Depois de duas rodadas completas na Série B do Campeonato Brasileiro (5,26% do total de pontos disputados) o Ceará é a segunda equipe que mais sofreu faltas na competição. Foram 47 no total; 25 na derrota para o CRB por 1 a 0, na primeira rodada, fora de casa, e mais 22 no empate sem gols contra o Boa Esporte, no PV, na terça-feira passada. Apenas o Londrina (51 faltas) apanhou mais do que o Alvinegro até agora.

O estilo de jogo com mais posse do que o adversário ajuda a explicar porque o Ceará recebe tantas faltas. É natural a perseguição quando a equipe controla as ações em campo. Contra o CRB, mesmo longe de seus domínios, o Alvinegro teve 52% de posse. Já diante do Boa Esporte, em Fortaleza, esse dado subiu pra 65%. Ambos foram encontros truncados e que também serviram para mostrar que há necessidade do Ceará aproveitar melhor as oportunidades de bolas paradas perto da área, razão pela qual, também (além das chances perdidas frente a frente com o goleiro adversário), o time ficou sem balançar as redes adversárias nas duas primeiras rodadas.

No quesito infrações cometidas o time de Givanildo também se destaca, com 39 faltas até agora, o que coloca o elenco como o segundo que mais bate, em média, na Segundona, ao lado do Internacional. O líder é o Brasil de Pelotas, que cometeu, em dois jogos, 42 faltas.

Rafael Pereira, Raul e Romário são os jogadores alvinegros mais faltosos, o que não quer dizer que sejam violentos, já que as faltas foram normais. Cada um deles cometeu seis, ou seja, 18 no total. Já Roberto e Richardson são os que mais apanham. Atacante e volante, respectivamente, sofreram sete infrações somando os dois embates da Série B.

Por falar em Série B, os números gerais mostram uma competição com excesso de faltas. Nos 20 jogos realizados até agora das duas primeiras rodadas, foram 651, média de 32,5 por jogo. Já na Série A, a média, também alta, está em 28 infrações por partida.

Os dados estão disponíveis no portal Footstas.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles