rafael

A vitória do Ceará sobre o Londrina por 1 a 0, nesta terça-feira, mostrou mais uma vez um Rafael Costa decisivo. Foi dele o gol da terceira vitória seguida da equipe na Série B, que agora soma 13 pontos e está na sexta colocação, grudado no G4. Foi uma partida atípica pelo histórico do alvinegro até então na competição. Não sofreu gol – apesar do Londrina ter tido oportunidades – e marcou apenas uma vez, em que pese a equipe também ter tido outras chances.

Rafael Costa chegou aos 15 tentos na temporada em 23 partidas, média excelente de 0.65 por jogo. Com esses números ele está entre os jogadores que mais marcaram na temporada atuando no futebol brasileiro, brigando com Anselmo, do Fortaleza, que tem 18; Rodrigão, agora no Santos, também com 18; Bruno Rangel, da Chapecoense, com 17; Nando, do ABC, com 16; Kleber Gladiador, do Coritiba,  com 16 e Nenê, do Vasco, com 15.

Rafael é o maior salário do Ceará e tem assumido esse protagonismo. Não há ninguém no elenco com seu talento. Ele precisou de 13 jogos para marcar seus 15 gols nesta temporada, ou seja, deixa sua marca de forma decisiva e não concentra tudo em poucas partidas. Em apenas duas oportunidades ele fez dois gols e em 11 marcou uma vez. E, claro, saiu de campo sem balançar as redes em 10 partidas.

No total, o jogador entrou em campo sete vezes pela Série B,  sete pelo Campeonato Cearense, seis pela Copa do Nordeste e três pela Copa do Brasil. Sua efetividade é seu trunfo e se não ficasse tantas vezes impedido certamente teria aproveitamento ainda maior.

As vítimas de Rafael, times e quantidade de gols:

Guarany de Sobral (2), Uniclinic (2), Joinville (2), Sampaio Corrêa (3), Fortaleza, Maranguape, Flamengo-PI, Santa Cruz, Paysandu, Londrina

 

 

 

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles