Na quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro com 51 pontos, o Ceará abriu quatro pontos de diferença para o quinto colocado, o Vila Nova, depois de vencer o Oeste por 1 a 0, no sábado passado.

O parâmetro para uma equipe que está fora do G-4 conseguir o acesso neste momento é justamente o Ceará, que tem, após 29 partidas, 58.6% de aproveitamento.

Para as equipes que estão no G-4 o parâmetro é outro, já que basta estar com pontuação melhor do que o atual quinto colocado, o Vila Nova, que soma 47 pontos. No caso do Ceará, portanto, se time tivesse hoje 48 pontos também estaria na quarta colocação, com aproveitamento de 55.17% dos pontos.

Projetando esses 55.17% após 38 rodadas (114 pontos disputados) o cálculo mostra que 63 pontos são suficientes para o acesso. Assim, com mais 12 pontos dos 27 que tem pra disputar (4 vitórias em 9 partidas) o Alvinegro atingiria a meta necessária.

É algo completamente viável até de se conseguir com algumas rodadas de antecedência diante da ótima campanha atual, invicto há seis jogos e sem sofrer gols faz quatro encontros.

É preciso lembrar dois aspectos nestes cálculos:

O primeiro: a % de aproveitamento dos times mudam rodada após rodada, assim, o cálculo também sofre alterações, por menores que sejam.

O segundo: de acordo com o site Chance de Gol, que tem um método de cálculo diverso desse que apresentei no texto, um time que atinge 68 pontos tem 99,5% de chance de conseguir o acesso. Isso não quer dizer, evidente, que o objetivo não seja alcançado com bem menos, até porque, por esse mesmo site, por exemplo, o time que atingir a marca de 66 pontos tem 90% de possibilidade de acesso.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles