Duas bolas na trave, uma série de chances perdidas  e coragem para atuar como protagonista fora de casa. O Ceará, especialmente se não subir para a Série A, certamente vai se lamentar bastante por causa dos dois pontos deixados no gramado do Arruda, nesta terça-feira, diante do Santa Cruz, rodada 26 da Série B do Campeonato Brasileiro.

Em que pese o time da casa também ter tido ao menos quatro ótimas chances para marcar – o goleiro Everson teve ótima atuação – o Alvinegro, agora com 42 pontos na tabela, foi melhor taticamente e  só não saiu vencedor porque desperdiçou diversas oportunidades claríssimas – para deixar o torcedor certamente inconformado – especialmente algumas injustificáveis com Lima e Artur (entrou na vaga de Elton e poderia ter decidido a partida). O goleiro Julio César, é preciso fazer justiça, também teve responsabilidade para o placar não ser modificado.

Com Ricardinho como titular no meio-campo, Marcelo Chamusca abriu mão dos dois homens pelo lado com velocidade, mas manteve Elton, Lima, Pedro Ken, Leandro Carvalho e Richardson entre os titulares. Saindo rápido para os contra-ataques ou tocando a bola pelo meio, o Ceará criou bastante e saiu de campo com 17 finalizações, número alto para uma atuação como visitante.

Do ponto de vista defensivo, a escalação com jogadores mais técnicos determinou um time mais exposto, mas já na reta final da Série B e precisando de bom aproveitamento de pontos, a alternativa é plenamente plausível, especialmente levando em consideração que é preciso escalar o que se tem de melhor no elenco tecnicamente.

Sábado o adversário é o Luverdense, fora de casa.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles