Futebol do Povo

Fortaleza: pior defesa e nono lugar do segundo turno, time vê vantagem para o quinto cair de 10 para 5 pontos

1506 7

Foto: Mateus Dantas/O POVO

A vantagem que importa na Série B do Campeonato Brasileiro para os times que estão no G-4 é a que existe para o quinto colocado. Ser campeão da Segundona pode render uma vaga importante nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas é o acesso o objetivo essencial.

Líder faz muito tempo, o Tricolor, na 20ª rodada da competição, tinha 10 pontos de vantagem sobre o Goiás, então o primeiro clube fora do G-4 (40 a 30). Hoje a vantagem para o Avaí é de metade disso (47 a 42), fruto de uma campanha no segundo turno bem abaixo do primeiro.

Nas 19 rodadas iniciais, o Fortaleza conquistou 64,9% dos pontos (37 de 57). Já nas sete rodadas do segundo turno, o time tem apenas a nona melhor campanha, com 47,6% de aproveitamento (10 de 21), além de ter a pior defesa do período, com 13 gols sofridos e saldo negativo de dois gols.

São oito jogos seguidos sofrendo gols, situação que chama atenção pela perda considerável de rendimento do sistema defensivo, ainda que o elenco seja exatamente o mesmo levando em consideração zagueiros, laterais, volantes e o goleiro Marcelo Boeck.

Recomendado para você

7 Comentários

  • Rogério disse:

    É simples, futebol se ganha no meio campo. Embora o time jogue ofensivamente, a meia cancha tricolor fica vulnerável sem Derley e Jean Patrick. Quando estes dois não jogam , Ceni tem que botar outros dois sem a mesma pegada. (Derley não vem mais sendo aproveitado por Ceni, o que houve? Alguém sabe?) Com isso Dodô fica sobrecarregado pois deixa de chegar forte no ataque por não ter mais pernas ( é obrigado a marcar) fugindo de suas características que é ficar solto e subindo ao ataque. Ceni, deixe de ser teimoso e recomponha essa formação pra ontem. Não podemos mais errar. Ainda dá. Faltam 17 pontos para o acesso. Segue o líder 1

  • Claudemir disse:

    Alguém pode me explicar a insistência de ceni com o horroroso Pablo ?

  • antonio de oliveira sousa disse:

    Posso caro Claudemir. Time comandado por empresários tem que fazer o que ele manda.

  • Bezerra disse:

    Quem tem Jussani e Liger não pode esperar coisa boa. O Fortaleza teve tempo e condições de contratar zagueiros melhores , mas preferiu permanecer com o que tem de pior. Este Igor quebrou a bola, levou um amarelo e o Ceni achou melhor ele ser expulso do que substituilo. Gustavo perdendo gols feito, Bruno Melo desprendeu o que é futebol. Começo a enxergar uma situação bastante complicada. Basta agora ir a São Luís e levar uns 3 do Sampaio. Enquanto nos estamos perdendo a turma vem ganhando é aí…Tchau série A

  • Prof. Raimundo Soares disse:

    Acho que essa folha altíssima do Fortaleza para a Série B tem muitos jogadores, e a maioria ruins. Porém tem jogadores que querem jogar, mas o Rogério Ceni é influenciado por empresários que “passaram gatos por lebres”, com pouca qualidade e ficamos sem muita opção.
    Mas, depois que saíram Osvaldo e Edinho, continuamos vencendo. O que foi que houve? Ora, foi a entrada do Marlon, que acostumou o time a jogar só marcando e a ficar desorientado como ele. O Pablo eu já sei que é doido e péssimo jogador; coitado, não dá UM passe certo sequer, UMzinho.
    A zaga do Leão faz pena, não ganha uma na corrida nem na cabeçada. O Boeck é frouxo e o ataque desapareceu.
    MAS DEUS É MAIOR E, QUEM SABE, PODE CONTINUAR AJUDANDO NOSSO TRICOLOR DE AÇO DO PICI.

  • CLESSON MONTE disse:

    “A vantagem que importa na Série B do Campeonato Brasileiro para os times que estão no G-4 é a que existe para o quinto colocado. Ser campeão da Segundona pode render uma vaga importante nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas é o acesso o objetivo essencial.”
    PRONTO, TÁ DITO! CHEGA DE CRÍTICA EXACERBADA. O TIME É ESSE QUE SE MANTEVE ATÉ AGORA NA LIDERANÇA E NO G-4, E VAI ATÉ O FIM, COM O ACESSO. AINDA VAI PERDER ALGUMAS PARTIDAS, MAS O QUE IMPORTA SÃO AS SEIS VITÓRIAS QUE VIRÃO.

  • João Ximenes disse:

    Tacar a culpa somente pro “SISTEMA DEFENSIVO” não é nada justificável, pois nesse FEC do Ceni, a defesa começa pelo ataque. Tem hora que os atacantes tão brigando pela bola na lateral defensiva e até dentro da área, e e por aí vai.
    MEXER a cada rodada, dando preferência por um jogador num jogo e esquecendo esse mesmo jogador no seguinte, também é a causa de tal DISPARATE.

    QUER VER: Derley – antes titular absoluto – era quem entrava no decorrer dos jogos com mais frequência. Já no jogo seguinte, ao invés de meter o mesmo jogador, escolhe um outro da mesma posição, deixando o primeiro a mingua no banco por 2, 3 jogos. Pega ritmo de jogo nunca.
    #nesse último ficou escancarado tal situação, e EM DOSE DUPLA: meteu de uma lapada só, Pablo e Igor(volantes), que morgavam no banco a séculos junto com Felipe(volante) – ficando com 3 -, enquanto que a preferência era pelo próprio Derley.

    SENDO ASSIM, vamos ao destrinche desse FEC do Ceni:

    * TIME BASE: Boeck; Tinga, Jussani, Ligger, Bruno; Felipe, Bonilha, Dodô, Marlon; Marcinho, Gustavo.

    ** ANDARAM TITULARES NESSES ÚLTIMOS 5 JOGOS: Roger, Derley, Éderson, Jean Patrick, Adalberto, Pablo, Igor.

    *** ENTRARAM AINDA NO DECORRER: Wesley, Getterson, Romarinho, Walace, Leonan, Coutinho.

    # QUEM FINCOU O PÉ E FICOU EM TODOS OS 5 JOGOS: Boeck; Tinga, Ligger, Dodô.

    CONCLUSÃO FINAL: time base(11) + andaram titulares(7) + entraram ainda(6) = 24 jogadores em 5 jogos.

    ALGUNS jogadores saíram por contusão ou suspensão: Jussani, Bruno; Felipe, Dodô.

    OUTROS entraram por pura INVENÇÃO e/ou opção do CENI: Roger, Derley, Éderson, Jean, Adalberto, Pablo, Igor, Wesley, Getterson, Romarinho, Walace, Leonan, Coutinho.

    JUNTA AÍ o “andaram titulares”; “por opção” e “invenções”, que acabamos chegando na CAUSA do DERRAME cerebral futebolístico.

    Não vejo uma explicação mais COERENTE pra ENTENDER o que diabos acontece com esse time LÍDER desde o INÍCIO que vem se desonerando aos poucos.

    #só não apareceu líder na primeira rodada pelos critérios do regulamento, pois venceu nas primeiras rodadas até se lambuzar.

    SEGURA AS PONTAS LEÃO !!!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =