Analisar o desempenho de uma equipe com base no resultado muitas vezes esconde virtudes e defeitos. No caso específico da vitória do Fortaleza sobre o Boa nesta terça-feira, segunda partida da equipe na Série B, tão importante como o 2 a 0 – gols de Bruno Melo e Edinho no segundo tempo – foi a forma do elenco atuar, o que mereceria elogios ainda no caso de uma derrota ou empate.

CLIQUE E CONFIRA TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Saindo da postura tradicional dos times brasileiros de atuar sempre e exclusivamente de forma reativa quando está longe de casa, o Fortaleza agrediu o Boa desde o começo da partida. Mostrou coragem e um desenho tático que permitiu aos jogadores nunca ficarem isolados, trabalhando em bloco, com passes curtos e pensando o jogo de forma inteligente.

Outro ponto interessante da atuação foi a articulação mais serena ao começar as jogadas ofensivas, sem que a bola fosse quebrada pelos zagueiros em ligação direta que geralmente não dão em absolutamente nada de produtivo.

Com 6 pontos em duas partidas, o Fortaleza agora só volta a jogar na próxima terça-feira, contra o CRB, às 21h30min, no Castelão. Tempo para Rogério Ceni trabalhar especialmente nos defeitos da equipe, que foram maiores na vitória sobre o Guarani do que em relação ao confronto contra o Boa.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles