Futebol do Povo

Análise do Clássico-Rei: Fortaleza 1×1 Ceará | NA PRANCHETA #1

1301 10

Na última segunda-feira, 05, O POVO estreou o “Na Prancheta”, programa de análise de desempenho que terá foco em táticas, comportamentos e estatísticas. Voltado exclusivamente ao futebol cearense, o programa abordará, sobretudo, Ceará e Fortaleza.

O programa irá ao ar todas as segundas-feiras, no Canal do O POVO Online no YouTube e no Facebook do Esportes O POVO, também sendo replicado aqui.

É uma nova forma de análise, discussões e debates para vocês, leitores do Blog.

Recomendado para você

10 Comentários

  • João Ximenes disse:

    Mais tarde entro nessa jogada que, AGORA SIM, dei valor.
    Vou me sentar; acompanhar o áudio passo a passo, e ir opinando conforme o que vi no jogo, ou penso sobre cada comentário falado.
    Já sinto que, pra não virar um livro(já que vai ser escrito) vou ter de dividir por vários capítulos, pra não ficar muito sacal(parte 1; parte 2 e…).

    Antecipo o seguinte: OPINIÃO cada UM tem a sua, conforme a maneira que cada um ver uma partida, e tem umas coisas ai que até concordo e outras que não concordo, como por exemplo esse negócio de 3-5-2… 4-3-3… 4-5-1(ou a chamada prancheta), que, muitas vezes, nem você olhando por uma imagem aérea, você enxerga isso, porque, na prática, na hora que a bola rola, a coisa se desenrola conforme a NECESSIDADE de cada equipe dentro da partida.

    Êta que desta vez a conversa(debate, comentário, opinião) vai ser bem mais longa !!!!!

  • João Ximenes disse:

    Parte 1…
    E já vou começar CONCORDANDO:

    O que é a PRANCHETA: “É uma nova forma de análise, discussões e debates para vocês, leitores do Blog”.

    GENTE{…}, essa é a chance de mostrar o que a gente sabe de verdade sobre futebol.

    Com essa nova FORMA de COMENTÁRIOS proposta pelo ANDRÉ, aposto que vai chamar a atenção dos profissionais do futebol dos Clubes, que por conseqüência virão dar uma “bilada” por aqui, e poderão ler a opinião, tanto dele(André) como a NOSSA(torcedores) – principalmente comissões técnicas -.

    Tá mais que na hora de pararem com esse negócio de “KANAL”, “COME MANGA” – picuinhas veias sem futuro -, e mostrarem seu conhecimento sobre o esporte.

    EU perco tempo com isso não, e VOU é aproveitar o espaço.

  • João Ximenes disse:

    PARTE 2 – 3 zagueiros:

    A tempos já venho escrevendo aqui sobre isso.
    3 Zagueiros é pra ser usado quando não se confia num dos LATERAIS e/ou VOLANTE; por um exaustivo trabalho nos treinamentos diários; e/ou por uma situação de jogo, dentro da partida.

    O que CENI ta conseguindo com isso, é deixar LEÃO DE AÇO previsível, uma vez que ele espeta TINGA e BRUNO fixo na frente – que já ficam marcados -, tomando o espaço do homem do RODIZIO(nesse jogo EDINHO) tornando os 3 presa fácil pros marcadores, além de perder a chegada deles em jogadas que devem ser trabalhadas desde a saída de trás.

    Ou seja, CENI tá jogando na contra-mão, não aproveitando o que de melhor eles podem dar pra equipe que é: aproveitar força, técnica e boa chegada no fundo(Tinga e Bruno); velocidade nas jogadas de lado do Edinho, que fica sem espaço por os dois estarem fixados nos lados, no que acarreta, que ambos estão usando esses fatores positivos somente na recomposição de jogo.

    Né possível que CENI e seu “departamento de inteligência” ainda não se deram conta disso.

    • maciel disse:

      João, sou fâ dos seus comentários. Acho o 3 5 2 para quem tem medo do adversário, e não confia na sua zaga. Mas sinceramente, gostaria que o Chamusca saisse sempre no 3 5 2 na Série A para os jogos de fora, afinal, com esse time que temos aí doido é que vai de 4 3 3.

      • João Ximenes disse:

        Diga lá MACIEL.

        Cara é assim…
        Melhor a gente se preocupar com o nosso LEÃO DE AÇO e deixar Eles LÁ(os daqui) se virarem, até porque… TEMOS NADA A VER COM ISSO.

        CHAMUSCA, usar um 3-5-2, só nas últimas mesmos.
        Até pelas peças que tem do meio pra frente(são muitas opções), e a queimação de jogadores seria uma verdadeira fogueira de São João.
        Se bem que também já vi Chamusca, na empolgação ou desespero – que pra ele é a mesma coisa -, em algum momento, se perturbar e começar a inventar coisas.
        Apesar de achar que esse time Deles(os daqui) seria muito bom pra Bzona.

        Outra{…} ele, com coragem, já barra o artilheiro do time(Artur), e se resolvesse usar esse posicionamento, ai era que ficaria difícil utiliza-lo por conta do quanto ele acredita no Elton lá na frente.

        Lembrando sempre que pra MIM, esse negócio de 3-5-2, 4-3-3 e…, é pura balela, pois futebol, quando a bola rola, ou tu trabalhou tua equipe com tuas convicções e pelo que tu apurou do teu adversário, ou pode se preparar pra uma sacolada.

        Mas isso é problema Deles LÁ(os daqui) e o melhor é deixar que eles se resolvam no campo, porque os “caras” tão cartando de Azona.

        Um abraço.

    • Victor Hugo disse:

      Concordo o time do Fortaleza ficou mt engessado nessa formaçã, dependendo apenas das subidas dos alas.

  • maciel disse:

    João Ximenes, sou fâ dos seus comentários, também não perco tempo com essa besteirada de chamar o FEC de “come manga”, isso é muito pequeno. Afinal respeito muito o Fortaleza, afinal, futebol sem a sadia rivalidade não teria graça.
    Acho o esquema 3 5 2 típico de quem tem medo, e não confia no seu time.
    Mas não acharei ruim se o Chamusca utilizar esse esquema para a Série A nos confrontos de fora. Não temos time para segurar essa pedreiras fora, não dá pra ir com o 4 3 3.

  • João Ximenes disse:

    Parte 3: FORMAÇÃO DAS EQUIPES EM CAMPO:

    “CENI entrou com um esquema de 3 zagueiros – que já vinha utilizando em outros jogos -, enquanto que Eles LÁ(os daqui) entraram como sempre entram, precisariam de maior movimentação, e foi ai que CHAMUSCA levou a melhor sobre Ceni”

    Foi justamente no aspecto PENETRAÇÃO que Ceni se deu mal, pois “se” ele pensou em fechar o meio, acabou foi deixando uma avenida iluminada no centro da área, JUSTAMENTE por conta da abertura dada pelos zagueiros que saem pra empurrar os laterais deixando um buraco enorme no centro, e o pior, os laterais que foram empurrados acabam ficando de flozô só vendo o jogo, porque não dá tempo fazer a recomposição que é tentada pelo EDINHO(homem de frente) ou um dos volantes, abrindo o clarão.

    Os dois lances mostrados ai, ESCANCARAM o fracasso tático de Ceni pois Eles LÁ(os daqui) entraram justamente por onde menos era possível, aja visto que TEORICAMENTE, quem tem 6 homens centralizados(3 zagueiros e 3 volantes) né pra passar nem mosquito ensebado.

    Pra isso, basta observar o posicionamento do BRUNO, quando Eles(os daqui) conseguiram penetrar, que “táli” né pra defender não. Ele “talí” é já esperando uma tomada de bola dos nossos defensores(os 6) pra partir “desenfreiado” pra frente.

    Ao mesmo tempo que quando a gente chega, “de novo” Bruno aparece na imagem perto da área, que, se FELIPE erra o passe que deixou GUSTAVO de cara e/ou TINGA erra cruzamento pro IGOR, a bola, pela posição das duas jogadas iriam estourar em suas costas, e ai seria bem pior porque além do posicionamento dos dois laterais, ainda tinha o Felipe(que é um dos 6), que é, quem faz uma das jogadas, e que por lá ficou, se esperneando todo bem em cima da meia lua ad área adversária, quando Gustavo não conseguiu concluir pro gol.

    Viu como eles(laterais) ficam só de flozô?

    FUTEBOL não é TEÓRICO. Que se desenha numa “pranchetinha véa” e solta os caras no campo, como se tivesse jogando botão.
    Futebol é muito TREINO, ERROS E ACERTOS, CAPACIDADE TÉCNICA do jogador e + ainda do treinador que tá de fora e tem a capacidade de enxergar um pouco mais do que quem tá suando lá dentro, que só sabe que a equipe tá mal posicionada quando a coisa estoura em cima dele.

    Acaba com essa história de 3 zagueiros logo CENI, e usa o Cearense pra aproveitar jogadores que estão de fora e que podem de tá maior rendimento no jogo.

    Quer uma dica pra melhor rendimento, além das que tu tá perdendo como o mal aproveitamento do EDINHO: ALAN, OSWALDO e WESLEY por exemplo.

  • Gabriel Almeida disse:

    Afinal de contas o futebol cearense é baseado no Fortaleza e no time lá do canal.
    Lembro da primeira década dos anos 2000, quando só dava Leão de Aço em tudo. Em 10 anos fomos 7 vezes campeões e com 3 anos no Brasileirão Série A. Já tava ficando sem graça, porque o canal tava muito mal administrado e deficitário. Goleadas históricas de 4×0, 6×1 e 7×2 pro Tricolor de Aço do Pici ficaram marcadas na história do futebol cearense.
    Sim ora Leão!

  • carlos disse:

    A minha opinião, é que o 3-5-2 só funciona quando tem um zagueiro, que funciona como meia, mas que ser treinado a exaustão, e quem faz tem que ter ótimo preparo físico.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *