Não me lembro de uma temporada nos 10 ou 15 anos mais recentes que tenha começado tão conturbada para Ceará e Fortaleza ao mesmo tempo. Ambos viveram um 2016 bastante frustrante – certamente é um potencializador – e têm encarado, cada um a seu modo, a indignação de suas torcidas de forma bastante precoce.

Estamos no começo de fevereiro. O Fortaleza entrou em campo cinco vezes e nem a vitória sobre o Ceará por 1 a 0, no dia 22 de janeiro, serviu para serenar os ânimos de uma torcida que se mostra indignada com a condução técnica da equipe e formação do elenco. As vaias e protestos são constantes e já culminou com mais um “workshop”de torcedores organizados no Pici.

O Ceará entrou em campo também em cinco oportunidades e as vaias também têm sido constantes, independente dos resultados. Diante do Tiradentes, nesta quarta-feira, no Castelão, a finalização do 1 x 0 pelo árbitro veio acompanhada por uma estrondosa vaia geral, que também apareceu durante toda a partida. A impaciência com a lentidão do time e falta de intensidade é enorme.

Não tiro a razão de quem reclama, apesar de ainda entender que está cedo demais. O futebol até agora tem sido bastante pobre, desorganizado, preguiçoso. É muito bom que haja senso critico da torcida em cobrar tanto qualidade técnica como raça. Essa sem dúvida é uma de suas obrigações. A preocupação certamente é com o futuro, porque o estadual sempre vai ser conquistado por um ou por outro.  O problema é que não basta.

O que os torcedores têm visualizado neste início de temporada é que o futuro parece nebuloso com o que tem sido mostrado até agora. Alvinegros e tricolores não enxergam possibilidade de evolução. É um sinal de alerta importante para os dirigentes. Um sinal de que Ceará e Fortaleza começam a temporada mais unidos do que nunca.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles