Futebol do Povo

Ceará 1×0 Paraná: vitória da consistência defensiva e mais um passo para a Série A

3747 56

Pela 14a. vez em 30 jogos – a quinta seguida – o Ceará deixou o gramado sem sofrer gol na Série B do Campeonato Brasileiro. A atuação do sistema defensivo foi fundamental para a equipe somar mais três pontos na competição, agora na vitória sobre o Paraná por 1 a 0, nesta terça-feira de Segundona. Com 54 pontos, o time assume o terceiro lugar da competição e segue distante quatro pontos do quinto colocado, o Vila Nova, que venceu o Criciúma fora de casa por 1 a 0, gol de Alípio.

A espalhafatosa atuação de Fernando Henrique – que a torcida, com razão, temia – só mostrou como ele é inferior tecnicamente e inseguro em relação ao titular, Everson, mas também foi suficiente para colaborar com uma firme linha de quatro defensores começando com Richardson pela direita, Tiago Alves substituindo muito bem Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário, formação acertadíssima de Marcelo Chamusca diante das circunstâncias. Raul, Pedro Ken, Ricardinho, Leandro Carvalho e Lima também ajudaram muito na recomposição, ficando Elton com menos obrigação, mesma situação quando Magno Alves entrou no jogo.

O gol logo no início marcado por Leandro Carvalho aos cinco minutos da primeira etapa – grande passe de Lima – permitiu ao Ceará entregar a bola ao Paraná e jogar apostando nos contra-ataques. O Alvinegro até conseguiu uma ou outra oportunidade diante deste cenário, mas o encontro foi bastante amarrado e isso interessou aos comandados de Chamusca por motivos óbvios.

Os 35.992 pagantes no Arena Castelão viram um Ceará com apenas 40% de posse de bola, algo raro, mas finalizando 16 vezes, mostrando inteligência e maturidade, situações fundamentais para a manutenção da série invicta de sete partidas. O Paraná, que trocou bem mais passes, arriscou nove chutes e ficou abaixo da atuação esperada, mas muito por mérito do sistema de marcação do mandante.

Contra o Figueirense, na sexta-feira, novamente em casa, estádio certamente lotado e a oportunidade do Alvinegro avançar mais um degrau em busca de um acesso cada vez mais possível.

Recomendado para você

56 Comentários

  • alvipreto disse:

    C hola Kurral…..sniff, sniff, sniff……

  • #serieA2018 disse:

    Confiante no acesso e “que pena” não vai ter clássico rei na serie b.

  • David Almeida disse:

    Ceará estaremos contigo,tu és minha paixão,não importa o que digam sempre levarei comigo tua camisa alvi-negra. ..
    Vozão série A 2018!!!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Se não é sofrido,não é Ceará…! Humildade,ainda não está nada ganho..

    Mas sinto cheirinho de SÉRIE A…A vaquinha ta firme no telhado,pra desespero de uns doidinhos de SÉRIE C…kkkkk

    (C)eara(S)erie(A) Eu acredito…

  • Jurandy Vieira Peixoto disse:

    Graziane, ainda bem que eu leio seus comentários! Termina o jogo é ouvimos tantas bobagens que aí quando finalmente leio seu comentário vejo sentido! Parabéns! Considero você um cearense! Pois você se identifica e mostra que se interessa pelo futebol do estado que você adorou! Enquanto infelizmente muitos idiotas nascidos aqui só falam asneiras! Mas claro que temos Tom Barros e Ilton Bezerra por exemplo que são fantásticos!

    Opa, Jurandy, muito obrigado.
    São tempos difíceis de muitas ofensas, ódio, omissões e tentativas de guerras plantadas e aceitas nas redes sociais e tenho tentado aprender a valorizar os elogios sinceros.
    Agradeço imensamente.
    FG

  • Célio Teixeira disse:

    Quando o Ceará venceu o Oeste, com maestria, eu já dizia que nós não teríamos Clássico Rei pela série B em 2018. Apesar de uma produção pouco abaixo do jogo anterior, o Ceará continua com volume de jogo, tranquilidade e sem se acovardar. Determinação técnica como pouco se viu no Ceará na última década. Ceará deve subir este ano com pontuação altíssima. Claro, se manter a mesma determinação nos próximos jogos… Clássico Rei em 2018 jamais. Ceará é de elite no próximo ano…

  • Bruno disse:

    Graziani, subscrevo integralmente o comentário do Jurandy; sempre vou ao estádio e, a primeira coisa q faço quando chego em casa é ler sua análise, sempre mto lúcida! obg pelo blog!vida longa ao futebol do povo!! boooooora vozaaaaaooo

    Valeu, Bruno. Infelizmente há muitos torcedores, inclusive incentivados pelas próprias diretorias dos clubes, que nutrem uma raiva doentia de jornalistas. Há, sabemos, bons e maus profissionais em todas as áreas, inclusive na imprensa e nos clubes, mas nada justifica ameaças, agressões, xingamentos e acusações desprovidas de caráter. Há, sim, muita covardia. Agradeço mais uma vez.
    FG

    • Daniel Viana disse:

      veja o blog do seu amigo Alan Neto e verás o motivo da ira da torcida…. Futebol é tudo menos razão… não estou dizendo que é correto… qualquer tipo de violência é reprovável, porém, que tá com a arma na mão é a imprensa, e aqui, Graziani, vc sabe do que eu to falando, se não tiver “jabar” a imagem do clube é atacada de forma direta. Graças a Deus existem jornalistas como vc, como o Joe (daniel figueiredo), e poucos, poucos outros, pra tentar renovar e deixar essa palhaçada chamada imprensa esportiva cearense mais profissional, Entenda que nesse momento, vc e joe remam contra a maré… mas vai melhorar, não desista.

      Daniel, a coluna digital do Alan já tem erramos. Foi um equívoco dele que será também corrigido no impresso de amanhã;
      FG

  • CRISTIANO ALVES disse:

    Concordo com a leitura feita pelo Graziane, menos na atuação “espalhafatosa” do Fernando Henrique, pelo contrário, acho que ele foi fundamental na vitória do Ceará nessa partida. Vi confiança na bola área, sem espalmar para o meio da área como faz o Everson em várias oportunidades (na verdade teve uma, mas que bom sem aproveitamento por parte do Paraná). o FH é um cara vibrante e que vibra com as vitórias do Ceará, para mim foi quase impecável no jogo de hoje, parabéns FH!. No mais acho eminente o acesso do Ceará esse ano. PCDV

    Cristiano. No fim do jogo o FH deu um pulo completamente bizarro e colocou uma bola pra escanteio sem a menor necessidade. Era só pegar a bola com uma mão e não precisava dar outra chance ao Paraná. No primeiro tempo ele deixou de sair em várias bolas que cruzaram a pequena área e, no geral, não agarrou nenhuma bola, mostrando falta de colocação correta. Ainda assim, como escrevi, ele colaborou para a vitória, mas passou longe de ser fundamental. Valeu.
    FG

    • Cristiano Alves disse:

      Se foi vitória da “consistência defensiva”, ele foi fundamental, SIM. E a defesa que você se refere, ele já ia passando da bola e com reflexo deu um tapa para escanteio, sendo inclusive elogiado pelo comentarista do Sportv. Mas no mais você foi perfeito.

      Consistência defensiva da qual ele não faz parte e a defesa como foi certamente foi desnecessária. Sobre o elogio de outro profissional seja de qual emissora for, sinceramente, não tem qualquer relevância para o que eu penso. E nem sei quem comentou, por sinal, mas cada um tem uma visão. E certamente a minha é que o FH não foi fundamental e, sim, o sistema defensivo dos jogadores de linha. FH foi, mais uma vez, populista, em que pese não ter comprometido na partida. Não surpreende, inclusive porque tem muita gente que cai nessa. Abraço.
      FG

    • EUGENIO COSTA disse:

      Comentário perfeito do Graziani. Aquela defesa em que ele deu um tapa na bola, dava pra encaixar tranquilamente e sair jogando. Mas o FH prefere fazer de conta que foi uma defesa difícil, “puro reflexo”, talvez para tentar valorizar sua atuação. A mim ele nunca enganou. Pelo amor de Deus, que volte logo o Everson!!! O time foi muito bem e com as graças de Deus estará no G4 até a ultima rodada.

    • Daniel Viana disse:

      Graziani, vc está certo, porém, vamos dar uma moral pro FH. Imagina a pressao que ele entrou nesse jogo.. O cara sabe que ninguém confia nele, dava pra ver no rosto dele. Teve uma hora que ele levantou o olho pro ceu e pediu pro jogo acabar. Ele precisava disso… concordo que ele nem idade tem mais pra fazer essas bizarrices, mas foi importante quando foi acionado, mesmo com tudo que envolvia o jogo.

      Sem dúvida. A pressão era enorme, Daniel. Concordo contigo.
      FG

  • Torcedor disse:

    “VALAMIM” Deus….parece q num vai ter crássico rei na bezona em 2018 Naum…vixe

  • OMAN disse:

    Da partida contra o Vila Nova pra cá o grupo ganhou um outro “jogador”: a unidade e o compromisso dentro do grupo, que é perceptível dentro de campo. Os últimos jogos foram os três mais difíceis do returno e foram três vitórias , com um futebol consistente , sem os erros primários de pouco tempo atrás. Encorpou o time e a cabeça do treinador está no prumo, inclusive quando descobriu Richardson pela direita no lugar no improdutivo e ineficiente Cametá. O CSC ganha defensivamente e o jogo de Leandro Carvalho cresce (não é um gênio, mas melhorou). Aliás, além do gol, marcou muito o Leandro Carvalho hj. Na verdade, tanto no jogo do Oeste quanto neste do Paraná, o CSC não permitiu ao adversário qualquer possibilidade de produção criativa (exceto aqui e muito acolá) . Pouco importa um percentual um pouco maior de “estar com a bola” do adversário se não consegue traduzir em nada de proveitoso. No início da competição, ainda no tempo de Givanildo, chegamos a ser conhecidos como o time que mais trocava passes certos e um dos mais retinha a bola, mas quando o quesito era efetividade ofensiva…. nada. Nos últimos três jogos o CSC, como bloco e sistema de marcação em movimento , jogando com inteligência, parou o Vila, Oeste e Paraná e , de fato, tem tudo para , MANTIDA ESSA PEGADA, classificar até com antecedência.

    Oman. Quando vi um comentário seu, fiz questão de ler para ver quando você ia elogiar o Chamusca.
    Que surpresa quando vi logo no começo do texto rs. Abração.
    FG

    • EUGENIO COSTA disse:

      “…inclusive quando descobriu Richardson pela direita no lugar no improdutivo e ineficiente Cametá…”. Perfeito. Penso exatamente assim. #cametanaomamae

  • Bom dia torcedor alvinegro . Bom dia Fernando Graziani. Lembro que em 2000 vim morar em Goiânia e você foi Para a Europa( Exterior) . Estudar. Se qualificar- fazer um curso de Jornalismo , se qualificar mais na sua área, ganhar mais conhecimento.( adquirir). Sobre o Ceará, o time adquiriu nestes últimos Cinco jogos UNIDADE. Agora é manter essa escalaçäo no meio, Raul e Pedro Ken e o Richardson na lateral. Raul joga muito e o Pedro tanto joga como tem pé quente. Já subiu o Vitória e o Coritiba para a Primeira Divisäo. Enéas Mesquita. Goiânia. Vamos subir se Deus quiser, pois o time é bom e reservas que está dando certo. O Maycon Leite já entrou ontem.

  • Ceará subiu em 2.009 . Se Deus quiser, vamos subir novamente, depois de 08 (Oito) Anos . Enéas Lins. Goiânia- Goiás.

  • kleber Benfica disse:

    Porque a TV não mostra a torcida do vozao como mostra a do fortaleza, sempre com a imagem fechada e lugares vazios, onde fica a imparcialidade da imprensa nessa hora?

  • CARLOS LIMA disse:

    de acordo com o Site Chance de Gol, o Ceará tem hoje 90% de chances de conseguir o acesso
    para a Série A de 2018. para frustração de muitos torcedores do FORT (15 C) entre eles do “SECADOR ” Robson .

    vejo algumas semelhanças do time de 2009 com esse de 2017 :
    1) consistência do setor defensivo.
    2) união do Grupo, o reserva fica torcendo pelo companheiro que é titular.
    3) organização interna, salários pagos em dia e sem atrasos.
    4) treinador com o time “na mão” sabendo fazer as substituições corretamente.

    o time de 2017 é melhor individualmente do que o de 2009, tem no Banco de reservas
    jogadores como Maikon Leite, Magno Alves, etc.. o que passa uma tranquilidade para o treinador na hora de uma substituição.

    agora é manter a mesma pegada dos jogos anteriores, sem achar que já conseguiu o acesso
    jogar os próximos jogos como se fossem os jogos finais da Série B, faltam apenas 3 vitórias
    e 1 empate para o acesso,

  • Flávio Magalhães disse:

    Realmente é uma pena não ter clássico Rei LEÃO na Série B. Se não era novamente chibata na vovozinha.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabriel disse:

    QUE POBREZA DE ESPETÁCULO. Ô TORCIDINHA SEM CRIATIVIDADE ESSA TRISTE, SEM COR E SEM GRAÇA TORCIDA DO CANAL IMUNDO.
    COM INGRESSO A 5 MIRRÉIS E DÁ UMA MERRECA DE GENTE. NÃÃ!
    SE SUBIR MESMO PRÁ SÉRIE A, ESCAPA DO LEÃO NA SÉRIE B, MAS VAI APANHAR MUITO DO MESMO JEITO. E AS DÍVIDAS SÓ AUMENTANDO.

  • VICENTE disse:

    Não vou destacar nenhum jogador, jogo de um grupo q tá bem focado no q quer, acho q ñ fizemos um primor de partida, fomos eficiente, valente, tivemos garra, o setor defensivo fervente mesmo, q por sinal sou mais esse zagueiro aí q o q saiu, tem muita raça esse cara, deveria ser titular; qto ao FH, é claro q ñ é o nosso goleiro preferido, mas cumpriu seu papel sem comprometer em nada, e como todos tem o direito de opinar e pensar, vou também dizer, na bola q o FH deu o tapa e jogou prá escanteio, poderia até pegar e sair com as mãos, mas eu também fico com a hipótese q ele já ía saindo pro outro canto e aí perdeu um pouco da firmeza na jogada, ñ complicou e fez q ele achou mais seguro, enfim, FH ñ complicou em nada e pelas circunstâncias do jogo e sem jogar há muito tempo, se saiu bem.

  • Alberto t disse:

    De agora por diante o q importa é pontuar, jogando bonito, feio, na sorte, no q for, vamos vozão.

  • Barbosa disse:

    Eita de rasgação de seda danada essa das vovozetes da velha do canal com o FG, que adora ser bajulado.
    Tão satisfeitos agora?
    Não gosto de secar como vocês, porque o mal por si se destrói.
    Saudações Tricolores!

    Não gosto de ser bajulado, pelo contrário.
    Só não gosto de ser xingado, ameaçado.
    Elogios e críticas ajudam, sim.
    FG

  • Marcelo Barroso disse:

    Na expectativa que o Ceará faça um bom jogo na sexta, inclusive vencendo.
    Depois disso, veremos o que acontecerá na 32ª e 33ª rodadas, onde Ceará enfrentará Inter e Juventude.
    Aí sim!
    Booooora Vozãoooo!!!

  • Ozenias disse:

    Eles tentaram fazer um mosaico foi? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bando de come ovo

    • CARLOS LIMA disse:

      Ozenias, foi por se preocuparem com MOSAICO, que o teu TIMECO (FORT 15 C ) passou 8 anos seguidos ( 15 anos no Total) sendo eliminado da Série C, antes algumas vezes (2010,2011,2013) e outras no Mata- Mata (2012,2014,2015,2016).

      levem um MOSAICO para ALAGOAS, é capaz do CSA deixar de ser Campeão por isso.

  • Robson disse:

    Melhor assim.

    Nos anos anteriores o time que usa o terreno alheio já chegava as rodadas finais da série B sem chance de acesso e o kanelal desanimado.

    É muito mais interessante que chegue à última rodada com chances reais de acesso e seja despejado do G4 na última rodada, com um gol aos 47 do segundo tempo, ou com uma virada histórica como aquela sofrida diante do Botafogo, ou com uma goleada sofrida em casa diante de um time de reservas como foi contra o Joinvile.

    Até lá, espero que a euforia do kanelal só aumente e a vaquinha alvinegra continue se equilibrando em cima do telhado.

    Assim vai ser muito mais engraçado.

    Saudações Tricolores !

  • Rafael disse:

    Li bem lá encima que o Fernando G disse que o FH não foi fundamental na partida de ontem olhando pelo lado desse rapaz ele está certo no vê desse rapaz o FH só teria sido fundamental se estivesse levado gol e nosso CSC estivesse perdido.
    Como um goleiro desse não foi fundamental que o time continua sem sofrer gols tanto com o goleiro titular ou reserva.
    O quê Mais me impressiona é retirem tem torcedores que ainda pega corda.de quem quer.desmerecer o elenco e o futebol jogado
    Cuidado torcedor muitos estão arrasados e sofrendo com o que o Ceará está fazendo
    Vejam quem realmente quer o bem do CSC

  • Terceirizado disse:

    O Ceará tem sete vitórias fora de casa, mesmo número de 2009,e 16 vitórias no total,em 2009 foram 19, temos tudo para superar os números daquele ano pois falam ainda oito partidas.

  • Paulo Vieira da Silva disse:

    Fernando você tem razão o Ceará tem um time bem postado em campo, seguro e sem deixar o adversário tão a vontade em campo como antes. O próximo jogo, não se enganem torcedores, será tão difícil como este, visto que, o Figueirense está próximo da zona de rebaixamento e ficará mais preocupado em não perder, olho vivo Ceará. No mais é torcer, torcer, e torcer.

  • Terceirizado disse:

    O time de hoje é melhor que o de 2009 pois também tem consistência defensiva,mas tem a parte ofensiva melhor, além de opções no banco.

  • KS disse:

    Depois falam do nível da serie C, quando se tem uma série B em que o 3 colocado atropela o criciuma em casa e faz essa palhaçada fora.

    é bem provável que o time das cores mortas suba. o CSA – Ceará Sempre Apanhará. Fara jus na Série A.

    Ontem parecia realmente o CSA em campo, sorte pura, tanto que o Paraná perdeu 3 três gols feitos.

    E quais as oportunidades do Ceara? Só o gol.

    Tá com aquela sorte de quem vai subir. novamente no BAMBO.

    Então que seja o saco de pancada na série A 2018.

    Att.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Mas do jogo contra oeste ,um adversário fortissimo dentro de casa onde ganhamos na tática e na raça,você não fala…Normal ,8 anos de série C causam distúrbios fortes…

      Pois que o acesso seja no bambo,na sorte,ou o que seja…To nem vendo hó…Estar ( mais uma vez ) em um patamar bem acima de vocês é o que importa…

      Só chora…kkk

    • tiago disse:

      Senti vergonha quando li seu comentário, na próxima é melhor ficar calado.

      Se vamos falar de Fusca e Ferrari, vamos deixar no âmbito automotivo…

    • sofredordovozao disse:

      Sera q vc nao sabe q a Sorte e uma das maiores aliadas do Vozao?!?!

      Foi assim q conquistamos a maior sequencia de titulos da nossa historia, um pentafantastico !!!

      Foi por causa da sorte q tb nao caimos em 2015, tendo tb participacao decisiva do nosso presidente !!!

      Da-lhe Robinson !!!
      Da-lhe Vozao !!!
      Da-lhe Chamusca !!!

  • VOZAO disse:

    SERIE A EM 2018 VALEU VOZAO PELA VITORIAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Neto disse:

    Ganhou o melhor. Agora, vamos encarar , o Figueirense, com humildade. S.A.

  • Flávio Carneiro disse:

    Fernando Graziani, você não acha que pelo fato do Ceará ter mais de 100 anos, e o Fortaleza fará 100 anos na temporada seguinte, os dois já eram para ter pelo menos um título de nível nacional? Você não acha que é pouco os dois terem apenas títulos estaduais e regionais?

    Times como Joinville, Atlético-GO, Tuna Luso têm títulos nacionais e os dois daqui, não.

    Você não acha isso vergonhoso?

    Vergonhoso não, mas realmente que ambos poderiam ser melhor administrados faz muitas décadas, certamente.
    FG

  • Carlos Helton disse:

    Concordo em partes com seu comentário, caro jornalista.Não acho que o Ceará recuou, o time em momento algum abdicou de atacar, ele jogou com inteligência sim,mas não deu a bola para o Paraná como o senhor mencionou. Essa posse de bola não quis dizer absolutamente nada devido a superioridade em campo que o Ceará teve. Afinal foram quase o dobro de finalizações do Ceará em relação ao time paranista, ou seja, pra finalizar você tem que está com a posse da bola, é óbvio. Queria ouvir um comentário do senhor sobre aquele jogador que pegou propositalmente a bola com a mão e o juiz mais uma vez não fez cumprir a regra que seria a expulsão e não o cartão amarelo. Forte Abraço ao amigo.

    Carlos, eu não escrevi que o Ceará deixou de atacar em momento algum e, inclusive, destaquei que com menos posse de bola o time finalizou muito mais, até porque posse não quer dizer domínio tático do jogo. Sobre o lance da mão na bola, amarelo inicialmente, não vermelho direto. Até mais.
    FG

  • Mimimi 47 ,o penta que nunca houve disse:

    Como o kanal entende muito de ovo,já está contando com o ovo no seu.

    Devagar com o andor por carroça balança muito e pode quebrar os ovos.

    Quero ver é na trigésima oitava rodada quem vai ser o novo Joinville.

    Kkkkkkkkkkkkkk

    • Marcos disse:

      E tanta arrogância pra essas coloridas terceironas.

      Kkkkk
      Sempre digo que esses torcedores coloridas de terceira categoria.
      São uns comédia.
      KKK
      Sempre inventam piadas.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Quanta recalque da galera que tem como único alento,os mosaiCus…kkkkk Dá é pena…kkkkkk

  • CARLOS LIMA disse:

    um torcedor de Futebol que se preocupa mais com “MOSAICO” do que
    com a qualidade do futebol jogado em campo por seu time. merece mesmo
    ficar 15 anos numa Terceira Divisão.. pensa pequeno, pensa apenas em futilidades.

    um torcedor de Futebol que fica mais tempo chorando e com inveja do adversário (Ceará)
    do que se preocupando com o seu TIMECO de Terceira Divisão ( FORT 15 C).

    merece voltar a Série C em 2019. e isso não será nada dificil de acontecer.

  • CARLOS LIMA disse:

    eu até compreendo o desespero de alguns “sofredores” do FORT (15 C ) com a possibilidade
    do acesso do Ceará:

    1) a Cota da Série A : dizem que o Ceará receberá algo em torno de 20 a 30 milhões
    2) a Caixa que patrocina o Ceará, vai aumentar o valor (Série A ) mais visibilidade
    3) as Rendas na Arena Castelão (Flamengo, Corinthians, Palmeiras, etc..) milhões

    ou seja, eles estão em tempo de ficarem loucos com essa possibilidade..

    coitados deles, não consigo nem sentir piedade deles.

  • FABIANO disse:

    VOVÓ
    VOVOZETES
    OVOS
    OMELETE
    KKKKKKKKKKL

  • Graziani;, acompanho o blog desde a época do blog gol. Sempre gostei de gostei de ler os comentários, apesar da minha participação ser muito rara.E tenho observado caro Graziani,que tem certos comentários, não deveria de forma alguma passar pelo moderador, devido tanta asneira e idiotice juntas.Creio que esse cidadão que se entitula Fabiano, é um tremendo invejoso. Observem que ele deve usar vários apelidos aqui no blog,tem umas figuras aqui formados também, que se acham super advogados e fala cada idiotice.Vozāo rumo a série A, pra desespero dos sofredores da terceira.

  • sofredordovozao disse:

    Vozao ficou devendo, como esse time do Parana e tricolorido, assim como nosso maior fregues, era para ter metido logo uns 4 ou 5×0. Porem venceu !!!

    So tem timeco nessa Bzona !!! Ja subimos, agora so nos resta lutar pelo titulo !!!

    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Chamusca !!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − sete =