Fortaleza tem grandes chances de conquistar o título da Série B. Foto: Júlio Caesar/O POVO.

Mais que um inédito título nacional, a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro pode implicar em muitos outros ganhos ao Fortaleza. Dentre eles, um salto considerável no Ranking de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Caso seja campeão da Segundona, o Tricolor poderá ganhar até 10 posições.

No último ranking divulgado, em dezembro de 2017, o Fortaleza apareceu na 42ª colocação. Em caso de conquista do título, o Tricolor poderá pular até para a 32ª posição, que é exatamente o que acontecerá se o campeonato terminar do jeito que está no momento, com os clubes mantendo a mesma posição que estão.

De acordo com levantamento feito por Thiago Minhoca, estatístico e comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, o Tricolor será o 32º se Londrina ou Vila Nova não terminarem na 2ª ou 3ª posição, ou se o Oeste não for o 2º colocado (o que é bem improvável).  Sendo campeão, na pior das hipóteses, o Leão será 34º, caso as combinações ocorram de forma que esses adversários citados terminem nas posições mencionadas.

Se o Fortaleza não for campeão mas confirmar o acesso, ficará entre 37º e 39º, ganhando aí ao menos quatro posições em relação ao último ranking.

A situação do Tricolor só não é ainda melhor por que, em 2018, a Série B do Brasileiro foi a única competição nacional que o clube disputou.

CLIQUE AQUI E VEJA O ATUAL RANKING DA CBF

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles