A partida desta quinta-feira contra o Sampaio Corrêa, pela terceira rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, será a 11ª oficial do Ceará em 2018, levando em conta também Campeonato Cearense e Copa do Brasil. Nenhuma outra equipe que vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro chegou a esse número.

Quem mais se aproxima no período é a Chapecoense, com 10 encontros oficiais. Depois é o Vitória, com nove. A maioria dos clubes fez entre seis e oito jogos, número que é alto pelo período curto de pré temporada, mas que não chega aos pés do calendário do Ceará.

As 11 partidas do Alvinegro – que tem jogo marcado também para o próximo domingo, pelo Campeonato Cearense e na quarta-feira que vem, pela Copa do Brasil, foram feitas num período de cerca de um mês, ou seja, menos de 3 dias para cada confronto.

Diante do cenário, o treinamento tático fica em segundo plano, algo que tem potencial para afetar lá na frente, nas partidas mais importantes conforme os torneios vão afunilando. Outra preocupação é a condição física dos atletas. A preservação para não estourar a musculatura é fundamental.

A lista atualizada com as partidas até dia 15 de fevereiro de 2018:

Ceará 11 jogos
Chapecoense 10 jogos
Vitoria 9 jogos
São Paulo 8 jogos
Vasco 8 jogos
Inter 8 jogos
Bahia 7 jogos
Botafogo 7 jogos
Grêmio 7 jogos
Corinthians 7 jogos
Atlético-PR 7 jogos
Fluminense 7 jogos
Sport 7 jogos
Paraná 7 jogos
Atlético-MG 7 jogos
Santos 7 jogos
Flamengo 6 jogos
América-MG 6 jogos
Cruzeiro 6 jogos
Palmeiras 6 jogos

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles