Futebol do Povo

Ainda com desfalques no setor, Fortaleza estuda ocupar meio-campo com diversidade de volantes

930 28

Por André Victor Rodrigues

Um dos principais objetivos no cotidiano do Fortaleza é zerar o Departamento Médico. Especialmente porque, nos últimos tempos, por lá estiveram peças importantes para a formação titular comandada pelo técnico Marquinhos Santos. O time sentiu ausências em campo na disputa das últimas rodadas da Série C. Para o próximo jogo, domingo, 3, contra o ASA, o Leão terá retornos importantes de Lima e Juliano. Contudo, o meio-campo ainda inspira cuidados pela carência de meias de ofício.

Sem contar com Éverton e Daniel Sobralense, o Tricolor do Pici treina novas opções para escalar os 11 jogadores principais para buscar a retomada da liderança do Grupo A. A última delas consistiu na escalação de um time com quatro volantes na meia por Marquinhos Santos.

Nos treinamentos da última quarta-feira, a equipe titular foi lançada no Estádio Alcides Santos com: Ricardo Berna; Felipe, Lima, Edimar, Willian Simões; Corrêa, Juliano, Pio, Rosinei; Juninho e Anselmo.

A aposta se baseia na diversidade no perfil de volância contida no elenco tricolor. Se as tentativas de resolver com opções de velocidade, como Leozinho, ou de suporte ofensivo, como Clebinho, não deram muito certo nas duas últimas rodadas, a proposta agora deve se fincar em devolver a consistência na marcação e contra-ataques.

Para isso, há um volante referência na contenção (Juliano), o bom início da saída de bola (Corrêa), a experiência para manter mais a posse (Rosinei) e o poder de chegada na área (Pio). Num campo de resoluções que ainda não ocorreram neste time desfalcado, parece uma boa alternativa para a comissão técnica arriscar. “Encher o time de volantes” não necessariamente é ligado a algo ruim. Em especial neste caso, explorar a boa qualidade técnica e disciplina tática das peças citadas é investida válida.

Ao longo dos treinamentos, as substituições indicaram a variação desta base com os volantes: Leozinho entrando na vaga de Corrêa, Railan no lugar de Felipe e Maranhão para substituir Juninho. Simulação de uma possível correção, caso ao longo da partida seja necessário impor proposta de jogo mais vertical e de surpreender a marcação do adversário.

Com 11 pontos em seis jogos, o Fortaleza é vice-líder do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Faz diante do ASA, no Castelão, próximo domingo, às 18 horas, confronto direto que pode devolvê-lo ao topo da tabela. E, visto que já são duas partidas sem vencer, três pontos significam trazer de volta ao Leão o rumo da estabilidade. De preferência, com novas formas eficientes de se portar em 90 minutos.

Recomendado para você

28 Comentários

  • Gigante Cristovao querendo a redenção atraves do ativismo LGBT disse:

    Sei não, parece que o leao deu uma desandada nos ultimos jogos. Espero que esse nosso sofrimento acabe esse ano ave maria, ninguem merece tantos anos de serie c no juizo! Saudacoes Tricolores!

  • Valterlan disse:

    Por mim eu deixava o Correa no banco de reservas, ele tá deixando a desejar, o meio de campo serie Felipe, Juliano, Guto e Rosinei, e colocando o lateral direito Raylan de titular

  • Carlos Lima disse:

    o sistema (1-10 ) do Marquinhos é exatamente isso : em primeiro lugar marcar, em segundo lugar se defender, em terceiro lugar não perder, e em quarto lugar se por um acaso acontecer
    uma vitória, melhor ainda .

    quando jogavam o Jean Mota, Eversson, Dudu, e o Felipe.. conseguiam se segurar atrás,
    o jogo inteiro levando pressão do adversário, então em 2 ou 3 contra ataques, faziam os
    gols e venciam os jogos.

    o problema desse sistema (1-10 ) é quando o adversário (ABC, River ) jogam atrás e
    se fecham, não dando espaços para os contra ataques..e principalmente quando o adversário
    tem uma ataque rápido (ABC) e consegue explorar os espaços deixados pelo time do Liaum

    o Marquinhos não sabe jogar contra adversários que se fecham, que não dão espaços, e ainda pior quando esse adversário tem atacantes rápidos e que aproveitam o contra ataques

    o sistema (1-10) é o Berna ou o seu reserva, e mais 10 jogadores na frente da grande área.

  • João Ximenes disse:

    PIOR que essa sua teoria: “Encher o time de volantes” não necessariamente é ligado a algo ruim.”
    Só essa que lí hoje no Diário: “A principio, alguém poderia pensar que serão 4 volantes: Correa, Juliano, Rosinei e Pio. Entretanto, o último deverá atuar como MEIA pela direita e os outros revezarão nas funções ofensivas e defensivas.”

    CARAS(s)… PAREI !

    São VOLANTES e VOLANTE é VOLANTE.
    Daqui a pouco pra tentar justificar esse absurdo, vão colocar um monte de ATACANTES(vamos usar o mesmo número de 5), e vão alegar: “parece que vamos ficar desguarnecidos, mas não ficaremos, porque é um atacante na área, outro fazendo a meia armando as jogadas e os outros 3 fazendo a marcação”.

    MEU DEUS !

    Ó,
    Esse lateral RAILAN e o meia NATAN e mais os ATACANTES que estão a disposição só podem é serem ruins demais(mas não faz sentido visto que foi MARQUINHOS que indicou Railan pra lateral e Natan pra meia pelo menos, que são as duas posições que tão causando esse desmantelo).

    LEÃO DE AÇO vai “prun” jogo dentro de casa com 5 volantes: Felipe na lateral, Correa, Juliano, Rosinei, Pio; 2 zagueiros: Lima, Edimar; 1 LATERAL lateral meia boca: Simões; 2 atacantes: JUNINHO meia boca e mais ANSELMO que vive isolado na frente.

    Mais…
    “Em especial neste caso, explorar a boa qualidade técnica e disciplina tática das peças citadas é investida válida.”

    Não vale o risco, pois o time CARECE é de quem ARME AS JOGADAS. Faça a bola chegar a frente sem a necessidade do ANSELMO tá ficando ISOLADO na frente, além de tá voltando até a lateral pra tomar a bola e correr com ela até a área pra fazer o gol.
    Na hora que errarem o passe, ou quando não estivermos com a posse da bola, mais que nunca o time, POR CARACTERÍSTICA INDIVIDUAL, vai recuar mais ainda, e TOME SUFOCO.

    É preferível entrar com a formação desta “possível correção” citada por você: Leozinho entrando na vaga de Corrêa, Railan no lugar de Felipe levando-o pra volância e, metendo o Maranhão num dos muitos volantes e não só para substituir Juninho, e, caso não venha a dar certo, mete essa “carrada” de volantes.

    PIOR… essa “carrada” de volantes, nenhum marca. TODOS SÃO DE SAIR PRO JOGO.
    E o GUTO(único marcador deles) porque não pensaram nele também ?

    LEÃO DE AÇO vive levando SUFOCO o jogo todo, e com essa BARBÁRIE, não vai ser diferente.
    5 VOLANTES… MARQUINHOS deve tá com febre.

    INACEITÁVEL !

    Cadê o presidente deste Clube que não mete o dedo num ABSURDO desses ?!

    Cara é tão SIMPLES: Berna; Railan, Lima, Edimar, Simões; Felipe, Juliano, Pio, Natan; Maranhão(Leozinho), Anselmo.

    MEU DEUS !

    • Amaury disse:

      Vejam o que ocorreu ontem, no sistema covarde ou o tal 5-4-1 com quatro volantes o time levou um vareio de bola no primeiro tempo e 1 a 0 foi pouco, foi só mudar para o simples e objetivo 4-3-3 que virou o jogo e poderia ter feito mais se não continuassem a perder tantos gols como sempre. Marquinhos é cego? o clube não tem comissão técnica?

  • João Ximenes disse:

    NOTÍCIA FRESQUINHA:

    “EVERTON TREINA E DEVE REFORÇAR O FORTALEZA NO JOGO CONTRA O ASA”

    PÔ! só uma grande notícia dessas pra EVITAR uma BARBÁRIE de time que especulam iria pra esse jogo.

    Berna; Railan, Lima, Edimar, Simões; Felipe, Juliano, Pio, Everton; Maranhão(Leozinho), Anselmo.

    1 goleiro; 2 laterais, 2 zagueiros; 3 volantes; 1 meia; 1 meia atacante; 1 atacante.

    Assim tá mais parecido com um TIME DE FUTEBOL.

  • GABRIEL disse:

    Tô com o Valterlan. Acho que o Correa será ótimo treinador da base do LEÃO DE AÇO.
    Felipe é o dono da 5, Lima vai ser novamente o Capitão. Na lateral direita, um lateral direito. O Juliano volta, juntamente com o Éverton. Na lateral esquerda o bruno ou o Simões mesmo. No ataque é o Daniel Sobralense e o Anselmo.
    O MAIOR TIME DAS SÉRIES C E B TEM QUE SUBIR. LEÃO DE AÇO, MORRO POR TI!

  • GABRIEL disse:

    Tô com o Valterlan. Acho que o Correa será ótimo treinador da base do LEÃO DE AÇO.
    Felipe é o dono da 5, Lima vai ser novamente o Capitão. Na lateral direita, um lateral direito. O Juliano volta, juntamente com o Éverton. Na lateral esquerda o bruno ou o Simões mesmo. No ataque é o Daniel Sobralense e o Anselmo.
    O MAIOR TIME DAS SÉRIES C E B TEM QUE SUBIR. LEÃO DE AÇO, MORRO POR TI!

  • Barbosa disse:

    Realmente o Corrêa tá uma barata tonta em campo. O Juliano deve entrar no lugar dele com o apoio do Felipe e do Guto.
    O LEÃO DE AÇO tem que voltar a vencer e o canal?………. o canal que se exploda.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Marcos disse:

    Sinceramente, cabeça de treinador é algo que não se entende mesmo!
    O cara pede um lateral de ofício, Railan, a diretoria atende seu pedido, e, simplesmente, esse atleta mofa no banco de reservas…
    Por qual razão trazê-lo, então?
    Ele é tão ruim assim?
    Que mancada, hein, Marquinhos?

  • Marcos disse:

    Sinceramente, cabeça de treinador é algo que não se entende mesmo!
    O cara pede um lateral de ofício, Railan, a diretoria atende seu pedido, e, simplesmente, esse atleta mofa no banco de reservas…
    Por qual razão trazê-lo, então?
    Ele é tão ruim assim?
    Que mancada, hein, Marquinhos?

  • Jr. Leão disse:

    Formação ideal para o Fortaleza nos próximos jogos quando todos estiverem com condições de jogo: Berna, Felipe, Lima, Edimar, Willian Simões, Guto, Juliano, Pio, Everton, Clebinho e Anselmo.

  • Jr. Leão disse:

    Formação ideal para o Fortaleza nos próximos jogos quando todos estiverem com condições de jogo: Berna, Felipe, Lima, Edimar, Willian Simões, Guto, Juliano, Pio, Everton, Clebinho e Anselmo.

  • Jr. Leão disse:

    Formação ideal para o Fortaleza nos próximos jogos quando todos estiverem com condições de jogo: Berna, Felipe, Lima, Edimar, Willian Simões, Guto, Juliano, Pio, Everton, Clebinho e Anselmo.

  • FABIANO disse:

    O Fortaleza tem que ter várias opções de jogadas para enfrentar diversas situações.
    Marquinhos Santos, vamos continuar a luta para subir o Leão.
    Saudações Tricolores.

  • Carlos Lima disse:

    esse sistema de jogo (1-10 ) do Marquinhos Santos não funciona, sem que ele tenha um elenco de qualidade. não adianta ter 3 ou 4 jogadores apenas, tem que ter um elenco. por isso tem que ir falar
    com o Jorge Mota e pedir umas 10 contratações, do goleiro até o ataque.., quem sabe fazer umas FEIJOADAS e uns BINGOS para conseguir arrecadar dinheiro para pagar essas contratações.. ou fazer umas campanhas de DOAÇÕES nas rádios e jornais da nossa capital.

    com William Simões , Helinho , Edmar. etc.. vocês estão ferrados. !!

    • Marcelo Maia disse:

      O Fortaleza tem o melhor elenco do futebol cearense. Prova disso é que é o atual bicampeão do estado. Mas nunca é demais reforços.

      Saudações Tricolores!!!!

    • Valterlan disse:

      Carlos Lima que tal fazer essa mesma sugestão de feijoadas e bingos para o Robson de Castro, pois ele vive chorando nas radios e tvs, que o milionário time do kanal tá sem dinheiro e pode atrasar a folha, e não venha com esse negocio de grande publico, pois acho dificil, quem sabe no jogo contra o Vasco, mas não vai amenizar as contas do Rico time da avenida joão pessoa

  • Minigod disse:

    Vamos meu leaozim de açucar! Anão cearense quero minha camisa nova do leao! Ta avisado!
    Saudações tricolores!

  • Galego disse:

    Finalmente a galera tá vendo quem realmente é o jogador Correa. Vou mais além! Bota o Juliano na lateral esquerda, pois foi com ele nesta posição que o Fortaleza detonou o Sport aqui em Fortaleza. O William Simões deve ter um santo muito forte lá no pici. Alô diretoria, contratem um goleiro pelo amor de Deus!

  • Marcelo Maia disse:

    Nesses jogos, quem fez mais falta foi juliano. As equipes de Marquinhos Santos, e as demais do Brasil sempre preferem povoar o meio campo e ganhar esse setor. Geralmente é ali onde as coisas nascem, tanto por bem quanto por mal. O esquema de jogo com duas linhas de quatro, com marcação forte e contra ataques rápidos funciona, desde que o adversário esteja disposto a lhe agredir. Se não, tem que ter alternativa de jogadas pelos lados, e velocidade na transiçao. Se o Fortaleza ganhar o meio campo domingo, é grande passo para conquistar a vitória e começar essa maratona de três jogos em oito dias. Boa sorte ao tricolor!!!!

  • gago disse:

    Cuidado canal fedorento. Ovo tem validade. Já já vocês tão “pode” de novo. Kkkkkkkkkk
    Saudações Tricolores!

  • Damasceno disse:

    Prezados internautas tricolores,não me preocupo com esquemas de jogo , futebol bonito e etc.
    A esta altura, o que interessa é primeiro classificação entre o quatro em seguida passar pela qualificação e voltar a série b.
    Praticar futebol vistoso e não se qualificar não nos adianta.
    Deixem o charlesliaumlima com suas conversa boba.
    Inconformado ainda com o 1+ 10 , que deixoo o kanal fora do nordestão de 2017.
    ST

  • Helio Franco disse:

    Bora Leão! Leão tá em processo de redefinição…vamos ver essa experiência no que dá..

  • Shalahaska disse:

    Complicado remontar um meio campo inteiro no meio da competição… sem Jean Mota (que já era), sem Juliano, sem Everton, sem Daniel Sobralense (substituto natural do Jean), é natural que o time tenha algumas dificuldades. Mas logo logo ou o novo meio campo se adapta aos esquema do Marquinhos, ou os titulares retornam… é pra todo o elenco do bicampeão cearense ser testado em momentos muito competitivos. Contra o ASA seria mais tranquilo se o juiz tivesse anulado um gol legítimo dos visitantes, como fez no jogo do quinto time do estado.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 8 =