Ilustração: Carlus Campos, O POVO

O primeiro jogo da final da Série C entre Fortaleza x CSA ocorrerá exatamente no mesmo horário da partida entre Oeste x Ceará, jogo da rodada 29 da Série B do Campeonato Brasileiro.

Foi desejo do Esporte Interativo –  – legítimo de quem tem os direitos de transmissão da competição – que a partida fosse realizada no sábado e neste horário, e não no domingo, como gostariam clubes e federações do Ceará e de Alagoas.

O cenário, portanto, será duro para o tradicional torcedor secador que não vai ao Castelão ou até a Arena Barueri, em São Paulo. No mínimo, ele vai ter que arrumar uma forma de ver ou ouvir os dois jogos porque não dá pra imaginar deixar de ver a partida do próprio time para secar o rival (se bem que em alguns casos, é bem possível). Não que seja difícil ver os dois jogos ao mesmo tempo com a atual tecnologia, mas as atenções acabam divididas.

Torcer contra o rival é quase uma obrigação e, convenhamos, ver o principal adversário da vida perder é, inclusive, mostrar respeito. É o tipo da rivalidade que faz o futebol continuar sendo o que é, desde que não se parta para a violência.

Evidente que há aqueles torcedores que desejam o bem do futebol cearense genuinamente e abertamente defendem que Ceará e Fortaleza estejam sempre bem nas respectivas competições que disputam, mas são uma minoria quase silenciosa, apesar de valorosa.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles