Futebol do Povo

Fortaleza mostra força pelos lados: mais da metade dos gols saíram de cruzamentos

2130 7

Rogério Ceni em ação como técnico do Fortaleza (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

Com 19 tentos marcados em oito rodadas do Campeonato Cearense, o Fortaleza detém o melhor ataque da competição, média de 2,3 por partida. Apenas diante do Ceará a equipe saiu sem balançar as redes adversárias, derrota por 2 a 0 no primeiro Clássico-Rei do ano.

Da observação de todos os gols anotados pelo Tricolor na temporada, 10 saíram depois de cruzamentos na área, o que mostra uma concentração grande de força pelos lados do campo. Não por acaso, Ceni gostou da contratação de Osvaldo para o restante do Campeonato Cearense. Se tem problemas importantes de finalização, o jogador cria muitas jogadas pelas laterais.

Um outro fator relevante do esquema tático de Rogério é o pedido constante para que seus laterais e jogadores velozes não estejam sozinhos. Por isso tanta insistência nas ultrapassagens e no jogo rápido diante dos marcadores adversárias.

Ainda no levantamento dos gols do Fortaleza, seis foram marcados de cabeça: três de Gustavo; um de Tinga, outro de Bruno Melo e Diego Jussani. É quase um terço, número bastante importante.

Colaborou Neto Ribeiro

Recomendado para você

7 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Graziani, você não acha que está faltando uma maior compactação ao meio campo do Fortaleza? A parte criativa está pobre e a defensiva tem um enorme espaço entre meio e zaga, pois os volantes de marcação não existem. Você enxerga isso?

  • Kalil disse:

    Acho que prá haver tanta subida dos laterais é necessário mais cobertura. Coisa que o Canal se aproveitou das subidas do Bruno Melo e contra-atacou por aquele lado. Além, é claro, da apaixonada ajuda do juiz, que deixou o Leão do Pici com um a menos bestamente e não marcou nem um pênalti claríssimo para o Tricolor nem o fair play correto, onde originou o gol canalense.
    PAZ E AMOR, EU SOU É TRICOLOR!

    • torcedor disse:

      “num sisqueça disso Babalú”…..VOZÃO 2×0 Stella…tá doendo tá, tá doendo tá, abestado…. ah MIMI 48 Malvado….laskou….todim …no ano do 100 T NADA…..

  • João Ximenes disse:

    É{…] mas se CENI repetir a pixotada dada nesse último jogo, não vai conseguir mais do que já conseguiu até aqui(6).

    Até agora EU tô pra entender, o que diabos queria Ceni naquele jogo – por todo o primeiro tempo -, quando meteu TINGA de lateral que na verdade era ponta fixo(presa fácil pra marcação), tirando o espaço do EDINHO, que ainda assim, foi quem mais perturbou lá na frente, enquanto que FELIPE que entrou como volante ficou preso a lateral que era pra ter ficado com Tinga pra sobrar mais espaço pro Edinho, e o que conseguiu(Ceni) foi perder a força e a surpresa do Tinga no fundo; a velocidade do Edinho; deixou um buraco pelo meio porque Felipe ficou de lateral.
    Menos mal que Floresta explorou pouco o centro do campo, porque não percebeu Pablo se mandando(como sempre) e Igor sem conseguir entrar no jogo(até agora), preferindo os lados porque tem na área um definidor.
    Segundo tempo ele “butou” Tinga de lateral/lateral; Felipe de volante/volante, e só ai sobrou mais espaço pras correrias do Edinho na frente, que ele(Ceni) acabou o tirando do jogo, e piorou quendo Felipe resolveu dar uma de Papai Noel(entregou 2 gols + conseguiu deixar LEONAN de cara no gol da vitória).

    Quanto a OSWALDO, olhando pro Cearense até que foi uma boa, se ele CONSEGUIR voltar a ser o Oswaldo do São Paulo(os anos passaram-se), até porque não chega a ser um concorrente pra nenhum dos jogadores que aqui estão.
    PROBLEMA é que ele chega pra ser TITULAR; vai começar a Bzona; quando acabar o vinculo vai sair do grupo; e ai vem o “problema” pro Ceni: ENCONTRAR ALGUÉM PRA FAZER A SUA FUNÇÃO, ISSO COM A Bzona CORRENDO.

    Que LEÃO DE AÇO continue a meter os gols pelos lados(desde que Ceni não atrapalhe); que Oswaldo contribua de fato com o grupo e consiga cumprir a missão que lhe é confiada(esperada) pra esse primeiro trimestre; e que LEÃO DE AÇO consiga o primeiro objetivo traçado que é o campeonato Cearense; por fim… que na Bzona, Ceni – nos jogos que ainda contará com Oswaldo – já comece a traçar um plano B pra situação criada, que ai o bicho vai pegar em 2018.

    VAMO PRO PAU !!!!!

  • eriberto disse:

    BOM DIA FG O SR CENI TEM AGORA A CHANCEDE MELHORAR O FORTALEZA COM OSWALDO E C0LACANDO ALAN E GUSTAVO NO TIME JUNTOS AI VAI TER RENDIMENTO MUITO GRANDE E SO COLCAR E VER.

  • Gabriel Almeida disse:

    Gente, o Osvaldo joga como titular em qualquer equipe do Brasil. Acontece que os treinadores do futebol atual estão desprezando o ponta esqerda e partem para um esquema 4-4-2.
    Mas o Ceni gosta do esquema Boeck + 4-3-3 ou 3-4-3 e vai utilizar o Osvaldo como titular do Maior do Estado.
    O canal que comece a mexer os paizinhos se não vai levar sola do Rei Leão!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *