Futebol do Povo

Erros individuais desmancham estreia do Ceará na Série A: Santos 2 a 0

3631 47

Não há esquema tático e jogo coletivo que resistam quando há falhas individuais gritantes, o chamado fogo amigo. Foi o que ocorreu na estreia do Ceará na Série A diante de um bom e veloz Santos, neste sábado, no Pacaembu, derrota por 2 a 0.

Com proposta óbvia de marcação firme e saída rápida em velocidade, o Ceará até funcionou bem nos primeiros 30 minutos, congestionando o meio-campo – ainda que tenha perdido Ricardinho, machucado – mas nas poucas oportunidades para sair no contra-ataque, Felipe Azevedo desperdiçou todas, com decisões sempre equivocadas. Como consequência, Arthur ficava completamente isolado, com Wescley apagado.

Clique e veja a tabela e a classificação da Série A

No sistema defensivo, Pio foi o responsável direto pelo primeiro gol do Santos, que já dominava a partida atuando sempre nas costas de Rafael Carioca. Além de ter demorado a sair do posicionamento, dando condição de jogo para Daniel Guedes cruzar, o lateral direito furou a cabeçada e, para piorar, mal colocado, desviou chute do goleiro Everson, e marcou contra. Uma senhora trapalhada.

No início do segundo tempo foi a vez de um erro duplo gravíssimo. Com a bola dominada, Juninho errou passe e deu contra-ataque ao Santos. Na sequência, o Peixe errou e com a pelota já dominada, o zagueiro Luiz Otávio se atrapalhou sozinho e permitiu continuidade da jogada e o gol de Rodrygo. Estava decidida a vitória da equipe comandada por Jair Ventura com quase todo o segundo tempo pela frente, até porque o Alvinegro não mostrou qualquer capacidade de reação. No total, foram 9 finalizações contra 19 do Santos.

Evidente que a postura do Ceará fora de casa deve ser mais organizada, discutida e até repensada, mas diante de falhas tão graves nos aspecto individual contra o Santos – que teve méritos por buscar o ataque com movimentação intensa o tempo todo diante de pouco mais de 15 mil pagantes – a tática fica em segundo plano.

No domingo que vem, no Castelão, o Alvinegro recebe o São Paulo, jogo marcado para às 16 horas.

Recomendado para você

47 Comentários

  • Leonardo Miranda disse:

    Vou dar uma de Carlos Lima, e fazer umas previsões.

    Já perdeu hoje, o que era normal. Agora irão enfrentar São Paulo, Flamengo e Corinthians, onde as chances de derrotas nesses jogos são muito grandes… se perder (como tudo indica) a torcida irá abandonar o estádio, o treinador começará a ser pressionado e a realidade baterá na porta…

  • VOZÃO disse:

    junim reina pio artur rafael carioca ernani fh renam sao jogadores de serie besta vai da nãoooooooooo

  • DENILTON disse:

    O Ceará parece que não entendeu que campeonato cearense não serve de parâmetro para o Brasileirão, mesmo assim a luz amarela deveria ter sido observada já na derrota para o Uniclinic e na dificuldade para vencer o Fortaleza. Jogadores como Rafael Carioca, Leandro Silva e Ernandes não têm condições técnicas de disputar a Série A; é impressionante como o Richardson faz falta para o time, e ninguém à altura foi contratado; Ricardinho é muito bom, mas já não reúne as mesmas condições físicas…

    O time joga o tempo todo no 4-3-3, ofensivo, e chega na estréia joga na defesa. Não dá prá entender. Por que não jogar prá vencer o tempo todo ? O Santos não é aquele de Pelé, Robinho ou Neymar, é fraco.

    NÃO EXISTE MAIS UMA DIFERENÇA TÉCNICA GRANDE ENTRE OS TIMES DO FUTEBOL BRASILEIRO, ENTÃO, VAMOS DEIXAR DESSE ESPÍRITO DE INFERIORIDADE E ENCARAR ESSES ELENCOS DO SUL E SUDESTE DE IGUAL PARA IGUAL. Perder faz parte, perder jogando covardemente é inaceitável.

  • DENILTON disse:

    ia esquecendo. Felipe Azevedo e Wescley precisam aprender a dominar uma bola, parecem duas paredes.

  • Diego disse:

    Inclui ai o erro do Chamusca ao colocar o Ernandes…
    O lado esquerdo estava uma avenida…
    Já disse em outro post PRECISAMOS de volante de marcação não temos um para substituir o Richardson…
    Tá na hora de agir Diretoria…
    Os reforços já era para estar aqui desde segunda feira…
    O time estava perdido e não venham dizer que foi devido a nervosismo de estreia pois quem era para estar nervoso era o Artur que só tem 19 anos e não pipocou…
    Desse jeito fica difícil mas não é impossível…
    RAÇA!!!

  • Bruno disse:

    Acho que essas falhas demonstram o nervosismo do time.
    É trabalhar o psicológico tb…

  • Gilson disse:

    Concordo inteiramente, Graziani. Outro aspecto a ser observado foi a inexistência de uma mísera infiltração na defesa do Santos, o Ceará não conseguiu produzir nada ofensivamente na partida de hoje.

    Além disso, as laterais também não funcionaram em nenhum momento, setor que precisa ser totalmente repensado pelo Chamusca, pois Rafael Carioca não tem condições de ser nem reserva de série A, muito menos titular.

    Outrossim, Pio é bom jogador para cobranças de bola parada, mas não acho que seja o lateral direito ideal na titularidade, talvez seja melhor sendo deslocado para o meio, não sei.
    Contratações de laterais e de jogadores que deem mais qualidade do meio para frente são urgentes.

    Enfim, apesar de ter sido um resultado ruim, foi bom para mostrar logo as deficiências da equipe e não se iludir. Resta tempo para consertar e mudar a postura do time nos jogos dentro e fora de casa, pois, na série A, se jogar recuado como o Ceará jogou hoje, é derrota na certa. Faz-se necessário o equilíbrio de postura ofensiva e defensiva nas próximas partidas.

  • Maria de Fátima Martins disse:

    Gente temos que dar um desconto pro Ceará foi a estréia do time.

  • Fred disse:

    Dá pra recuperar , vamos jogar duas dentro de casa são Paulo e flamengo, se não der a gente recupera contra o corinthians lá.

  • FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA disse:

    Desmanchar no primeiro Jogo? Quem é o editor desta secção? Desmanchar o quê a partir de uma derrota e na estreia…Torcedor do Fortaleza colocando notícia no jornal é de lascar.

    Olá Francisco. “Desmanchar a estreia”, como está escrito, não é desmanchar o campeonato todo. Que tal uma lida com menos paixão e mais atenção para não cometer injustiças com quem escreve? Seja feliz e obrigado.
    FG

  • OMAN disse:

    É INACEITÁVEL principalmente a escalação desse jogador chamado PIO no time do Ceará. Futebol não é circo onde tem um artista (fraco ) que vai se exibir fazendo apenas uma coisa (dar chutão). Tem que ser aplicado em vários outros fundamentos (marcar, passe, cruzar) e em todos esses ele é fraco, muito fraco. Na partida de hoje o treinador (teimoso e previsível – , em todo jogo agora a fase é de entrar o Roberto e sair os jogadores mais absurdos possíveis, como hoje) , já começou escalado errado, com duas avenidas pelas laterais. Pio não marca nada e Carioca muito menos. O Santos não goleou em cima desses dois porque não entendeu a mediocridade dessas duas figuras patéticas. É uma IRRESPONSABILIDADE aceitar Pio como titular. É outra IRRESPONSABILIDADE manter VALDO como titular. Valdo , hoje, mais uma vez, perdeu um bola na área para um jogador de 1m72, como perdeu para na final do campeonato cearense. O CSC acha que vai jogar a série A com o time inferior à série B? Tão loucos!!! E jogar fora na retranca é pedir pra apanhar todos os jogos.

  • bruno disse:

    há vários erros…rafael carioca e ernandes nao dao pra série a…rafael pereira ta na hora de voltar pro time, eh superior ao luiz a aos dois titulares..nao escalaria pio na lateral direita e nem deixaria felipe azevedo como atacante se beirada, definitivamente, ele nao é o cara para puxar contra ataque..
    eu espero q, mais q o resultado, a diretoria reflita na forma de jogar do time..ceara foi mto apático hj…

  • David Fernandes disse:

    Eu venho falando esse time não dar. Robson de Castro sempre enganando o torcedor. Vejamos as contratações que ele fez esse Arnaldo (reserva do Botafogo) outra definitivamente não dar Valdo, WESLEY, Rafael carioca e Romário. PIO só sabe apoiar na defesa horrível. Robson essa de trazer jogador tecnicamente fraco não dar. Treinador retranqueiro. Se não contratar cai. Uma vergonha esse time Santos é fraco imagine quando pegar um time bom é muita peia.

  • carlos disse:

    Se o time titular jogou isso aí o que se pode imaginar dos reservas do Vozão, fracos, esse reina fez o que o Roberto, idem é o lateral que entrou vamos dá um desconto pq ainda tá se adaptando.

  • Freitas disse:

    Que o Ceará aprenda rápido que jogar pra não perder é o meio mais rápido para fazê-lo. Ah! E quem conta semanas e dias que o time passou longe da série atual é o quê, Graziani?

  • walter baima disse:

    Vai cair para a série B,mais rápido do que eu pensava…

  • Cícero disse:

    Ou a diretoria dá um jeito de contratar jogadores que venham para chegar eou mostrar serviço ou Ceará vai cair fácil para a B. Este treinador e presidente, presos na ilusão de time barato vão sentir no couro a raiva da torcida. Precisamos de um jogadores de série A e treinador. Querem enganar a quem? Esses laterais são fracos. Zaga fraca. Time medroso de um treinador medroso. Felipe Azevedo refugo enganador. Há meses foi avisado e a diretoria medrosa e pão dura empurrou com a barriga. Planejamento falso esse, que não tem um meia a altura do Ricardinho, com histórico de contusão. Time já desfalcado, sem peças de reposição e esse presidente amador que só sabe falar. Se não fazerem nada, é série B na certa!

  • walter baima disse:

    Vai cair bem cedinho….

  • KS.L disse:

    Não vamos nos exaltar. foi apenas o primeiro jogo.

    O time esteve até bem postado em campo.

    É normal o que houve. durante os 30 primeiros minutos o time controlou a partida, defensivamente, claro, mas manteve o que foi planejado. Erros individuais acontecem, como foi o caso hoje.

    Certamente o Chamusca irá acerta o time pras próximas rodadas. vai Sobrar pro São Paulo.

    Estamos no caminho certo.

    vai vovozão10.

  • Vicente paula disse:

    Pela teimosia da diretoria q sabe q o Ceará não tem planteo pra desputar uma série a pois a maioria de elenco são jogadores fraquíssimo se não vejamos: Rafael carioca, Roberto, Felipe Coutinho,Felipe Azevedo, uesclei.anderson Silva,Rafael Pereira.ernanes, Romário,Naldo,Rodrigo Silva, nem um desses aí são jogadores de série a com eles o Ceará vai célere pra segunda divisão que lamentável
    O Ceará se iludio com o campeonato cearense q não mede força

  • Chico Caucaia disse:

    Falta qualidade no elenco, Reina, wesley, Ernandes acabaram o meio campo, faltou jogadores de marcação pra proteger a zaga, 4 4 2, a melhor opção com dois cabeça de área na marcação, série A é outro nível.

  • Chico Caucaia disse:

    Valdo, carioca, pio, Ernandes, wesley, reina, Felipe, todos pra ser reserva, ou seja ceará tem que contratar jogadores no nível da competição

    • Valterlan Jr. disse:

      a chibata começou foi cedo chiquinho….
      e nem o melhor treinador do brasil eleito pelo jornal o povo conseguiu evitar
      ah brasil….kkkkkk

  • Roysson disse:

    O Chamusca agora está efetivamente desafiado. Tirar leite de vaca em pastos verdejantes é uma coisa. Outra, é tirar o mesmo leite de uma pedra, em pleno deserto. Desfalques? Sim! Reforços? Sim, e já sabia-se disso! Mas o elenco será esse mesmo.

  • AGORA VEM O PAI DE TODOS TRICOLORES , E VAI SER OUTRA SOLA

  • carlos disse:

    Eu sinceramente não entendo porque um time como Ceará, que faz um planejamento desse para fazer essa covardia com o torcedor, foi uma partida vizinha de ataque contra defesa.

  • Leandro Gonçalves disse:

    O Ceará só contratou 1 lateral e um zagueiro pra começar a série A. É querer contar muito com a sorte,não? !!

    Os problemas recaem nos pontos críticos de sempre: laterais. Rafal Carioca tem que ser mandado pro futebol suburbano. Que o Pio é uma lástima na defesa isso ja é fato. No meio-campo,Richardson fez muita falta.Por incrível que pareça,Ricardinho tbm fez falta. Não dar pra condenarmos o Reina.Se não me engano,foi o jogo que ele mais jogou.E Wescley continua o imprevisível de sempre.Quanto ao Juninho,só acho que o Chamusca tem que chamar esse rapaz no canto da parede e saber o que se passa. O que esse cara perde de bola ali na “meiuca”,é um absurdo.No primeiro jogo da final do cearense ele foi um desastre no segundo tempo contra o nosso vice. Ontem de novo.

    Resumindo: o elenco ta na conta do chá.Contratar mais 2 laterais e um meio-campo pra poder municiar o ataque.Isso de imediato. Mas cabem mais contratações.

    Bola par frente e foco no SP,que é tricolor…E se é tricolor,é vitória certa…Alias,não dar pra não falar da alegria monumental dos nossos vices ontem à noite…Logo eles,que ganharam em casa no sufoco,no último minuto,de um Guarani com 5 desfalques…Mas eu gosto é assim…kkkk

    saudações alvinegras…

  • Robson disse:

    Que surpresa !

    O problema do estadual é que ele cria uma bolha de ilusão tão frágil…

    E tem alvinegro preocupado com os possíveis rebaixados da série B.

    Kkkkkkk….

    Saudações Tricolores !

  • MILTON disse:

    Erros Individuais se perde jogos, e erros de Diretoria se perde campeonatos, cadê os reforços , iniciamos a Serie A feito Carangueijos, nadica de Contratações e ainda sem podermos contar com jogadores Importantes, Pedro Ken e Richardson machucados , Perdemos Andrigo e Raul e Ricardinho se machucou , e cadê as Peças de Reposição , numa competição qualificada e longa como a Serie A, precisar de um grande Elenco Qualificado e até agora nadica de Reforço, estamos andando é pra trás feito Carangueijo, Robão trocou o Pirulito pelo Carangueijo, e o Pior que o caixa fez foi Aumenta , e cadê os Reforços sempre na Espera do tal 0800 mesmo com dinheiro no Caixa , se o Robão acordar para Cuspir não vamos alugar nem UM .Acorda para Cuspir Robão ou investi ou Rodar.

  • TENHO MEU PENSAMENTO SOBRE O FUTEBOL CEARENSE. TEMOS UM FUTEBOL POBRE, POBRE COMO OS HABITANTES DA REGIÃO.NÃO ADIANTA PENSAR EM SE MANTER NA SÉRIE A, PORQUE O SANTA CRUZ É UM EXEMPLO.PARTO DO PRINCIPIO QUE OS TIMES CEARENSES PARA SE MANTEREM NA SÉRIE A, PRECISAM INVESTIR NAS SUAS CATEGORIAS DE BASE, CONTRATANDO JOVENS VALORES DE OUTROS ESTADOS, SE FÔR O CASO. ASSIM, UTILIZANDO JOGADORES REVELADOS NAS CATEGORIAS DE BASE É O CAMINHO PARA SE MANTEREM NA SÉRIE A.CEARÁ SUBIU ESSE ANO,MAS NÃO TEM COMO COMPETIR EM CONTRATAÇÕES, COM TIMES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. O QUE VAI RECEBER EM DINHEIRO DA CBF, DEVERIA SER DIRECIONADO, PARTE, AS CATEGORIAS DE BASE, PAGAR AS DIVIDAS E SE CONFORMAR EM VOLTAR A SEGUNDA DIVISÃO, COM UMA BASE SÓLIDA, PARA NÃO CAIR NO ÊRRO DO SANTA CRUZ . O FORTALEZA IDEM, PRECISA DO ACESSO A PRIMEIRA DIVISÃO, ÚNICA FORMA DE PAGAR SUAS DIVIDAS, QUE SÃO MUITAS. O CAMINHO PARA SE SUSTENTAR NA SÉRIE A, CASO SUBA, É O MESMO DO SEU RIVAL, INVESTIR FORTE NAS CATEGORIAS DE BASE, e revelar jogadores.

  • Francisco Moreira disse:

    Vamos reconhecer, com a saída do Ricardinho, o Ceará jogou bolinha de gude, é pra variar o Pio é um a menos, se tiver falta e o mesmo bater, justifica sua escalação, mas se não, em resumo, o time não jogou nada.

  • Zouza Ceará disse:

    Estamos esperando as cinco ou seis contratações que o presidente prometeu. Agora, têm que ser jogadores de alto nível, para serem titulares. Wescley, F. Azevedo, Pio, R. Carioca e outros não tem condições de serem titulares numa série A. É evidente que perder para o Santos na Vila é normal. Mas, é urgente reforçar o time.

  • eriberto disse:

    OLHA O SEARA JA COMEÇOU BEM NO LUGAR DELE QUE E A LANTERNA VAMOS LANTERNIHA

  • Robertinho disse:

    Não tem nada perdido temos um ótimo time vamos ganhar as próximas 3 nosso ataque ontem só falhou, nossa defesa é ótima , vamos ganhar as próximas 3 inclusive do curintiannnnnnas !!!

  • Alan Pontes disse:

    Nosso técnico é muito bom só não soube interpretar o jogo ontem , Piu deve jogar na frente do meio campo , certamente vai fazer muitos gols pois ele e Artur no ataque ninguém segura !!!!

  • Manoel Protásio neto disse:

    Se continuar jogando essa bola não ganha um jogo…eu sempre achei o Felipe Azevedo ruim, não é pra jogar em time da série A

  • Robério Mendes disse:

    Estou decepcionado! Esperava 4×0!

  • Gutemberg disse:

    Tantos comentários para baixo. São com os erros que mais aprendemos. Mesmo errando e perdendo , continuo a torcer VOZÃO.

  • FELIPE ABRAHAO CUNHA BEZERRA disse:

    Fora Rafael Carioca! Pio não é lateral direito… Precisa desenhar? Chamusca olha pra reserva e vê o Coutinho! Vale morrer?

  • Cruz disse:

    Resultado normal para um time sem experiencia de serie A, placar construído à partir de duas falhas individuais, imprevisíveis à qualquer atleta, tambem é inquestionável que o time precisa Urgentemente se adequar à dinâmica da competição, que exige maior envolvimento, senso de colocação em campo e maior pro-atividade inclusive da diretoria nas novas contratações.

  • Doutor Ze gota disse:

    Esse time ai ta mais fraco que o da serie b no ano passado.. Tinha o lima que era meio time do ceara, desse atual elenco acho que so tem nivel pra jogar a serie a: Everson, rafael pereira, richardson, ricardinho e arthur..
    Ceara ta precisando de um jogador que carregue a bola.. Um lima, marinho ou felipe..

  • Cleiton Vidal disse:

    Graziane depois do primeiro jogo da final do cearense,chamusca afirmou:quem joga pra empatar só tem dois resultados previstos:o empate e a derrota … Na estreia fez jus à sua afirmação. O futebol brasileiro tá equiparado,já esqueceram o ferroviário contra Sport e vila,times de série A e B, respectivamente. .. Tem que parar com esse complexo de inferioridade!

  • VAZÃO disse:

    ALGUNS TORCEDORES DO SEARA, ESTÃO DIZENDO QUE O TIMAÇO QUE FOI CAMPEÃO CEARENSE
    JOGO MAL. NA REALIDADE QUEM JOGO MAL FOI O SANTOS. QUE DECEPÇÃO! ESPERA 5 X 0. MAIS 3 DERROTAS, O CHAMUSQUINHA QUE É TÃO HUMILDE VAI PEGA O BECO.

  • Helmut Heineken disse:

    Boa como sempre suas linhas bem traçadas de raciocínio FG.Alguns poucos nao entenderam a palavra desmanchar,fazer o que né?
    Tudo bem.Porém,discordo e ao mesmo tempo concordo da sua opiniao.
    Sei que foram dois erros básicos que ocasionaram os dois gols do Santos Futebol Clube.Mas FG,o Ceará praticamente só chutou uma única vezinha com o Arthur.E só.O Santos teve ,além das falhas grotescas da defesa do alvinegro cearense,tres reais chances de gol,com Gabigol,Citadine e Rodrygo.O alvinegro praiano de hoje é um time médio,ou um pouquinho acima da média técnicamente nao diferindo equidistantemente do Ceará.O técnico Marcelo Chamusca nao é de maneira nenhuma um mau técnico,por outro lado é profundamente limitado,com poucas variaçoes de jogadas.Houve falhas sim,mas o ténico teve participaçao na ausencia de jogadas ofensivas do time.Esperamos melhor postura táyica contra o tricolor paulista.
    Boa semana para todos do Blog.

  • carlos augusto disse:

    Pela matéria acima vejo que o reporter assistiu a outro jogo. O Santos dominou o Ceará desde o inicio, pois o ceará se mostrou um time totalmente defensivo em busca do empate. Inclusive no jogo todo tiveram duas pequenas chances, uma inclusive com o esforçado e isolado Artur.
    O Santos tocava a bola sem nenhum apetite, depois do 2 gol, voltou ao ritmo de treino jogando displicentemente sem querer golear o ceará.

    Verdade. Eu vi Tottenham x Manchester City e me confundi.
    FG

  • sofredordovozao disse:

    Vamos nos acalmar !!! Isso nao foi nada demais !!! Isso foi um acaso da bola !!!

    Vamos detonar o nosso proximo adversario, o Sao Paulo, e mostrar pra todos quem e o Vozao pro Brasil !!!

    Ja estou quase pra mudar o meu nick pq sofredordovozao esta ultrapassado desde 2015, qdo a gente cansou de sofrer e gracas ao nosso presidente, a gente nao caiu pra Czona !!! Mas vou esperar mais um pouco pra garantir q vamos nao vamos mais apanhar/sofrer nessa Azona, pq assim o fantasma do sofrimento podera voltar e ai meu nick tera q permanecer…

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Chamusca Tite !!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − sete =