.

Já o Tricolor fez a sua estreia na Copa do Brasil e empatou por 1 a 1 diante do Imperatriz, atuando fora de casa.

Ambos agora têm 16 jogos na temporada. O Ceará fez 11 pelo estadual e cinco pela Copa do Nordeste, todos com Lisca no comando. Já o Fortaleza entrou em campo 10 vezes pelo estadual, cinco pela Copa do Nordeste e uma vez pela Copa do Brasil. Marquinhos Santos substituiu Flávio Araújo e já dirigiu a equipe em três oportunidades.

Que balanço fazer até aqui? O que funcionou? O que precisa ser corrigido? Quais as forças e fraquezas dos elencos?

O espaço do comentário está aberto.

Recomendado para você

34 Comentários

  • gago disse:

    Acho que os times subestimam partidas consideradas fáceis. O Leão, por exemplo, só se empenhou mesmo contra o sport e no Clássico Rei. Mas isso não é certo, porque tem que jogar bem sempre.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

  • REI LEÃO disse:

    O Rei Leão empatou lá no Maranhão, mas poderia ter ganho. O time tava cansado e achou que ia pegar moleza. Meu fi, dentro de casa todo mundo engrossa o pescoço. O canal é que tá se liscando todinho.

  • a. dos s. disse:

    os torcedores “brucutus” e “perebentos”, com uma perseguição vil e desproporcional, acabaram com uma opção de ataque que o vovô tinha: um abridor de defesas; o que mais sofria ou cavava penaltys e faltas perigosas e, o mais eficiente finalizador, já que não perdia tantas chances como bill e rc.

    nem preciso falar o nome do atleta, que era torcedor; duvido que continue sendo, ante as injustiças que sofreu e sofre. –

  • zizi disse:

    Problema do Fortaleza são algumas peças que faltam e umas que nem era p está ali, pois o treinador que chegou é bom, mas precisa de um elenco mais qualificado para trabalhar. No caso do Ceará, tem um elenco bom que precisa tb de algumas peças, mas esse Lisca ta se perdendo pela sua teimosia.

  • João Ximenes disse:

    FALO DO LEÃO DE AÇO !

    Que balanço fazer até aqui?
    LEÃO DE AÇO tem de ser dividido em duas partes: SAPIN / MARQUINHOS
    1. SAPIN chegou com uma moral infernal; recebeu carta branca total; INDICOU jogadores mas não soube trabalhar com eles; ganhava os jogos mais pelas camisas que pelo futebol dentro de campo. OU SEJA, fez uma LAMBANÇA do tamanho de seu CURRICULUM(rei de acessos) e PAPOCOU.
    2. MARQUINHOS SANTOS chegou, assistiu ao primeiro jogo do mesmo time do SAPIN das cabines, que foi armado pelo JORGE VERAS; gostou do que viu, PELA ORGANIZAÇÃO conseguida pelo JORGE; foi humilde e comprou o sistema de jogo empregado pelo JORGE; mostrou pros jogadores que dentro das limitações de cada um, o sistema tinha de ser esse, e não uma correria “desenfreiada” e uma desorganização tática “sem precedente” como era antes.

    O que funcionou?
    SAPIN… nada !
    MARQUINHOS… TUDO. Até aqui.

    O que precisa ser corrigido?
    Depois do jogo de ontém, precisa que MARQUINHOS volte a conversa com os jogadores, pegue o vídeo do jogo, e mostre pra eles que não PODEMOS voltar ao que era antes.
    Jogo de ontém vi uma DESORGANIZAÇÃO não vista nesses três últimos jogos(Guarany, Sport e Eles LÁ).
    BERNA não pode ser capitão pois é muito afobado; EDIMAR não dá pra lateral e se duvidar nem pra zagueiro; MAX precisa baixar a bola dele(tava cagando o pau. Foi substituído e saiu balançando a cabeça); PIO precisa baixar a bola(tá igual o começo do ano passado).

    Quais as forças e fraquezas dos elencos?
    LEÃO DE AÇO, desde o ano passado é FORTE pelo lado esquerdo, e MARQUINHOS tem peças pra fazer a mesma coisa pelo outro lado também.
    Com a entrada de um lateral lateral(Willian Simões), ficamos mais fortes ainda, pois ganhamos três jogadores que se revezam por aquele lado(Willian, Jean e Everton).
    Quando com o SAPIN tínhamos um JEAN improvisado, fazendo com que EVERTON se desdobrasse em todos os jogos(não sei como não estourou).
    Hoje, MARQUINHOS fixou o lateral, levou Jean pro meio e Everton continua lá do mesmo jeito.
    FRAQUEZA é justamente o nosso outro lado. MARQUINHOS precisa dá moral pro MOACIR pela lateral, fixar FELIPE ou GUTO na frente da zaga juntamente com CORREA e DUDU que, de momento, tá vivendo bom momento, e fazer com que ambos joguem como aquele primeiro jogo contra o Guarani(Guto com Dudu a sua frente e Correa a frente de Dudu).
    Fazendo assim, não sentiremos o nosso GRANDE CALO dos últimos anos: A FALTA DO MEIA meia. Aquele jogador que pense e dite o ritmo de jogo ditado quando os três citados jogavam COLETIVAMENTE, e não querendo resolver a parada sozinhos.

    FATO é que LEÃO DE AÇO cresceu nos 3 últimos jogos, e esse da Copa do Brasil(ontém), deve servir pra MARQUINHOS retomar a CONVERSA PÉ DE ORELHA com os jogadores, pois se faz necessário a TENTATIVA de manutenção do PADRÃO DE JOGO encontrado e mostrado pelo JORGE VERAS, e que ele(Marquinhos) com humildade, comprou e decidiu por em prática.

  • Caio Luis disse:

    Ceará tem um bom elenco, carente de algumas peças claro, mas Lisca não conseguiu formar um time consistente e regular. Quando de sua chegada ele também jogava com 3 volantes (JM, BARAKA, RICARDINHO) e um meia de criação, WESCLEY, a grande diferença é que o antigo camisa 8 que sabia jogar e marcar, até agora as atuações de JM E BARAKA tem sido semelhantes as de 2015, mas antes eles só precisavam marcar por conta das circunstâncias, já nesse inicio de ano o time precisa de poder de criação para o bom ataque que tem, e isso não vem acontecendo. Não acredito que sacrificar um atacante pra jogar com 2 pontas resolva o problema mas é uma possibilidade a ser testada, a grande questão é, o Ceará só tem 3 tiros no cearense, e devem ser certeiros. Detalhe, Richardson não pode ficar de fora desse time.

    Atenciosamente,
    Caio Luis
    @speedcaio

  • Matheus disse:

    Só espero que o “doido” continue, quem não se diverti vendo os chiliques e cambalhotas na beira do gramado.

  • carlos disse:

    Eu acho que já está na hora, do treinador lisca trabalhar melhor a equipe que ele vem colocando em campo, outra vez o que se viu foi a velha bola sendo alçada na área do adversário sem minima vergonha, como se fosse o time pequeno o ceará não soube sair da marcação imposta pelo time uniclinic, que com um jogador a menos foi tratando de se defender, quando o ceará botava um atcante ele botava ou zagueiro ou um volante e assim foi esse jogo monotono até o fim.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Sobre o Ceará,vamos falar de cearense : vamos ter que lutar com o que temos,pois reforços não podem mais ser contratados …
    Não sou a favor de demissão de treinador por 3 resultados negativos. Mas é preocupante constatar que Lisca perdeu o dominio do grupo,que além de estar cego quanto às disposições táticas,parece que também perdeu a capacidade de mexer no psicológico dos jogadores…Esse elenco possui deficiências ,obvio,mas não a ponto de ter que passar por pressão no camp cearense…O nosso presidente também é muito conivente. Tem que ser mais energico,cobrar como se deve nos bastidores,nos treinos,nos vestiários,fazer o jogador jogar pela camisa …É muita moleza e displicência em campo …
    Outra coisa : falta lideranca em campo. Não temos aquele jogador que no momento da dificuldade,chama o grupo no meio campo,que brada,que grita…Isso também faz a diferença…
    Pode ate ser besteira pra alguns,mas ter jogadores -torcedores no clube faz uma diferença danada…O FEC atual tem Everton,Sobralense,Dudu cearense que ja afirmou que a familia sempre foi afeita ao clube…O ultimo caso no Ceará foi Mota! Dava gosto vê-lo atuando,sempre empurrando os companheiros,dando a vida nos classicos…Então é basicamente isso,Graziane. Além dos ajustes nas escalações e na forma tatica de jogar,falta so elenco um pouco mais de garra e faca nos dentes,aquela vontade e fome de ganhar ,o que propicia o poder de decidir nas finalizacoes…
    O futebol não perdoa,se o Lisca não ganhar o próximo jogo sua situação ficara insustentável!

  • Emilio disse:

    Prezado Graziane,

    Ontem estive pessoalmente em Imperatriz e o que vi foi um Fortaleza totalmente desorganizado em campo, com características daquele mesmo Fortaleza que estava jogando antes do jogo contra o Guarany de Sobral.

    Na verdade todo o sofrimento na partida se deve ao Péssimo momento vivido pelo zagueiro Lima (Anda falhando d++++);

    A ruindade do volante Juliano, que até tem certa habilidade, mas joga em marcha lenta sempre.

    ao individualisto do Pio, que já vem ficando claro a tempos (O cara não joga para o time, apenas pra ele ficar dando aqueles chutões do meio do campo).

    Porém, o principal fator foi o time ter jogado sem laterais, Edmar, coitado! De zagueiro já é ruim, imagina de lateral.

    E Willian Simões já vem mostrando que é fraquíssimo no apoio ofensivo.

    O time chegou à linha de fundo uma vez, e foi o lance do gol.

  • Valterlan disse:

    O time do kanal ta se especializando em segurar a lanterna.

  • Theo disse:

    E os 2 jogos do Fortaleza da Taça dos Campeões cearense? Fica 18 jogos

  • Bolsonaro disse:

    Deixem o “doido” trabalhar.

    Não vai ter golpe no vozaum seus coxinhas..

  • Jorge Alexandre Araújo Dias disse:

    Considero o Lisca um treinador motivador, guerreiro, vibrador, ideal para situações críticas, como a que o Ceará viveu no final do ano passado! Realmente era indispensável um treinador assim! No entanto, acredito que numa situação de normalidade como a que (ainda) vivemos, talvez fosse necessário um treinador com mais visão e estratégia de jogo, com mais opções de esquemas e variações, mais estudioso do futebol moderno! Não vejo essas qualidades no Lisca! Vejo-as no Marquinhos Santos no Sérgio Soares ou no Hemerson Maria! Talvez seja o momento do Robinson analisar friamente a situação é arriscar! É a minha opinião!

  • CARLOS LIMA disse:

    confirmando o que eu já havia comentado aqui nesse espaço,de que o Futebol Brasileiro está nivelado por baixo o Confiança de Sergipe
    que se encontra na Série C, venceu ontem o Flamengo pela Copa do Brasil.

    hoje em dia um time que se encontra na SÉRIE D ou SÉRIE C, pode vencer um time
    que esteja na SÉRIE B ou SÉRIE A. portanto nenhum torcedor pode achar que o seu time vai
    vencer um Imperatriz, um Vitoria da Conquista, Maranguape , Uniclinic, etc..sem dificuldades.

  • CARLOS LIMA disse:

    a vantagem de se jogar o Estadual antes do inicio da Série B, é porque podemos avaliar a capacidade do time. e o CEARÁ está mostrando que com o elenco atual não tem condição de se quer chegar próximo de conseguir o acesso. precisará de pelo menos umas 6 contratações, de zagueiros, Laterais, e mais um meia armador.

  • Barbosa disse:

    Tô notando uma calmaria enorme por parte da turma da carroça do canal.Que bom que eles estão ficando mais humildes. Ou então é pêia nos couro mesmo que acalma. Kkkkkkkkkkkkkkkk

  • gago disse:

    Calma galera tricolor, aqui dentro de casa o nosso Leão de Aço vai vencer fácil o imperatriz e vai enfrentar o flamengo/Rj na outra fase. Mas o confiança venceu a primeira partida contra o flamengo em casa. É bom lembrar.

    Contra o flamengo o Castelão tem que dar muito mais espaço para a torcida do Leão. É brincadeira a divisão de espaço no Castelão. Fica a torcida espremida e do outro lado metade do estádio vazio. Maior burrada.

  • Damasceno disse:

    Prezado FG e internautas, bom dia.
    No meu modo de ver independente de campanhas o que se vê é que os dois times estão muito aquém do que seus adeptos esperam.
    O meu Fortaleza, pelo calvário de serie c,não se sabemos o que pode ser um time ideal principalmente depois do ano passado em que conseguimos quase tudo.
    Mas faltou o principal.
    Já o kanal , está caminhando célere para a série c,pois além do time ser mal treinado o elenco é fraco até para o campeonato cearence, imajina para a serie B.
    Portando pra o Fortaleza, pelos vistos podemos ir até como quase sempre vamos até a porta de entrada da série B,principalmente com a chegada do novo treinador, se vamos passar ou não só o tempo vai dizer.
    Quanto ao kanal , o sofrimento vai ser muito grande pois as expectativas são desproporcionais a qualidade do time.
    Como já frizei em um outro post,se não mandar metade do time embora e o tal doido,este ano o rebaixamento é certo.
    Futebol é tendência e a indicação foi dada ano passado e está se confirmando este ano .
    ST

  • Robson disse:

    O que resta evidente no desempenho tricolor nesses 16 jogos pode ser resumido em poucas palavras: precisamos de reforços.

    Fica claro que o elenco atual é insuficiente para alimentar maiores pretensões em qualquer torneio disputado, exceto talvez o velho e manjado estadual.

    O problema é que no pici, há uma estranha mania em entender “reforço” como qualquer perna de pau disponível e financeiramente acessível.

    Obviamente, não é este o tipo de reforço que nos levará a maiores aspirações. Falo de qualidade e quantidade: há necessidade de, no minimo, 4 jogadores que cheguem e vistam a camisa de titular.

    Saudações Tricolores

  • Robson disse:

    E o aspirante a Beto Barbosa do kanal disse, após o empate com o Uniclinic, que vai “rever conceitos” e “realizar mudanças”.

    Tratando-se de um técnico, mais conhecido pelas performances coreográficas à beira do gramado, há que se perguntar que ” mudanças de conceito serão essas” ?

    Será que vai trocar a lambada por algo mais clássico como valsa, sapateado ou balé ? Ou será ainda mais radical e brindará a todos com algo mais exótico como “dança do ventre”, para delírio e aplauso do kanelal.

    Sim, por que até agora, o “créu”, quem dançou foram os adversários.

    ” dançando lambada ê, dançando lambada lá, dançando lambada ê, dançando lambada”.

    Hehehehehehe…

    Saudações Tricolores.

  • Pedro Ernesto Serpa disse:

    Sobre o Fortaleza, creio que o trabalho de Flávio Araújo não estava dando certo principalmente por causa das lesões de grandes atletas. Contudo, Marquinhos Santos soube aproveitar melhor o material humano que se encontrava disponível e encontrar uma formação que fosse suficiente para a superação dos 2 grandes últimos adversários enfrentados pelo Fortaleza.

    Como um todo, o trabalho apresentado pelo time do Fortaleza está bom, apesar da classificação ameaçada na Copa do Nordeste. Entretanto, para a Série C, creio que há necessidade de reforços, principalmente de um lateral-direito e um zagueiro canhoto.

  • Marcos disse:

    O Chico Caucaia tá sumido ou é impressão minha?

  • VOZAO disse:

    deixem o doido trabalhar coxinhas kkkkkkk

  • Raimundo Soarez disse:

    Gostei do jogo e da vitória do nosso Tricolor de Aço, mas perderam muitos gols, arre ég_ _. Até o Anselmo, o Homem de Aço, perdeu pênalti. O Éverton gosta mais de fazer gols contra a carniça do canal imundo e em jogos importantes, tá perdoado, mas é bom ter mais um pouquinho de capricho na hora do arremate. O Lima chutou de cabeça aquele golaço; o Jean Mota fez um gol lindo demais, esse menino joga mesmo.
    TÔ FELIZ!
    TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL!

  • Barbosa disse:

    A postagem agora é mensal?
    Muita água já rolou debaixo da Ponte e não muda esse post. O FG tá de férias?
    Faz falta suas postagens atualizadas com suas críticas acústicas.

    Estava em São Paulo, trabalhando em outras missões para o Grupo O POVO.
    Eu deveria ter avisado aqui.
    FG

  • Barbosa disse:

    Críticas cáusticas.

    • antonio dos santos disse:

      saiu um post, agora a pouco, e foi retirado. E as críticas podem ser acústicas também.

      Foi retirado porque não é proibido retirar. O artigo publicado estava em construção e o sistema o publicou antecipadamente. Simples.
      FG

  • julio rocha disse:

    Também tô sentindo falta da nobre presença do FG.
    Vamos aguardar, então

  • FABIANO disse:

    Tô gostando de ver meu LEÃO DE AÇO deslanchando nos Campeonatos que está participando, mas ainda perde muitos gols. Faz três anos que o nosso tricolor faz isso com a gente, perder gols fáceis. Lembrando que na série C não tem perdão, não pode perder gols fáceis, não. Principalmente no mata mata.
    Minha gente, treinar individual e coletivamente. Individual, chutes a gol e coletivamente passes, faltas e jogadas ensaiadas.
    FORTALEZA, QUERIDO E IDOLATRADO, ESTÁ SEMPRE GUARDADO DENTRO DO MEU CORAÇÃO!

  • REI LEÃO disse:

    O REI LEÃO está ótimo, maravilhoso. Mas pode melhorar mais, né? Falta dar uma goleada em algum time. Tomara que seja no arrogante e imundo canal.
    SALVE O REI LEÃO!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =